ID:Rio Festival: No Moda Summit, workshop com foco em empreendedorismo. Vem saber tudo!


Entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o Estado do Rio será epicentro de evento multiplataforma da moda autoral e criativa. E compartilhando suas experiências e histórias de vida no workshop Somos Capacita, estarão o empresário do ramo hoteleiro Rodrigo Alvite, a especialista em estratégia e varejo Sarah Elydio e o gestor de perfil comportamental João Bisneto

ID:Rio Festival: No Moda Summit, workshop com foco em empreendedorismo. Vem saber tudo!

Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 trouxeram mudanças significativas para os empreendedores no país. A crise inspira inovação. Se, por um lado, os empreendedores precisam enfrentar os desafios do chamado ‘novo normal’, que inclui uma crise econômica mundial, olhando sob um outro ponto de vista, é possível ver a aceleração de iniciativas. Crises também possibilitam vislumbrar oportunidades antes impensadas. Além do cenário ter sido um grande acelerador para a transformação digital, colocou diante de  quem deseja continuar ou começar a empreender a necessidade da busca por orientação e novas estratégias de crescimento pós-pandemia. Estamos diante de um velho mundo novo. Em que quem possui experiência pode se reciclar e compartilhar aprendizados e, quem deseja começar um caminho no empreendedorismo, vai enfrentar um ‘mar revolto’, mas com muitas ‘boias’ pelo caminho. Reinventar-se é preciso em qualquer panorama.

É para pensar em estratégias e lançar luz sobre a questão, que o que o Estado do Rio recebe o ID:Rio Festival, com programação 100% gratuita, que fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música. Realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o festival terá como parte integrante o Rio_Moda_Summit, maratona de palestras, talks e mesas redondas com curadoria do SENAC RJ. E, no dia 16, vai oferecer ao público o Workshop Somos Capacita – plataforma criada com o objetivo de impulsionar negócios, com viés social importante – com palestras que dividem experiência e conhecimento para quem deseja empreender ou está buscando inspiração e orientação para seguir no seu business.

Rodrigo Alvite, empresário com 26 anos no ramo da hotelaria: "Tenho 42 anos e minha primeira empresa comprei aos 18. Não tinha experiência nenhuma, então vou falar sobre os medos de quando começamos a empreender" (Divulgação)

Rodrigo Alvite, empresário com 26 anos no ramo da hotelaria: “Tenho 42 anos e minha primeira empresa comprei aos 18. Não tinha experiência nenhuma, mas segui firme ao empreender” (Divulgação)

Abre o evento Rodrigo Alvite, empresário com 26 anos no ramo da hotelaria. Ele começou a trabalhar na área aos 14 anos e diz que o senso de vendas sempre esteve presente em sua vida. Tanto que já inaugurou três hotéis, sendo o mais recente o H Niterói Hotel, no qual é CEO. Atualmente, também é presidente do Polo Hoteleiro de Niterói. Por tudo isso, o empresário vai falar sobre Empreendedorismo e encantamento de clientes, na primeira palestra do workshop, que acontece às 14h. “Tenho 42 anos e minha primeira empresa comprei aos 18. Não tinha experiência nenhuma, mas segui em frente ao empreender”, conta. “Além dos hotéis, já tive empresas de outros ramos e pretendo compartilhar esse meu percurso como empresário. Vou focar nos desafios e na questão do atendimento ao cliente, que é fundamental em qualquer negócio. No mundo pós pandemia continuamos com os mesmos desafios”.

Sara Elydio: "Não existe uma fórmula mágica ou um perfil específico. Na minha opinião, o que é primordial é a pessoa desenvolver algumas competências empreendedoras, como coragem, resiliência, visão macro do seu negócio" (Divulgação)

Sara Elydio: “Não existe uma fórmula mágica ou um perfil específico. Na minha opinião, o que é primordial é a pessoa desenvolver algumas competências empreendedoras, como coragem, resiliência, visão macro do seu negócio” (Divulgação)

Na sequência, para falar sobre Estratégias para marcas iniciantes nas redes sociais, a especialista em estratégia e varejo Sarah Elydio, vai mostrar como usar as redes sociais, quebrando os mitos atuais. “Com cinco pontos, falarei para o público de forma bem prática não o que devem fazer, mas como desenvolver um pensamento estratégico em torno das redes sociais e otimizar a sua marca neste mercado. Ao final, o público conseguirá sair com uma lista para executar uma estratégia vencedora”, detalha Sara.

