#Alerta delícia de saborear e ler: Sucesso do ‘Brownie do Luiz’ é contado em biografia pelo criador, Luiz Quinderé


O livro “Fora da Lata: Como um brownie mudou a minha vida” teve lançamento no Rio e conta a trajetória do criador do Brownie do Luiz, passeando entre memórias pessoais e perrengues e vitórias no empreender no Brasil. Hoje, a empresa produz 20 mil “bolinhos” por dia. Vem mergulhar nessa delícia com a gente!

“Fora da Lata: Como um brownie mudou a minha vida”: história de empreendedorismo adoçando a vida das pessoas”

A gente sente água na boca só de escrever esta notícia. Luiz Quinderé, o criador do Brownie do Luiz, o mais incrível do mercado, além de nos brindar com essa delícia que nos leva às nuvens ao dar uma mordida – com uma massa dos deuses e aquela fofura molhadinha de chocolate – resolveu nos contar a sua história de vida e empreendedorismo no nosso país. Hoje são 1.500 pontos de vendas. E assim nasceu o livro “Fora da Lata: Como um brownie mudou a minha vida”, lançado pela Editora Rocco.

A noite de autógrafos, realizada terça-feira no Rio, contou com a presença de amigos que prestigiar o idealizador do ‘Brownie do Luiz’, que compartilha com os leitores a receita de sucesso da empresa, além do lado doce e amargo da burocracia para se montar um negócio no Brasil.

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Em 2005, Luiz Quinderé foi para a cozinha da sua casa e, com a ajuda da secretária da casa, Vânia, começou a fazer brownies para vender na escola. Da cozinha do apartamento, passados 17 anos, a marca hoje tem cinco sócios (incluindo Luiz e Vânia) e uma variedade de produtos feitos a partir da receita original.

“Faço parte de um time que acredita que brownies são capazes de transformar vidas, e, por isso, queremos promover não só mudanças nas relações profissionais, mas também na forma de fazer negócios e queria que as pessoas sentissem a minha energia ao ler cada capítulo”, explica Luiz, com a expertise de quem vende mais de 20 mil bolinhos por mês.

Ao longo das 160 páginas, a jornada do Brownie do Luiz se funde com a vida privada de Luiz Quinderé, que narra passagens e conta fatos pessoais, como a morte do avô num acidente aéreo, revelando os bastidores desconhecidos do público. “Meu sonho era conseguir escrever um livro a partir do qual eu pudesse inspirar as pessoas, principalmente empreendedores ou aspirantes a empreendedores, com a minha história”, diz o autor. 

De um rombo no caixa da empresa às alternativas para lidar com a crise, incluindo a causada pela pandemia de Covid-19, o livro é um relato transparente de um empreendedor que aprendeu na prática a lidar com o crescimento acelerado da demanda e a criar soluções para dificuldades que se apresentavam, como por exemplo o lixo gerado. Foi do descarte dos resíduos, inclusive, que surgiu seu produto de ticket mais alto e carro chefe da marca.

Com embalagens de achocolatado se acumulando pela casa e bordas de tabuleiros de brownie que os amigos já não davam mais conta de comer, nasceu o “Veneno na Lata”, que resolveu dois problemas de uma vez. Atualmente, as latas se tornaram disputadas por diversas empresas, que ilustram suas versões, entre elas Anistia Internacional, Patati Patatá, HemoRio, Fundição Progresso e, mais recentemente, o Flamengo.