Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 trouxeram mudanças significativas para os empreendedores no país. A crise inspira inovação. Se, por um lado, os empreendedores precisam enfrentar os desafios do chamado ‘novo normal’, que inclui uma crise econômica mundial, olhando sob um outro ponto de vista, é possível ver a aceleração de iniciativas. Crises também possibilitam vislumbrar oportunidades antes impensadas. Além do cenário ter sido um grande acelerador para a transformação digital, colocou diante de quem deseja continuar ou começar a empreender a necessidade da busca por orientação e novas estratégias de crescimento pós-pandemia. Estamos diante de um velho mundo novo. Em que quem possui experiência pode se reciclar e compartilhar aprendizados e, quem deseja começar um caminho no empreendedorismo, vai enfrentar um ‘mar revolto’, mas com muitas ‘boias’ pelo caminho. Reinventar-se é preciso em qualquer panorama.
É para pensar em estratégias e lançar luz sobre a questão, que o que o Estado do Rio recebe o ID:Rio Festival, com programação 100% gratuita, que fará a sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música. Realizado entre os dias 15 e 17, no Reserva Cultural, em Niterói, o festival terá como parte integrante o Rio_Moda_Summit, maratona de palestras, talks e mesas redondas com curadoria do SENAC RJ. E, no dia 16, vai oferecer ao público o Workshop Somos Capacita – plataforma criada com o objetivo de impulsionar negócios, com viés social importante – com palestras que dividem experiência e conhecimento para quem deseja empreender ou está buscando inspiração e orientação para seguir no seu business.
Abre o evento Rodrigo Alvite, empresário com 26 anos no ramo da hotelaria. Ele começou a trabalhar na área aos 14 anos e diz que o senso de vendas sempre esteve presente em sua vida. Tanto que já inaugurou três hotéis, sendo o mais recente o H Niterói Hotel, no qual é CEO. Atualmente, também é presidente do Polo Hoteleiro de Niterói. Por tudo isso, o empresário vai falar sobre Empreendedorismo e encantamento de clientes, na primeira palestra do workshop, que acontece às 14h. “Tenho 42 anos e minha primeira empresa comprei aos 18. Não tinha experiência nenhuma, mas segui em frente ao empreender”, conta. “Além dos hotéis, já tive empresas de outros ramos e pretendo compartilhar esse meu percurso como empresário. Vou focar nos desafios e na questão do atendimento ao cliente, que é fundamental em qualquer negócio. No mundo pós pandemia continuamos com os mesmos desafios”.
Na sequência, para falar sobre Estratégias para marcas iniciantes nas redes sociais, a especialista em estratégia e varejo Sarah Elydio, vai mostrar como usar as redes sociais, quebrando os mitos atuais. “Com cinco pontos, falarei para o público de forma bem prática não o que devem fazer, mas como desenvolver um pensamento estratégico em torno das redes sociais e otimizar a sua marca neste mercado. Ao final, o público conseguirá sair com uma lista para executar uma estratégia vencedora”, detalha Sara.
E fala sobre o que seria a ideia de um empreendedor de sucesso: “Não existe uma fórmula mágica ou um perfil específico. Na minha opinião, o que é primordial é a pessoa desenvolver algumas competências empreendedoras, como coragem, resiliência, visão macro do seu negócio, empatia pelo seu funcionário e consumidor, e a vontade de nunca parar de aprender, estudar e pesquisar. O mundo hoje muda muito rápido. Se você não conseguir acompanhar essas mudanças no ritmo certo, seu negócio fica devassado rapidamente”.
Artigos relacionados