Havaianas amplia programa global com ênfase na economia circular e firma parceria com Casas Bahia, instalando urnas coletoras co-branded nas lojas no litoral paulistano


Criado por Havaianas, o programa Havaianas ReCiclo se estende para a região litorânea de São Paulo com 8 novos pontos de coleta, distribuídos em lojas da Casas Bahia. E você ao levar sua sandália usada estará colaborando
para a questão da reciclagem pós-consumo, o ecossistema de inovação, a transparência na cadeia de fornecimento e as estratégias para o desenvolvimento de produtos circulares e ambientalmente responsáveis

(crédito: Divulgação)

Urnas para dar destino correto às sandálias de borracha, que entrarão novamente no ciclo produtivo contribuindo para a economia circular na moda (crédito: Divulgação)

As empresas brasileiras estão cada vez mais trilhando um caminho para tornar a produção menos linear e mais sustentável com criatividade e viabilizando a gestão responsável de resíduos por meio de soluções inovadoras e inclusivas, gerando impacto socioambiental positivo. A questão da reciclagem pré e pós-consumo, o ecossistema de inovação, a transparência na cadeia de fornecimento e as estratégias para o desenvolvimento de produtos circulares reverberam no programa ReCiclo de Havaianas, que prima pela brasilidade, diversidade e sustentabilidade e levando seu DNA para o mundo.

A label acaba de firmar parceria com Casas Bahia (Via), ampliando o diálogo sobre a importância do descarte correto das sandálias junto à figura do CB (brand persona da Casas Bahia), instalando urnas coletoras co-branded Casas Bahia + Havaianas nas lojas das cidades litorâneas de Praia Grande, Santos, Caraguatatuba, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e São Vicente. Todas no estado de São Paulo.

Reciclo/Divulgação

Havaianas ReCiclo é uma das soluções da marca que visa garantir a logística reversa e a destinação adequada de produtos Havaianas. Com o intuito de expandir sua atuação, a marca se une à Via em um projeto piloto, instalando urnas coletoras co-branded nas oito lojas da Casas Bahia no litoral paulista. Através das urnas Casas Bahia + Havaianas, as sandálias são encaminhadas às cooperativas parceiras de ambas as marcas. As sandálias que ainda tiverem condições de uso serão higienizadas e encaminhadas para doação, enquanto os pares que já tiverem atingido o fim do seu ciclo de vida serão reciclados e transformados em outros produtos.

Iniciado em dezembro de 2020, o programa Havaianas ReCiclo vem se expandindo para lojas próprias, franquias e fábricas. E hoje são mais de 40 urnas pelo Brasil e 87 na Europa. Havaianas pretende estender a iniciativa para mais pontos ao redor do Brasil e demais operações internacionais, a fim de garantir que todos tenham acesso e consigam descartar corretamente seus produtos.

“Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra. O Havaianas ReCiclo veio para garantir que esses ciclos sejam cada vez mais sustentáveis e conscientes, dando outro destino aos produtos que não serão mais utilizados. A parceria com as Casas Bahia, que também tem o Reviva, um dos maiores programas de reciclagem do varejo e que atua via cooperativas, gera uma ajuda mútua no aprimoramento e desenvolvimento da cadeia de reciclagem, reforçando aqui a importância de parcerias e coalizões para acelerar a agenda de sustentabilidade. Este piloto vai nos ajudar a chegar em cada vez mais pessoas, incentivando, juntas, hábitos mais conscientes” afirma Maria Fernanda Albuquerque, VP Global de Marketing de Havaianas, sobre o projeto.

O programa Reciclo da Havaianas no Brasil começou em dezembro de 2020, em parceria com a Trashin, startup especializada na gestão de resíduos  e já beneficiou cerca de 322 famílias graças à participação das cooperativas no processo de coleta e triagem dos produtos. Além disto, o programa Havaianas ReCiclo possui uma cadeia de produtores parceiros para transformar as sandálias em novos produtos, como tapetes de borracha, tatames e pneus maciços utilizados em carrinho de mão.

“A Casas Bahia é uma marca que se conecta com os clientes em todos os momentos, também na hora de engajar em causas relevantes como a sustentabilidade. Anualmente ampliamos nossos pontos de coleta de lixo eletroeletrônico e agora estamos muito contentes em poder nos unir à Havaianas nessa iniciativa tão bacana que é o ReCiclo e oferecer as lojas no litoral de São Paulo para as urnas de coleta das sandálias”, comemora Ilca Sierra, diretora executiva de Marketing e Experiência do Cliente da Via.