As nossas vidas e o modo de consumir têm mudado radicalmente. Modelos de negócios passaram por uma grande transformação e o consumidor está cada vez mais atento às empresas que tenham propósitos diferenciados, engajados e em sinergia com ações para implantação de práticas como sustentabilidade, economia circular e o pensar e discutir um método de trabalho com unidade e alto valor agregado. Fui mergulhar no universo da Mica Azulejos, sob o comando da arquiteta Gabriela Prusas. E fiquei extremamente feliz ao conferir a chancela da label: os desenhos são exclusivos, totalmente personalizáveis, onde é possível escolher a cor e a paginação dos revestimentos. Possuem uma identidade incrível. São produzidos artesanalmente através da serigrafia, “um dos benefícios dessa técnica está na aplicação de relevo aos desenhos, uma vez que ela permite depósitos de tinta relativamente espessos no produto final, conferindo alta durabilidade e acabamentos impecáveis”.
E venho contar a vocês sobre a nova ideia de Gabriela Prusas sobre a Mica, que se consolidou como uma das principais azulejarias artesanais do mercado, lançando novidades anualmente com ótima aceitação do público. Em comemoração aos cinco anos da Mica Azulejos, a marca apresenta o resultado de uma collab com nomes renomados, como a arquiteta Duda Senna, o fotógrafo Lufe Gomes, o designer Paulo Biacchi e a arquiteta Stephanie Ribeiro. Os profissionais foram convidados para criar azulejos únicos e cada desenho foi pensado e desenvolvido de forma especial, criando ambientes com personalidade. A coleção foi batizada ‘Celebre’.
Ao todo são cinco desenhos autorais e você vai conferir comigo a inspiração de cada um dos profissionais e suas criações.
Duda Senna é arquiteta e criou o azulejo Bossa. Segundo ela, a “personalidade das formas e das cores que nos inspira diariamente. A criação do azulejo Bossa foi desenvolvida num período de reflexão em meio a pandemia, suas formas orgânicas e os tons quentes foram pensadas para trazer ambientes mais aconchegantes e alegres para as casas das pessoas. Esse encontro das cores e formas trazem fluidez e movimento em todas as composições, representando com personalidade cada projeto”.
Lufe Gomes é fotógrafo e seu olhar clínico resultou em Equilíbrio. “Minha busca foi criar através do design, a beleza do traço manual com linhas feitas “à dedo” e a busca do foco, do ponto de equilíbrio que todos desejamos. A harmonia da casa interna e da casa externa”.
O designer Paulo Biacchi idealizou Cruzeta: “O azulejo cruzeta é uma homenagem bem-humorada a esse imprescindível guia que permite, a um virginiano como eu, apreciar a beleza de uma parede azulejada com perfeição. O resultado é uma padronagem de desenho limpo, com personalidade e feita para todos.”
E a arquiteta Stephanie Ribeiro se juntou a Baby Abdalla, Gabriel Souza e José Henrique, que estão com ela em várias empreitadas, para desenharem Flip. “A criação do azulejo Flip é um projeto do coletivo co-fundado por Stephanie Ribeiro e mais três colegas de faculdade. O desenvolvimento do projeto se deu como homenagem ao artista Hélio Oiticica e seus metaquemas, analisando o espaço entre as formas vazias e os cheios de sua obra, no qual o sutil deslocamento das partes gera dinamismo entre estas e o todo. É do vazio entre as formas geométricas do trabalho de Oiticica que nasce a inspiração para essa composição. O projeto visava manter o dinamismo do trabalho do artista sendo então uma peça que possibilita inúmeros usos e que cria a partir das composições o movimento”.
E fechando a série, a anfitriã do projeto Gabriela Prusas, diretora criativa da Mica, também nos brindou com sua criação Ciclo. “Foi foi criado para celebrar tanto os cinco anos de trajetória da marca quanto para comemorar o novo ciclo que se inicia”. Com certeza, Gabriela e você está fazendo a diferença e tem nosso aplauso.
Artigos relacionados