Grace Gianoukas será Teodora Abdala em “Haja coração”: “Temos que honrar quem já fez”


A atriz, responsável pelo projeto “Terça insana” que reformulou o humor nos anos 2000, está feliz em participar da trama global: “É incrível, porque eu dirijo um fusquinha e aqui estou em uma nave espacial que vai para marte”

É de Grace Gianoukas a missão de dar vida à poderosa Teodora Abdala, matriarca de uma família extremamente rica na novela “Haja coração”, que substituirá “Totalmente demais” no horário das 19h. A história escrita por Daniel Ortiz é uma releitura de “Sassaricando”, trama de sucesso de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo em 1987, e tem a direção artística de Fred Mayrink. “E é uma delícia ter essa referência para trabalhar. A Jandira Martini (que fez Teodora em “Sassaricando”) é maravilhosa. Quando me chamaram fui procurar tudo na internet, claro. Tem que honrar quem já fez”, disse Grace, que, ao contrário de Jandira, ficará um bom tempo na trama. “É uma adaptação. Posso garantir que estou em, pelo menos, uns 33 capítulos, porque já recebi. Tem um momento que, sim, a personagem precisa ir embora para a trama poder continuar, mas seria muito legal se ela reaparecesse”, analisou.

grace3

Grace Gianoukas e Alexandre Borges em cena (Foto: Reprodução/Gshow)

O núcleo, que além de Grace conta com Tatá Werneck, Alexandre Borges, Cláudia Jimenez, Ágatha Moreira e Marcelo Médici, também é motivo de pura alegria. “A Teodora Abdala é uma mulher riquíssima, libanesa, dona de um complexo gastronômico. Ela é casada com um marido que ela acha que teve total interesse financeiro por ela, o Aparício Varela (Alexandre Borges) e trata ele mal e tem uma filha que ela mima e ama mais que tudo, a Fedora (Tata Werneck). Além de tudo, a irmã, o cunhado e a sobrinha moram com ela na mansão. Esse jogo torna tudo muito engraçado. É tragicômico. O núcleo é muito legal, tem a Claudia Jimenez, minha irmã. Todos nós temos nos divertido muito”, contou ela, que revelou, ainda, que a preparação ajudou a compor o clima. “Fizemos muitos exercícios. Apesar de ser comédia, tem que ter verdade emocional. A minha personagem é mais calma, mais chique, sofisticada. A troca com a Tatá está sendo maravilhosa, é uma relação muito legal. O trabalho de preparação foi muito importante, porque chegamos no estúdio nessa loucura, gravando 40 cenas, mas o que trabalhamos fica no coração”, disse.

grace2

Grace Gianoukas e Tatá Werneck em cena (Foto: Reprodução/Gshow)

E Grace defende bem sua personagem! “Ela vem com um exagero, mas é um exagero digno. Ela tem dignidade. Pode até ser brega para os outros, mas tem uma coerência absoluta, porque ela é rica, de origem libanesa, tem esse lado de ostentar”, explicou ela, que, apesar disso, não precisou aprender o sotaque libanês. “Algumas palavras a gente insere no texto, mas são brincadeiras. A Teodora é rica demais, então a composição é interessante. Quando eu recebi o texto, eu amei, me apaixonei pela personagem, o Daniel escreve muito bem e os primeiros capítulos já me definiram muito. Eu penso naquelas mulheres muito ricas da alta sociedade que são meio fora da realidade, sabe? São tipos que levam o nome da família, a honra, tudo mais. Às vezes, nem tem mais, mas elas fingem. Eu me lembro das mulheres que saíam em colunas, cheias de joias”, contou.

grace1

(Foto: Divulgação)

Responsável por um dos projetos que renovou o humor brasileiro no início dos anos 2000, o “Terça insana”, Grace explicou que nunca participou de uma novela global até o final por conta da agenda. “Muitas vezes, eu tive convites mas não dava para conciliar e cumprir. Dessa vez deu tudo certo, me chamaram no final de dezembro, a personagem era muito legal e ainda não tínhamos começado a fechar os contratos da ‘Terça insana’ para esse ano, então pude remanejar as ideias. Os espetáculos continuam firmes na produtora, não desempreguei ninguém (risos). Agora estou tendo a oportunidade maravilhosa de ser só atriz, sem me preocupar com figurino, nada. É incrível, porque eu dirijo um fusquinha e aqui estou em uma nave espacial que vai para marte”, disse, aos risos. “Tenho 32 anos de profissão, mas esse é um estágio totalmente novo. É outra história. Estou preparada para aprender”, garantiu.