A ocupação de estudantes de escolas da Rede Estadual do Rio de Janeiro ganhou dois forte adeptos: Marisa Monte e Leoni. Há cerca de um mês 67 unidades estão paradas, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, e 76, segundo a Assembleia Nacional dos Estudantes Livres, que coordena a ocupação. Os ocupantes protestam contra cortes na educação e precariedade na infraestrutura das instituições de ensino. Marisa esteve no Colégio Estadual André Maurois, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo a cantora e compositora, a iniciativa partiu dos próprios ocupantes, que a convidaram por meio do Facebook. “Fui até lá com um amigo para conhecer e fiquei encantada com o que eles estão fazendo. São jovens estudantes batalhando pela educação e cuidando com amor do que é público. De forma organizada, cada um fazendo a sua parte e dando um exemplo para esse país”, conta Marisa. Leoni, também por lá, entoou cinco músicas, enquanto Marisa cantou quatro músicas e garantiu: “Pude voltar a ter esperança em uma força transformadora. Para quem quiser ajudar, recebi uma lista com algumas das necessidades. Aqui no Rio são muitas escolas ocupadas e certamente tem uma perto de você”.
O colégio também recebeu a presença de Luisa Arraes, filha de Guel Arraes e neta de Miguel Arraes; da atriz Tereza Seiblitz e do poeta Ricardo Chacal. Segundo Leoni, o espaço “estava um brinco” e a organização, “apesar de espartana, estava perfeita e o entusiasmo foi total”. “Dá gosto ver os alunos se apossando do seu micro-país para brigar pelos seus sonhos. Essa é a política que aprimora a nossa democracia, já que a política partidária está esse descalabro. Falei com professores orgulhosos de seus alunos. Se a Secretaria de Educação não tivesse cortado o RioCard da garotada teria tido proporções ainda maiores. Todo o meu apoio às ocupações! As coisas não caem do céu”, mandou o recado.
Abaixo, a lista divulgada por Marisa Monte:
Em tempo: falando em Marisa Monte…ela foi junto da cantora de fado Carminho para o apartamento de Paula Lavigne em Ipanema, na Zona Sul do Rio, para ensaiar, de improviso, uma nova composição de Arnaldo Antunes, assinada em conjunto com Tom Veloso – filho de Caetano com a própria Paula – e Cezar Mendes. Assistindo tudo….a autora de novelas Gloria Perez.
Artigos relacionados