Nascido e criado na zona norte de São Paulo, Igor Lourenço enfrentou os desafios que atingem tantos jovens de regiões periféricas: “as oportunidades são poucas, mas mesmo assim nunca deixei de acreditar no melhor”, afirma o jovem, de 21 anos, que desponta atualmente no mercado internacional da moda e já trabalhou para grandes grifes como Armani, Dolce & Gabbana, Lacoste e Jacquemus.
Na comunidade Damaceno, região de Brasilândia, viveu com a família em acomodações do CDHU: “a gente ganhava móveis doados por vizinhos e o chão não tinha piso. Queria poder ajudar minha família com as contas de casa, porque não tínhamos condições financeiras”, relembra.
Em busca de novas oportunidades – e renda para colaborar, trabalhou como atendente de telemarketing, vendendo planos de Internet, e se arriscou no futebol: “era meu passatempo na favela”, diz.
Igor chegou a jogar no Corinthians, onde foi goleiro por dois anos nas categorias de base Sub-13 e Sub-14: “Era uma força a mais na época, mas minha mãe insistia pra eu fazer cursos e procurar outro trabalho”, afirma.
O destino, porém, trazia novos caminhos: durante um passeio no shopping, Igor foi abordado por um olheiro. “Na época, eu estava trabalhando e estudando, por isso não dei muita importância. Depois de um ano, quando acabei os estudos escolares, fui atrás dele. Foi assim que tudo começou”, relembra. Desde 2017, Igor já trabalhou como modelo na Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Chile, Estados Unidos, Espanha e Portugal, estrelou capas de revistas internacionais e coleciona trabalhos para importantes grifes como Empório Armani, Armani Exchange, Dolce & Gabbana, Lacoste, Hugo Boss e Jacquemus. Hoje, Igor é agenciado pela WAY Model, de Anderson Baumgartner – líder no segmento e responsável pela carreira de tops como Sasha Meneghel, Carol Trentini, Alessandra Ambrósio e Marlon Teixeira.
O belo prepara-se agora para as apresentações da São Paulo Fashion Week, que acontece de 4 a 8 de Novembro, pela primeira vez em edição digital – por conta da pandemia: “No início, eu usava roupas emprestadas de amigos. Hoje, graças à moda, pude ajudar minha família e reformar minha casa. Sou muito grato a tudo o que a moda tem me oferecido. É uma realização enorme”, finaliza o belo.
Artigos relacionados