ID:Rio Festival: O processo criativo de uma coleção em foco no Moda Summit


Entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o Estado do Rio será epicentro de evento multiplataforma da moda autoral e criativa. E, compartilhando experiência e conhecimento sobre o tema, Rosilane Jardim, criadora da marca Karamello; e Denise Faertes, sócia fundadora da Fruto do Conde, conversarão comr Úrsula Carvalho, especialista em moda do SENAC RJ

Você já se deparou com uma coleção de moda e se perguntou como tudo aquilo é pensado e estruturado? O que é preciso para começar do zero uma nova linha? Como funciona a conexão entre ideia e desenvolvimento? Quais são as etapas do extenso trabalho envolvido? Pois é, sabe tudo o que você queria saber sobre o processo criativo e nunca perguntou? Agora vai ter a chance, através do ID:Rio Festival, que fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música, tendo o Estado do Rio como epicentro do evento multiplataforma apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado, com programação 100% gratuita.

Realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o festival terá como parte integrante o Rio_Moda_Summit, maratona de palestras, talks e mesas redondas com curadoria do SENAC RJ, que, no dia 16, abre o ciclo de palestras com o tema Tudo sobre processo criativo: da ideia até a vitrine.

Coleção da marca Karamello desenvolvida pela designer Rosilane Jardim (Divulgação)

Coleção da marca Karamello desenvolvida pela designer Rosilane Jardim (Divulgação)

E compartilhando sua experiência e conhecimento sobre o tema, Rosilane Jardim, criadora da marca Karamello; e Denise Faertes, sócia fundadora da Fruto do Conde, estarão em uma palestra mediada por Úrsula Carvalho, especialista em moda do SENAC RJ. “A ideia é entender como elas trabalham o processo criativo de suas marcas: desde a inspiração para o tema de coleção, traduzido em cores, formas e texturas, até estratégias de VM – tanto para o universo físico quanto no online. A proposta é levar para o público estratégias de encantamento usadas pelas marcas que promovam verdadeiras experiências para o consumidor’, analisa Úrsula.

Rosilane Jardim: "Acredito que a moda tem o dever de oferecer coleções para mulheres sem classificação de moda regular ou plus size. Trabalhar para toda beleza que existe ou para o maior número possível de corpos, é ter esse entendimento" (Divulgação)

Rosilane Jardim: “Acredito que a moda tem o dever de oferecer coleções para mulheres sem classificação de moda regular ou plus size. Trabalhar para toda beleza que existe ou para o maior número possível de corpos é ter esse entendimento” (Divulgação)

Com 31 anos de experiência na área, Rosilane Jardim fundou a Karamello para mulheres reais. “Acredito que a moda tem o dever de oferecer coleções para mulheres sem classificação de moda regular ou plus size. Trabalhar para toda beleza que existe ou para o maior número possível de corpos é ter esse entendimento. Hoje temos oito tamanhos, do PP ao G3 que significa do tamanho 36 ao 54, e isso é um grande desafio na construção de produtos com modelagens com o mesmo caimento, em todos os tamanhos. Temos feito o nosso papel, mesmo com as grandes barreiras de se empreender”, detalha a empresária.

“Meu processo criativo se baseia na investigação da mulher e o que desejam e esperam de nós. Nosso DNA está baseado no conforto, matérias-primas naturais, nos produtos multiplicadores e com vida útil no armário. A cada coleção primeiro olhamos para dentro, para depois olhar para fora”. Rosilane sempre enfatizou em suas entrevistas para o site que “uma marca tem de buscar seu espaço: seja ela de qualquer parte do mundo. O importante é encontrar o seu DNA. Uma marca carioca ganha no colorido, no lifestyle despojado e no perfil bem resolvido da própria mulher carioca. Isso facilita um pouco, mas é preciso bom senso. Identidade própria não se copia e não existe receita de bolo. O que deve existir é um universo bem definido do público alvo”.

A fundadora da Karamello: "Meu processo criativo se baseia na investigação da mulher e o que desejam e esperam de nós" (Divulgação)

Para Rosilane, “identidade própria não se copia e não existe receita de bolo. O que deve existir é um universo bem definido do público alvo” (Divulgação)

Ela também ressalta os pontos que pretende abordar na palestra do dia 16: “É importante falar que processo criativo envolve estudo e um mergulho denso e diário no acúmulo de informações e questionamentos sobre o tema abordado. Diferente do que se pensa, o criativo não se dá através de insights momentâneos, mas através da qualidade das investigações que colocamos para dentro. Quanto mais curiosos e questionadores formos, mais criativos seremos”.

Moda como arte

Para a designer e figurinista Denise Faertes, uma moda autoral e com arte, sintetiza bem a Fruto do Conde. “Acredito em uma moda com identidade e divertida, que provoque uma reação positiva nas pessoas. Temos clientes fiéis, que se sentem felizes quando usam as peças exclusivas, artesanais, feitas com cuidado e afeto”, diz Denise.

Denise Faertes, da Fruto do Conde. "Acredito em uma moda identitária e divertida, que provoque uma reação positiva nas pessoas" (Divulgação)

Denise Faertes, da Fruto do Conde. “Acredito em uma moda com identidade e divertida, que provoque uma reação positiva nas pessoas” (Divulgação)

E acrescenta, sobre a palestra: “Vou falar do nosso processo, que sempre trabalha um tema, após a realização de uma  pesquisa detalhada,  desenvolvendo o conceito e design, de forma exclusiva. Contamos histórias, através das roupas e acessórios. Gostamos de trazer arte e diversão para a moda”.

Denise também analisa o percurso da Fruto do Conde durante estes quase dois anos de pandemia. “Persistimos em nosso trabalho autoral, voltado para a arte. Continuamos a atender os clientes, construindo peças individualizadas, atemporais, muitas delas pintadas à mão livre. Temos plantando novas sementes, para que floresçam após este período difícil, que certamente passará. Durante 2020, iniciamos uma parceria com um showroom em Lisboa; em agosto, participamos do evento Design Petrópolis, que foi bárbaro, com a exposição de peças, e também fizemos a exposição da coleção fitness  (que será  apresentada neste evento), no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. E. agora, ela será exibida através do desfile e fashion film feito pelo SENAC RJ, no ID Rio“.

Um dos croquis da coleção da Fruto do Conde: "Persistimos em nosso trabalho autoral, voltado para a arte. Continuamos a atender aos clientes, construindo peças individualizadas, atemporais, muitas delas pintadas à mão livre" (Reprodução)

Um dos croquis da coleção da Fruto do Conde: “Persistimos em nosso trabalho autoral, voltado para a arte. Continuamos a atender aos clientes, construindo peças individualizadas, atemporais, muitas delas pintadas à mão livre” (Reprodução)

“Em 2022, voltarei para Milão, na Itália, para terminar o meu curso de Mestrado em Fashion Design, para o qual ganhei bolsa de estudos, e que foi interrompido durante a pandemia. São muitos planos e perspectivas, e temos mesmo que criar novas perspectivas para superar este momento”.

Denise Faertes: "São muitos planos e perspectivas, e temos mesmo que criar novas perspectivas para superar este momento" (Reprodução)

Denise Faertes: “São muitos planos e perspectivas, e temos mesmo que criar novas perspectivas para superar este momento” (Reprodução)