Minas Trend: Coleção ‘Horizontes’, da label de bijoias Hector Albertazzi, faz uma ode aos artistas da Semana de Arte Moderna


Peças de alta bijuteria, exclusivas e autorais, estão na nova coleção Verão 2023 ‘Horizonte’, composta a partir de seis drops inspirados nos trabalhos dos modernistas Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral e Graça Aranha e cujo legado influencia nas criações da marca em formas, cores e texturas dos acessórios pensados para serem disruptivos

Há 13 anos, a label Hector Albertazzi vem produzindo alta bijoux, com elegância e personalidade materializadas na criação de peças exclusivas e autorais. As bijoias ganham forma através de um minucioso trabalho artesanal. As pedras usadas são lapidadas em oficinas próprias. Toda produção é interna e segue rigorosamente os processos de fabricação de joias, desde a fundição do metal até o acabamento precioso das peças. E marcando presença na 27ª edição do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, a label faz bonito mais uma vez, lançando a coleção ‘Horizonte’, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922, cuja filosofia foi marcada pelo reverberar a identidade nacional das múltiplas artes e subverter o status quo.

A ideia é a busca de um novo horizonte através da arte, tal qual o movimento que rompeu paradigmas e ajudou a construir a identidade artística brasileira. “Como inspiração, olhamos para as memórias afetivas da marca para entendermos o que a Hector Albertazzi foi, é, e será. Revisitando elementos de sucesso do nosso passado, em conjunto com inovações de desenho, como cravações invertidas, texturas orgânicas, formas geométricas e cristais na cor aurora boreal, criamos a nossa coleção Verão 2023”, traduz Marcelo Boni Albertazzi, diretor da grife.

Coleção Horizonte: Brinco Argola e Colar Maxi, do novo drop Anita (Divulgação)

Coleção Horizonte: Brinco Argola e Colar Maxi, do novo drop Anita (Divulgação)

A nova coleção é composta a partir de seis drops inspirados nos trabalhos dos modernistas Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral e Graça Aranha, traduzidos pela marca em formas, cores e texturas dos acessórios pensados para quebrar padrões do que é visto como clássico. “O cenário ultra colorido e amazônico do universo da obra ‘Macunaíma‘, de Mário Andrade, traz vida a um dos drops, que chega com cristais coloridos, peças estruturadas e maxis, em contraste com a suavidade das correntes maleáveis e shapes delicados.

Já o drop inspirado em duas obras da artista plástica Anita Malfatti traz como elementos visuais das peças o ornamento usado pela protagonista da obra ‘A Chinesa‘, transportando esferas douradas às criações; enquanto o mood da obra ‘Farol’ as complementa com o brilho dos cristais Black Diamond.

E temos ainda, o dropPasárgada‘, inspirado no poema escapista de Manuel Bandeira, repleto de shapes robustos em contraste com spikes e estrelas”, detalha Marcelo Albertazzi.

Esferas metálicas em perfeita harmonia com o brilho dos cristais Black Diamond dão o tom ao drop Anita (Divulgação)

Esferas metálicas em perfeita harmonia com o brilho dos cristais Black Diamond dão o tom ao drop Anita (Divulgação)

Integrados aos novos tempos 

Além da sofisticação, Hector Albertazzi também se destaca pela responsabilidade socioambiental. “Antenados com as macro tendências globais, estamos sempre buscando novos processos produtivos que reduzam o desperdício de insumos, e também procuramos desenvolver produtos cada vez mais duradouros. No aspecto social, apoiamos e participamos de projetos através de collabs, como a que fizemos com a ONG ‘Orienta Vida’, cuja parte do valor vendido foi destinado ao projeto. Também buscamos capacitar nossos funcionários, oferecendo oportunidades de crescimento dentro da empresa e patrocinando cursos de aperfeiçoamento profissional”, diz o diretor.

Marcelo Albertazzi: "O Minas Trend tem sido um dos nossos principais canais de vendas, captação de clientes e divulgação da marca" (Divulgação)

Marcelo Albertazzi: “O Minas Trend tem sido um dos nossos principais canais de vendas, captação de clientes e divulgação da marca” (Divulgação)

Albertazzi exalta ainda a participação da grife em mais uma edição do maior Salão de Negócios da América Latina, realizado no Expominas, em Belo Horizonte: “Em nossa história sempre trabalhamos em feiras e com clientes de atacado. Por isso, quando chegamos até o Minas Trend vimos que é o nosso lugar. Desde então, o evento tem sido um dos nossos principais canais de vendas, captação de clientes e divulgação da marca. Em cada edição fazemos lançamentos tanto para pronta entrega quanto para pedido”.

Drop Pasárgada: repleto de shapes robustos em contraste com spikes e estrelas (Divulgação)

Drop Pasárgada: repleto de shapes robustos em contraste com spikes e estrelas (Divulgação)

E revela que o planejamento foi fundamental para atravessar o período. “Com a chegada da pandemia e toda a instabilidade que ela gerou, tivemos que frear nossos lançamentos e nos reorganizar, tomando decisões e criando estratégias para esse momento tão difícil. Usando o feedback de nossos clientes nos reinventamos e criamos produtos mais assertivos”, compartilha.

Drop Macunaíma: luzes tomam vida através das cores radiantes dos cristais (Divulgação)

Drop Macunaíma: luzes tomam vida através das cores radiantes dos cristais (Divulgação)

“O objetivo de retornar ao patamar de antes da pandemia já está mais próximo. Estamos conseguindo trabalhar com metas pré-pandemia. Graças ao avanço da vacinação, o cenário nacional vem se mostrando muito promissor, o momento é de muita esperança”.

O cenário ultra colorido e amazônico do universo da obra Macunaíma de Mário Andrade traz vida a este drop, com cristais coloridos, e aqui a suavidade das correntes maleáveis e shapes delicados (Divulgação)

O cenário ultra colorido e amazônico do universo da obra Macunaíma de Mário Andrade traz vida a este drop, com cristais coloridos, e aqui a suavidade das correntes maleáveis e shapes delicados (Divulgação)