O carioca Hallyson Machado de Souza, 23 anos, tem no currículo o curso de Design da Faculdade SENAI CETIQT. Atualmente trabalha com produção de figurinos em seu próprio ateliê, junto com a tia que ajuda Hally (como prefere ser chamado) em suas criações. Antes, trabalhou com atendente de telemarketing na Prefeitura do Rio de Janeiro. Seu sonho era produzir figurinos para cantoras da música pop e o realizou duplamente: ele foi responsável pela roupa usada por Lexa para uma campanha de cosméticos e pelo look de Pocah e Lia Clark para um clipe juntas.
Hally conta como surgiu a vontade de fazer moda e seguir o sonho de vestir celebridades do pop: “Foi no Ensino Médio que tudo começou. Recebi uma visita do SENAI CETIQT no colégio onde estudei e os profissionais ofereceram cursos técnicos na área de moda e química, Fiquei interessado em cursar produção de moda e agarrei a oportunidade, mesmo não sabendo de início se tinha habilidade para tal área. Durante o curso descobri talentos que jamais imaginei que eu teria e a faculdade me ajudou muito na construção da minha carreira profissional. Me formei como produtor de moda e, no ano seguinte, surgiu a oportunidade de ingressar no curso superior em Design de Moda no mesmo local. Sempre adorei moda, fotografia, styling e descobri que é possível ser múltiplo na área”.
E como fazer a sinergia entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho? “Eu precisava ingressar no mercado de trabalho e eu aproveitei o conteúdo que aprendi nas disciplinas para colocar em prática o meu conhecimento. Sempre tirei dúvidas com os professores. O SENAI CETIQT é um nome muito potente no mercado, e isso também chama a atenção das pessoas que querem contratar você. Pesquisa de moda, história da arte, indumentária brasileira, produção de moda, projeto industrial, desenho de moda, costura, dentre outros, são matérias que a gente estuda durante o curso e os temas são sempre muito bem explorados”.
E ele revela que sempre se inspirou em artistas internacionais, como Lady Gaga, Miley Cyrus, Demi Lovato e Nikita Dragun e também nas nossas brasileiras Iza, Glória Groove, Ludmilla, Pocah, Lexa, dentre outras. E foi com garra que ele está marcando sua chancela. “Era um grande sonho trabalhar com a Lexa, que é uma artista que admiro muito e, então, eu comecei a frequentar os shows para tentar contato. Nos primeiros, eu não obtive resultado, mas teve um momento que ela se apresentou em uma boate em que meus amigos trabalham e foi aí que meu sonho se tornou realidade: consegui falar com o stylist da cantora, Pedro Agah, que hoje é meu amigo e sou muito grato pela oportunidade que tive. Meu primeiro figurino para ela foi uma minicoleção para a turnê internacional em 2019, que passou por Portugal e Londres. E depois disso nunca mais parei de fazer figurinos para ela!”
E como foi com Pocah? “Surgiu através de contatos pessoais que tenho. Me indicaram para fazer o figurino dela e da artista Lia Clark (um clipe com feat) e então eu consegui vestir as duas artistas ao mesmo tempo, no clipe “Eu Viciei”, disponível no YouTube”.
“A vontade de fazer roupas com modelagens e recortes personalizados surge da necessidade de eu gostar muito de figurinos usados em clipes, apresentações de shows nacionais e internacionais, e pelo processo criativo, que é totalmente exclusivo para o cliente. O figurino agrega valores de representação e personalidade que cada artista possui. É o que me atrai: criar um figurino que transmita a personalidade do artista”, observa ele, que tem projeto de investir em sua marca com a amiga Carolina Figueiredo, que também é estudante da Faculdade SENAI CETIQT, a Cally Beachwear (moda praia) e continuar no no campo da criação de figurino. “Pretendo investir no segmento artístico e desenvolver produções exclusivas para artistas nacionais e internacionais”, reforça.
Hally nos conta como é seu processo criativo: “Consiste em pesquisar o artista, ver as referências de estilo. Depois, eu costumo analisar a proposta que foi passada (briefing de clipe, comercial, figurino de show, dentre outros) e, em seguida, eu dou início ao desenvolvimento dos croquis e faço a pesquisa de materiais para poder fazer o figurino. Ainda tenho o sonho de fazer uma produção exclusiva para Lady Gaga e vou correr atrás dele, pois pretendo também trabalhar com artistas internacionais”.
Sobre o see now by now e o mercado de fast fashion, Hally comenta que as tendências circulam rapidamente “e, muitas vezes, temos novidades semanais. É surreal como os designers e empresas de moda realizam um trabalho de pesquisa de tendências e criação para entregarem resultados de forma rápida e que atenda às necessidades do cliente, que está preocupado com o estilo de vida. E as marcas tem mergulhado nesses universos para entender a demanda. Com a chegada da Indústria 4.0, que é a nova aposta do mercado, a moda tem se aproximado cada vez mais da tecnologia, desde o uso dos softwares até os tecidos tecnológicos. O processo de produção é bem mais rápido e reduz várias etapas que seriam “repetitivas” nos setores de produção. No figurino, isso também seria excelente, fazer uso da tecnologia em benefício para ter um produto diferente no mercado da moda”.
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