ToliBlog

Ativista indígena fala de hipocrisia e cita Anitta: “Espero que você me receba aí na sua casa para cumprir com a sua fala”

Ysani Kalapalo referiu-se à fala da poderosa, que chegou a dizer que se um índio chegasse em sua casa agora e pedisse para dormir em seu quarto, ela se sentiria na obrigação de acolher

Publicado em 23/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

Há 20 dias, as queimadas na Amazônia prosseguem e o tema segue sendo motivo de preocupação para todos os brasileiros. Diversos políticos e artistas se pronunciaram a respeito do assunto, o ponto de vista de Anitta tem dado do que falar: “Primeiro de tudo: pensa aí: antes do seu tataravó, bisavó, sabe quem estava aqui no Brasil? Os indígenas. Então não existe isso de fazendeiro, fulano, beltrano, achar que alguém pode ser dono da terra que o índio está ali morando. No caso, a terra do nosso Brasil inteiro é do índio, porque, quando chegaram, quem estava aqui? Os indígenas. Aí eles foram escravizados, roubados, invadidos e assassinados. Aí sim as terras passaram a não ser mais dos indígenas. Entendeu?”, começou.

Anitta fala sobre queimadas na Amazônia (Foto: Reprodução/Instagram)

“Antes de Pedro Álvares Cabral chegar no país, quem estava tomando conta das terras eram os indígenas, então se você for aplicar a lei do usucapião – dá um ‘google’ aí para saber – de quem vai ser a terra? Dos índios. Então não existe isso de brigar. A terra é deles amor”, opinou Anitta, que foi além: “Se um indígena chegar na minha casa agora e pedir para dormir no meu quarto eu vou me sentir na obrigação de dizer ‘querido, entre’, porque, antes de tudo, de chegarem e invadirem o território dos indígenas, eles estavam lá”.

Ativista indígena critica fala de Anitta (Foto: Reprodução)

Mas parece que nem todos os indígenas gostaram das palavras da cantora. A ativista indígena Ysani Kalapalo chegou a chamar Anitta de “hipócrita”. “Ela fala mais ou menos que nós, povos indígenas, podemos ir lá na casa dela e ela vai deixar tranquilo dormir no quarto dela. Só que eu noto uma certa hipocrisia nesses artistas, porque eles falam da Amazônia de uma forma superficial, sem conhecer a realidade. Sem conhecer a causa das queimadas”, criticou ela, que desafiou a poderosa a cumprir sua palavra. “Então, Anitta, aqui estou eu. Espero que você me receba aí na sua casa e espero que você receba outros indígenas para cumprir mesmo com a sua fala, porque está cheio de pessoas como você, cheio de artistas por aí dizendo que vai fazer algo pelos índios. Está aí o meu recado pra você, tá bom? Chega de hipocrisia”.

Pesquisas relacionadas