Levi’s: a sinergia entre 50 anos da label no Brasil e as histórias que celebs colocariam em uma cápsula do tempo


O projeto “Carregando Novas Histórias” comemora as cinco décadas da marca no Brasil como um acontecimento que também é o começo de uma história que está sendo constantemente reescrita. Foram convidadas personalidades importantes nessa trajetória, influenciadores e suas famílias para mostrar como a força da referência da marca em sua autoexpressão inspira o que estes personagens e a própria Levi’s® desejam para os próximos 50 anos

Desde sua invenção por Levi Strauss no século 19, o icônico jeans Levi’s cravou sua chancela na História da moda mundial mudando mindset e quebrando paradigmas ao longo da linha do tempo. Levi’s é sinônimo de vanguardismo, representatividade, engajamento em causas sociais e reflexo da sociedade transformadora. Através dos anos, décadas, séculos, o portfólio da Levi’s sempre foi inovador, mantendo-se na liderança do mercado e transformando-se em case utilizado por analistas e empresários do mundo da moda sobre as constantes ressignificações a que se lança por ouvir e entender as transformações em todos os continentes. A Levi’s está comemorando os 149 anos de história, os 50 anos da label no Brasil e, mês passado, festejamos o 501® Day, em alusão ao icônico jeans. A calça é um dos itens mais atemporais da moda, com fãs no mundo inteiro, e componente importante dos momentos mais simbólicos da cultura pop.

E, sobretudo, é o molde a partir do qual surgiu o jeanswear, unindo os botões de metal, o corte reto e os tradicionais cinco bolsos. Mas, com base em suas marcas registradas, a 501® evoluiu continuamente de acordo com os movimentos culturais e de estilo. Exemplo disso é o lançamento, neste ano, de versões contemporâneas de calças e shorts jeans femininos batizados de 501® 90’s, tendo o conforto e o resgate da estética do fim da década de 90 como referência.

A 501® pode ser tanto símbolo de rebeldia quanto item essencial de um guarda-roupa casual, o que reforça o status do modelo como ícone permanente de moda. Por ter os mais diversos significados para várias tribos e estilos, a 501® Original é como uma tela em branco para a autoexpressão. Mas a principal mudança trazida pela peça foi um novo modo de como pensar as roupas: a 501® mostrou que era possível um único item de vestuário ser a referência do jeito de ser de alguém. Nos últimos quase 150 anos, foram vistas inúmeras formas de transformar a peça em algo que distingue diversos estilos, expondo a atemporalidade, a versatilidade e o potencial criativo trazido pela ruptura que a 501® propôs ao vestir.

Essa história começou a ganhar corpo em maio de 1873, quando a Levi Strauss & Co. recebeu oficialmente a patente pela invenção das roupas que usavam os trabalhadores das minas à época da chamada Corrida do Ouro à Califórnia, nos Estados Unidos, reforçadas com rebites, feitas do tecido sarjado conhecido como blue denim. Mesmo se só foi batizado com o tão conhecido número anos depois, assim nasceu o primeiro par de jeans, base para todos os outros modelos feitos desde então. O que começou como uma peça utilitária para trabalhadores se tornou uma das roupas mais emblemáticas já feitas, que sempre leva sua história em direção ao futuro.

O projeto “Carregando Novas Histórias” comemora as cinco décadas da marca no Brasil como um acontecimento que também é o começo de uma história que está sendo constantemente reescrita. Foram convidadas personalidades importantes nessa trajetória, influenciadores e suas famílias para mostrar como a força da referência da marca em sua autoexpressão inspira o que estes personagens e a própria Levi’s® desejam para os próximos 50 anos, como numa cápsula do tempo.

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Com tudo isso em perspectiva, a Levi’s® estruturou a campanha para esse momento tão especial em torno de diversas ações que se complementam, feitas pelas agências Lema, Messs e Superunion. A marca selecionou seis nomes de cenas e gerações diferentes para protagonizar um editorial, conteúdo central da campanha, que são a apresentadora Didi Wagner, a influenciadora Catarina Gavassi e seu pai, o radialista Zé Luiz, o ator Jonathan Azevedo, e os criadores de conteúdo digital Aisha Mbikila e Lucas Almeida, que tem conceito criativo, produção executiva e casting assinados pela Messs. As personalidades, além de estrelarem as fotos, também dividiram suas vivências e memórias afetivas com e sobre a marca neste conteúdo, que tem se desdobrado em formatos para social media, desenvolvidos pela Lema no Instagram e Facebook de Levi’s® mantendo sempre em vista reforçar as várias narrativas que vem no mote “Carregando Novas Histórias”.

Numa ação que combina amplificação dos valores da marca e da visibilidade de sua rede de lojas no país, a Levi’s® também comemora a 501® e seus 50 anos de Brasil com o Blue Ticket. Quinhentos e um apaixonados pelo modelo mais icônico do jeans ganharam de presente seu Blue Ticket, numerado em série como uma obra de arte, correspondendo a uma calça 501®.

E para um grupo seleto da lista foram enviadas 501® customizadas por um grupo de artistas brasileiras através da curadoria do Coletivo Tremma (@coletivotremma), que são Cris Conde (@criscondegaleria), Suzana Fernandez (@su_fernandez), Fabiana Queiroga (@queiroga_fabiana), Ana Penso (@anapensobrand), Negrita Modas (@negritamodas), Da Tribu (@datribu) e Maria Virou Átomo (@mariavirouatomo). O conceito criativo e a concepção gráfica do Blue Ticket foram realizados pela Superunion e a estruturação do mailing e da iniciativa de store awareness foram feitas pela Lema.

Globalmente, a Levi’s® reuniu nomes que trazem o novo, a partir de sua autenticidade e perspectiva única em tudo o que fazem, na campanha de 501® Original, para celebrar a data de criação do modelo e a importância dele na moda. O time é composto pela atriz Barbie Ferreira, uma das jovens atrizes mais influentes do mundo hoje e ícone da Geração Z por seu papel no seriado Euphoria, o artista, designer e modelo A$AP Nest, a DJ coreana baseada em Berlim Peggy Gou, o atleta, filantropo e ativista Marcus Rashford e Hailey Bieber, uma das maiores top models da atualidade, que também está à frente de sua própria marca de skincare, a Rhode.