A alegria da Primavera-Verão em cores, texturas e combinações é algo aguardado após quase dois anos de pandemia e muitos momentos difíceis. E isso se traduz na moda-praia 2022, que vem com inspirações dos 70’s e 80’s em modelagens cavadas, cintura alta, sutiã cortininha e meia-taça com destaque para cores vibrantes, algum brilho e estampas que traduzem o otimismo que as pessoas carregam por acreditarem na volta de uma liberdade maior, com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Vem chegando o verão e a esperança por dias melhores!
E foi esse o sentimento no segundo dia de desfiles, no ID: Rio Festival, no Reserva Cultural, em Niterói, com o lançamento da coleção das marcas Pro Risca e AB Moda Praia repletas de estampas incríveis. Apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o festival comandado por Cláudio Silveira, reforçou a vocação do estado como epicentro de evento multiplataforma, com ênfase na diversidade, pluralidade e criatividade das tendências do que estão por vir. Foram três dias de programação intensa com muitas experiências sobre empreendedorismo, capacitação, força da energia criativa da moda autoral em conexão com sustentabilidade e economia circular.
Tenho pontuado que a estamparia é um dos mais belos trabalhos na cadeia da moda brasileira e que ganhou projeção internacional. O sucesso dos mais criativos estúdios de Norte a Sul do país nos representam no exterior com seus resultados e materiais inovadores. O mercado de estamparia cresce e repleto de brasilidade e inspiração. Para vocês terem uma ideia, hoje, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de vendas do setor na Índia, por exemplo, mostrando que pode, sim, ter sucesso com a internacionalização.
Pro Risca
Nos desfiles de preview do Verão 2022, a marca Pro Risca, do polo produtivo de Cabo Frio, propõe um verão bem colorido, com o objetivo de trazer a sensação de tudo estar voltando à normalidade, com peças confortáveis e práticas, o que já é uma marca forte da grife.
E desfilar integrando um evento desse porte na cidade de Niterói, ainda mais em um local projetado por Oscar Niemeyer? “Nos sentimos muito honrados pelo convite e com certeza a visibilidade da marca será um potente aliado. Chegamos no mercado com o propósito de invadir as praias, prezando sempre por qualidade e conforto para toda família”, conta a estilista da marca, que também produz modelos masculinos em suas lojas, Marcia Oliveira, sobre o desfile em que sobressaíram os tons de amarelo, preto e verde, com momentos inspirados de estamparia tropical e do atemporal animal print.
E completa: “Trabalhamos com mais peças lisas e coloridas, pois queríamos trazer à memória a alegria do verão, após esse momento de pandemia que vivemos”.
AB Moda Praia
Outra marca integrante do polo de moda de Cabo Frio desfilou no sábado, encerrando os desfiles presenciais, e trazendo para a passarela a potência e a leveza da nossa moda-praia, tendo como cenário da Baía de Guanabara ao fundo. A AB Moda Praia, de Armando Braga, se inspira em correntes artísticas que expressem coloridos tropicais: “Simultaneamente, procuramos a cada verão enriquecer as nossas criações com estampas e lisos vibrantes de forma a enaltecer os corpos dourados pelo sol”.
Com o verão no DNA, a grife, que também faz moda praia masculina e infantil, trouxe para a passarela modelos em estampas em tom de azul que remete à da cartela pantone, amarelo, rosé, bordô e vermelho escarlate. “Para mim, as estampas no biquíni são obras de arte”, diz Armando, que antes de ser comerciante de moda praia, durante 25 anos, dividiu sua vida profissional entre os ofícios de marchand de obras de arte e o de salva-vidas no Norte de Portugal.
Fashion film
LA VIE SPORTS E AGLAIA
Fernanda Galindo, designer e sócia fundadora da label La Vie Sports, participou de um workshop sobre Novas práticas sobre posicionamento e estratégias digitais em moda. E em entrevista exclusiva nos contou que acredita que “na era digital é ainda mais importante que as marcas tenham bastante clareza sobre filosofia, qual a proposta para o consumidor (utilizando o omnichannel) e como elas estão alinhadas com a sustentabilidade. Toda a construção da marca precisa estar bem alinhada e coerente para que haja uma conexão no processo de ponta a ponta. Afinal, a atenção do cliente é cada vez mais disputada”, analisa.
Um ponto importantíssimo que percebemos é que a grife de Fernanda está totalmente em sinergia com as novas tecnologias para roupas esportivas e com a economia circular. As inovações de materiais têxteis têm sido incríveis e associadas ao desenho e à construção do tecido, dá a melhor aerodinâmica possível ao atleta. Suas criações para o esporte são feitas com fio Emana, ultra-tecnológico, que produz a redução da fadiga muscular e promove uma recuperação muscular mais rápida com a incorporação das ativações internas. Com o fio inteligente de poliamida com propriedades do infravermelho longo, desenvolvido pelas equipes da Rhodia no Brasil, ele proporciona uma melhor microcirculação sanguínea na área que está em contato com o corpo e melhora a termorregulação, a produção de energia, retarda a fadiga muscular além de melhorar a elasticidade da pele.
BENTHA
Pontuamos aqui que as coleções Primavera-Verão 2022 estão totalmente valorizando uma das artes mais lindas: a alfaiataria, que, durante séculos, apaixonou um público plural. Os profissionais da alfaiataria possuem um novo olhar para as tecnologias que chegam com a Quarta Revolução Industrial e a arte do alfaiate está e estará presente nas peças sob medida. Ele certamente continuará sendo o artista e protagonista de toda construção de desenvolvimento. Proprietário da marca Bentha, nascida em Niterói e com quase 10 anos de história com a chancela de peças em alfaiataria para uma diversidade de mulheres, Antônio Rocha Filho vai dividir com o público do Summit, no ID:Rio Festival, a trajetória bem-sucedida da sua label nas vendas digitais.
“Muitas empresas continuaram em atividade graças ao e-commerce. Algumas marcas fecharam as lojas físicas e hoje vendem pelo site. Mas, o que eu quero ressaltar é o desafio de ressignificar a experiência da compra! Além de oferecer o look, também temos que fornecer informações para a nossa cliente se identificar com a marca e se sentir satisfeita”, comenta o empresário.
“O segundo desafio é a exposição da sua marca. A cliente representa a alma de uma grife e se gostar do que usa vai mostrar nas redes sociais. Se não houver um approach totalmente diferenciado, vai detoná-la nos comentários que serão vistos por milhares de pessoas”, completa Antônio, que planeja abrir franquias da Bentha com a expansão digital.
CASA VERDE
A grife de Petrópolis aposta na versatilidade e na sofisticação, mas sem abrir mão do conforto. A marca fundada há mais de 50 anos, começou como malharia pelas mãos de Yedda Fliess de Oliveira e Paulo Cesar de Oliveira e conquistou clientela fiel. O empreendimento resistiu ao tempo e evoluiu com ele, e hoje quem está à frente da grife é a filha do casal, a empresária Denise Oliveira Fiorini, que aposta na observação do perfil das suas consumidoras, elegendo peças estilosas, mas atemporais, como vestidos e macacões, pantalonas e croppeds, que vem com tudo na coleção primavera-verão 2022 da Casa Verde Petrópolis.
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