*Por Karina Kuperman
Evitar demonstrações de carinho em público, levantar-se da mesa quando a rainha o fizer, não ter opiniões políticas ou votar, seguir um código de vestuário restrito. Essas são só algumas das diversas regras que os membros da realeza britânica devem seguir. Desde que entrou para a família real, porém, Meghan Markle já protagonizou várias quebras de protocolo. Para começar, sua própria figura – uma atriz americana, divorciada e de origem negra – já demonstrou uma iniciativa da realeza de superar velhas regras. Agora, com o nascimento de seu primeiro filho com o príncipe Harry, Meghan chamou novamente atenção pela escolha de dar à luz em casa. É que, tradicionalmente, os bebês da família real nascem em uma ala especial no Hospital St. Mary, em Londres. Foi o local dos três partos de Kate Middleton, mulher do príncipe William, e também onde a princesa Diana teve William e Harry.
Além disso, a apresentação do herdeiro, oitavo bisneto da rainha Elizabeth, 93 anos e quarto neto do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, foi bem diferente do que os fãs da família real estão acostumados a ver. É Harry quem aparece segurando o filho, incomum entre membros da coroa, que apresentam seus herdeiros no colo da mãe. O casal Sussex também evitou falar sobre o trabalho de parto até o nascimento do bebê, e anunciaram a novidade pelo Instagram!
Pensa que acabou? O nome do sétimo na linha de sucessão da coroa também surpreendeu. Spencer, James, Alexander, Arthur e Philip eram as apostas dos estudiosos da realeza, mas o pequeno é Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Separamos, aqui, mais momentos em que Meghan tirou a realeza da caixinha. Vem ver!
Abraço e autógrafo
É sabido que membros da família real não têm autorização para dar autógrafos, por questão de segurança como forma de prevenir a falsificação de assinaturas. Durante um evento no castelo de Cardiff, Meghan foi vista assinando o papel de uma fã. Mais tarde, representantes do Palácio afirmaram que a então noiva de Harry só escreveu uma mensagem para a jovem. Em outra ocasião, a duquesa de Sussex abraçou a assistente social Alice Thompson, gesto proibido entre realeza e não-realeza, por questões de segurança e respeito à posição.
Casamento
Meghan Markle foi a primeira noiva real a entrar em seu casamento sem a companhia de um homem. Assumidamente feminista, ela adentrou a capela St. George, do Castelo de Windsor, acompanhada apenas de pajens e daminhas, que vinham atrás. Isso porque o pai da atriz, Thomas Markle, havia passado por uma cirurgia de coração recentemente. A convite de Meghan, porém, seu sogro, o príncipe Charles, a conduziu do meio do caminho até ao altar.
Alianças
Apesar de os homens da realeza britânica não terem a obrigação de usar a aliança de casamento, Harry é frequentemente visto com a joia, ao contrário do irmão William, do pai Charles e do avô Philip.
Vestuário
No anúncio do noivado, Meghan Markle apareceu ao lado do príncipe Harry de vestido sem meia calça. De acordo com Victoria Arbiter, especialista em realeza britânica, “nunca vemos uma mulher da realeza com pernas sem meias. Meghan, pelo que percebemos pelo sapato usado no anúncio do noivado, não está de meias. Eu diria que esta é a única regra de vestimenta que a rainha pede”.
Artigos relacionados