ToliBlog

Artista transexual indicada na categoria de Melhor Canção Original avisa que boicotará o Oscar e critica a Academia

Anohni fez um longo desabafo em suas redes sociais e disse que se sentiu humilhada por não poder apresentar seu trabalho no palco. “Os sentimentos de vergonha e raiva surgiram”

Publicado em 28/02/2016 | Por Karina Kuperman

Primeira transexual indicada ao Oscar, a cantora Anohni garantiu que boicotará a festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O motivo? Ela não foi chamada para se apresentar na cerimônia que será realizada logo mais, apesar de concorrer à estatueta com sua música “Manta Ray” como Melhor Canção Original. Lady Gaga, Sam Smith e The Weeknd, indicados na mesma categoria, terão tempo para apresentar seus trabalhos durante a premiação nesse domingo, 28. “Sou a única artista transgênero até hoje indicada a um prêmio de Academia e por isso agradeço aqueles que me escolheram. Estava na Ásia quando soube da indicação e corri para casa para preparar algo para o caso de ser convidada. Recebi várias ligações me parabenizando. Uma semana depois, Sam Smith, Lady Gaga e The Weeknd foram anunciados como estrelas do evento. Fiquei confusa e esperei, imaginando se alguém entraria em contato. Não ouvi nada de ninguém até hoje”, escreveu Anohni, em suas redes sociais.

anohni2

Anohni não vai ao Oscar (Foto: Reprodução)

A cantora não foi chamada para apresentar seu trabalho na cerimônia para que o evento seja exibido dentro do tempo limite pedido pelos canais de televisão. “A verdade é que eu não estava preparada para o estrelato e para ser diluída para sua diversão. Como uma artista transexual, eu sempre ocupei um lugar fora do mainstream. Tenho pago com prazer o preço de falar a minha verdade em face da aversão e idiotice. Eles vão tentar nos convencer de que eles se preocupam com nossos interesses e sentimentos ao agitar bandeiras de identidades políticas e questões morais falsas. Mas não se esqueça de que muitas dessas celebridades são os troféus de corporações bilionárias cuja única intenção é manipular-nos a dar-lhes o nosso consentimento e todo o nosso dinheiro. Elas foram pagas para fazer um pouco de sapateado para ocupar você enquanto Roma arde”, disse ela.

Anohni foi além e disse que se sentiria humilhada caso estivesse na premiação. “Todos me disseram que deveria participar, que uma caminhada pelo tapete vermelho seria incrível para a minha carreira, então, ontem à noite, eu tentei me forçar a entrar no avião para voar para Los Angeles, mas os sentimentos de vergonha e raiva surgiram. Imaginei como seria a sensação de me sentar entre todas as estrelas de Hollywood, alguns dos mais incríveis se aproximando de mim com rostos tristes e piedosos. Lá estava eu, sentindo uma pontada de vergonha que me fez lembrar das primeiras afirmações da minha inadequação sexual. Virei-me no aeroporto e voltei para casa”, contou.

anohni1

A cantora fez uma enorme carta criticando a Academia (Foto: Reprodução/Facebook)

A longa carta em tom de crítica à Academia foi compartilhada nas redes mais de quatro mil vezes e, até agora, nenhum pronunciamento oficial dos organizadores do Oscar 2016 foi divulgado. Vale ressaltar que Anohni não é a primeira artista a boicotar a cerimônia: outros já avisaram que não estarão na maior festa Hollywoodiana em protesto contra a ausência de negros nas categorias principais.

Pesquisas relacionadas