E fala sobre o que seria a ideia de um empreendedor de sucesso: “Não existe uma fórmula mágica ou um perfil específico. Na minha opinião, o que é primordial é a pessoa desenvolver algumas competências empreendedoras, como coragem, resiliência, visão macro do seu negócio, empatia pelo seu funcionário e consumidor, e a vontade de nunca parar de aprender, estudar e pesquisar. O mundo hoje muda muito rápido. Se você não conseguir acompanhar essas mudanças no ritmo certo, seu negócio fica devassado rapidamente”.

João Bisneto: "O empreendedor de sucesso precisa ter ou desenvolver algumas habilidades comportamentais, tais como, humildade, autorresponsabilidade, foco, planejamento, persistência,  paixão pelo que faz." (Divulgação)

João Bisneto: “O empreendedor de sucesso precisa ter ou desenvolver algumas habilidades comportamentais, tais como, humildade, autorresponsabilidade, foco, planejamento, persistência,  paixão pelo que faz.” (Divulgação)

O gestor de perfil comportamental João Bisneto vai fechar o ciclo de workshop Somos Capacita se aprofundando nas práticas que levam um empreendedor ao sonhado êxito em seu negócio. “O empreendedor de sucesso precisa ter ou desenvolver algumas habilidades comportamentais, tais como, humildade, autorresponsabilidade, foco, planejamento, persistência,  paixão pelo que faz. além de contratar as pessoas certas e posicioná-las nas funções que mais se adequam às suas personalidades, extraindo assim, o seu máximo potencial possível”, ensina.
João parte da própria história e posterior experiência profissional. “Tive uma infância difícil. Meu pai foi um empresário que alcançou o sucesso, mas não soube ser um bom gestor. Como consequência, acabou falindo. Na época, eu era muito jovem e não tive clareza dos reais motivos que o levaram à aquela situação. Passados alguns anos e muito estudo, entendo que boa parte das empresas fecham pela completa falta de informação sobre o negócio como um todo. Ter uma visão de marketing, gestão de pessoas, liderança e fluxo de caixa, além de saber delegar a parte operacional da empresa com o objetivo de ficar mais no estratégico, são fatores que considero fundamentais”, analisa.
“De toda essa situação, o que me restou foram fraturas emocionais e um medo de empreender que carreguei durante um certo tempo da minha vida profissional. Apesar dos traumas do passado, meu intraempreendedorismo falou mais alto, proporcionando-me crescimento em todas as empresas pelas quais passei. Por conta dos altos e baixos financeiros da família, comecei a trabalhar muito cedo, desde os 16 anos. Me formei em Direito, mas sempre tive aptidão para liderar e montar grandes times. Por conta disso, estudei sobre gestão de pessoas, business, formação em master coach e gestão de perfil comportamental. Atualmente, empreendo através da empresa de consultoria e desenvolvimento humano J Bisneto Desenvolvimento, onde ministro treinamentos, palestras, mentorias e coach business”.

Com o livro ’20 Lições para empreender’, que escreveu com Sara Elydio e Leticia Torzerki do Somos Capacita: “Faço isso porque acredito que é o empreendedorismo que vai levar esse país para o nível de desenvolvimento” (Reprodução)

E completa: “Faço isso porque acredito, sinceramente, que é o empreendedorismo que vai levar esse país para o nível de desenvolvimento. São os pequenos e médios empreendedores que geram emprego, sustentam a máquina pública com o pagamento de impostos, solucionam os mais diversos problemas da sociedade e fazem a economia girar, mas infelizmente nosso sistema educacional tradicional não nos prepara para a vida. Não nos ensina sobre inteligência emocional, finanças e mentalidade financeira e empreendedorismo”.