Meu corpo, minhas regras: elenco megaestrelado protagoniza campanha de apoio à mulher promovida pelo coletivo As Gaivotas


Nomes como Alexandre Borges, Bruna Linzmeyer, Bárbara Paz, Julia Lemmertz e Nanda Costa abrirão mão de seus cachês para chamarem atenção à representatividade, ao direito e à liberdade da mulher, em uma iniciativa que surgiu após críticas ao discurso de Petra Costa ao receber o Troféu Redentor por “Olmo e a gaivota”

Há menos de um mês, HT aplaudiu, assim como grande parte dos presentes, o discurso de Petra Costa ao ganhar o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem Documentário por “Olmo e a gaivota”, na escolha do júri do Festival do Rio. Na ocasião, a diretora, usando uma peruca azul como uma referência ao filme, disse:  “Eu espero que um dia haja a soberania feminina total, para que a mulher possa decidir sobre o próprio corpo, seja por um aborto ou não. E desejo também que um dia nós não vejamos mais nenhum discurso machista, seja contra uma presidente ou contra uma cineasta”, disse antes de sair do palco sob aplausos entusiasmados. Agora, a cineasta, através do coletivo As Gaivotas, aborda o feminismo novamente na campanha megaestrelada “Meu corpo, minhas regras”, com nomes como Alexandre Borges, Nanda Costa, Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Julia Lemmertz e mais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A iniciativa surgiu após o discurso de Petra atingir as redes e gerar respostas negativas do público, que atacou tanto a mulher quanto a obra e a fala proferida por ela no evento. No perfil oficial de “Olmo e a gaivota”, um post explica: “Comentários como ‘vadia, se não quer ter filho fecha as pernas’ inundaram a nossa página. Aqui vai a nossa resposta”. E que resposta! Todo o elenco do vídeo, que você vê abaixo, aparece na campanha com a mesma peruca azul, enquanto levanta questões sobre a autoridade da mulher sobre o próprio corpo, o machismo contra a questão do aborto, representatividade, liderança, luta e patriarcado.

O momento para o vídeo não poderia ser mais oportuno, uma vez que hoje, talvez mais do que nunca, se torna fundamental a participação de todo e qualquer cidadão no debate contra ou a favor do aborto, já que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tem votado um projeto de lei que dificulta a interrupção da gravidez em caso de estupro.

Em outras notícia, “Olmo e a gaivota”, documentário que segue uma atriz em gestação durante as etapas finais da produção de uma peça, terá uma sessão com debate amanhã, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, na qual Letícia Sabatella, Fernando Alvez Pinto e Serge Nicolaii participarão de uma conversa com quem estiver presente. O evento é aberto ao público e você encontra mais informações aqui.