Tendência dos tempos digitais, o marketing de influência é uma das ações que o varejo tem lançado mão para falar aos seus consumidores. São novos tempos de experiências em vendas e consumo desenhados nos dois últimos anos em função da pandemia. E o Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina –, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), além de reunir expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas criações Primavera/Verão 2023, também proporcionou uma série de palestras. O SESI e SENAI TALKS lançou luz sobre os caminhos da moda e os profissionais nela envolvidos.
A produtora de conteúdo, comunicadora e influenciadora digital Ana Letícia aborda o tema na palestra “Estratégias que vendem – posicionamento e presença digital” sobre a sinergia entre o marketing digital e o varejo apontando que o influenciador pode inspirar, agregar e ser referência para a label. “Às vezes, ter milhões de seguidores não basta. É insuficiente! O impacto das ações geradas é mais relevante. O envolvimento é o que mais conta”, pontua.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Nielsen mostra que 92% dos consumidores têm extrema confiança em recomendações de fontes confiáveis com relação a uma empresa. “Os influenciadores podem ser parceiros das marcas, principalmente, em relação à criação de conteúdos, projeção de nome, fixação da marca, e também com as vendas. E contribuem ainda para a presença da marca na internet, além de darem personalidade e identidade às marcas e produtos e se comunicarem de forma efetiva com possíveis clientes, o que tem sido essencial para gerar boas vendas no mercado atual”, comenta.
Trabalhando como comunicadora e criadora de conteúdo na internet desde 2010, Ana Letícia conta que sua trajetória corre paralela à outra área. “Sou formada em Direito, fiz pós-graduação e Mestrado em Direito Público, publiquei alguns livros e dei aulas de Direito em universidades e cursinhos preparatórios para concurso público. Trabalhei por seis anos em Brasília, no Conselho Nacional do Ministério Público, já tendo passado também pela AGE/MG, IEPHA/MG, FNDE e PGR. Hoje, além do meu trabalho na área jurídica, já que sou concursada pública federal e trabalho na Defensoria Pública da União, sou também Consultora de Imagem e Estilo, fundei o Clube do Estilo, presto mentorias na área, e, em 2020, lancei a minha ‘menina dos olhos’, o curso O Poder do Estilo, que é resultado de 12 anos de trabalho com a moda e muito estudo e preparação”, pontua.
Ana Letícia lembra que “a vida de influenciadora começou com a criação do blog, Anita Bem Criada. Com a ampliação do meu trabalho, do blog vieram o Canal no Youtube, o Instagram, canal no Telegram, os cursos, mentorias, consultorias e palestras com temáticas relacionadas à moda, estilo, imagem, carreira, posicionamento, postura e comportamento”.
E dá a sua opinião sobre a hora de fechar uma parceria: “O mais importante é entender se o produtor de conteúdo parte faz parte de quem consome os produtos da marca. Ele dialoga com quem você quer que compre? Ele tem um engajamento real, que vai além de um alto número de seguidores? Ele compartilha dos mesmos propósitos e visão de mundo?”.
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