Alan Victor: RP inova ao usar o TikTok para divulgar restaurantes no Rio e em Búzios


Aos 26 anos, ele é um típico representante da Geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1994 e 2010, totalmente imersas no universo digital desde o parto. Usar aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos em uma ação de marketing nasceu do desafio proposto por um cliente. “A pandemia veio e através dela fortaleci meu trabalho, nadei contra a maré e posso dizer que venci. Atualmente conto com 16 clientes fixos e trabalhos pontuais de assessoria e RP, quando a pandemia começou eu tinha apenas 5”, revela

Alan Victor, 26 anos, pertence à Geração Z conectada à internet desde a primeira infância. E está dando o que falar como Relações Públicas. Anote! Mora com os pais em Araruama e é de lá, da Região dos Lagos, que comanda as ações de RP e assessoria de imprensa de uma cartela que conta com 16 clientes, entre restaurantes e hotéis em Búzios e no Rio. E segue antenado em termos de comportamento – especialmente na questão do uso do universo digital. “Muito do meu trabalho é feito totalmente nas plataformas digitais”, conta.

Foi no Instagram que o jovem começou, criando o guia “Rio Fácil”, com dicas de gastronomia, hospedagem e eventos. “Vi um show do Jorge Vercillo e aquilo me inspirou a criar uma página no Instagram sobre a cidade. O guia vai completar cinco anos em agosto”, relata Alan, que conta com 120 mil seguidores. Recentemente, ele entrou para o ainda pouco desbravado universo dos divulgadores e profissionais de marketing que usam o TikTok, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos em suas ações de marketing: “Eu até sentia uma certa rejeição ao TikTok. Mas um cliente me desafiou a criar um vídeo curto para divulgar o negócio dele. Topei e lá fui eu estudar o TikTok”, conta, divertido, Alan Victor. “Deu muito certo. Esse app, que até pouco tempo atrás era usado apenas por gente muito novinha, está começando a atrair um outro público, maior e bem menos específico. Fiquei surpreso com o resultado e planejo investir muito nessa plataforma daqui para a frente”.

Está certíssimo. Uma pesquisa da agência digital Linqia realizada no começo do ano passado revelou que só 16% dos entrevistados estavam dispostos a usar o TikTok para suas campanhas. No começo deste ano, este percentual deu um salto significativo: 68% dos consultados deram respostas positivas. Enquanto isso, o Facebook caiu de 79% para 68% e o Instagram reina absoluto, com 93% da preferência dos empresários. Mas já se preocupa com o novo rival. O site americano de negócios “Business Insider” revela que o TikTok já é o segundo canal mais popular para realizar campanhas de marketing. Um dado interessante: na China, ele é acessado por todos os públicos, não importando a idade do usuário. Criado em 2016, o app estourou mesmo em 2019, quando passou a oferecer mais opções de efeitos de som e edição para os filminhos.

Outra mostra de que o digital é o quintal de Alan é sua resistência a ter um espaço tradicional para trabalhar. “Não tenho interesse em abrir um escritório físico… Gosto de trabalhar online. Funciono melhor assim. Com a pandemia, assessorias já tradicionais no Rio, algumas muito sólidas e bem instaladas, passaram a operar nas casas dos sócios, com os assessores se comunicando pela internet”, revela. “Vou ao Rio periodicamente, de dez em dez dias, mais ou menos, para me reunir com os clientes cariocas. Tem dado certo assim”.

Na fase mais aguda da pandemia, quanto esse contato mais pessoal tornou-se impossível, ele manteve as casas dos clientes totalmente ativas na web por meio de lives e muita gente conhecida para comentar: “Em uma das lives, pessoas contaram histórias sobre o restaurante de um cliente. O resultado ficou bonito, emocionante. Muita gente viu. Acho importante humanizar a comunicação com o frequentador, não ficar no clichê de descrever pratos e ambientes. É bom ter pessoas contando suas experiências nos lugares, dá um tom mais humano às marcas”, avalia ele que entrevistou Beth Goulart, Adriana Lessa, Leilane Neubarth, Regiane Alves, Zezé Motta, Nany People, Alexia Dechamps, Érico Brás, Mateus Solano, Marcos Pasquim, Maitê Proença, Milton Cunha, Arlindo Grund, Roberta Sudbrack, Agatha Areas, Rosamaria Murtinho, Bianca Rinaldi, entre outros.

Os resultados dessas ações simples, porém eficientes, estão aparecendo agora. “Muita gente viu os vídeos naquele momento do ‘fique em casa’. As pessoas guardaram os nomes dos lugares e tiveram vontade de conhecê-los ao vivo. Nas últimas semanas, as casas têm estado muito bem, inclusive com filas nos fins de semana”, conta Alan.

O RP nos conta ainda uma história bacana quando os restaurantes começaram a reabrir: “Resolvemos fazer algo diferente para a Tutto Nhoque, fomos com um carro de mensagem e levamos flores e fogos na casa de cada funcionário para falar o quanto eles eram importantes para o empreendimento e chamamos eles para voltarem. Foi lindo, muito emocionante. O vídeo viralizou!”

No case do cliente Sorvete Brasil, Alan comenta que conversou com as donas e elas toparam ser as protagonistas da marca nas redes sociais. “Elas fizeram diversas receitas com sorvete, convidamos influenciadores para fazerem receitas em casa com sorvete também. Na Tutto Nhoque ainda criamos o momento ‘Tutto em Casa”, onde a chef Helena Murucci, fez diversas receitas fáceis em casa”.

“Na gastronomia também precisamos criar experiências, fizemos muitas collabs nas datas comemorativas, algo que fortaleceu ambas as marcas. Exemplo montamos um kit com Sorvete Brasil e Deli 43. Na hotelaria precisamos se reinventar, criando novos produtos e experiências semanalmente, como experiências com jantares, mimos no quarto, diferenciais que trazem público. As ações de envio de delivery para criadores de conteúdo também foram essenciais, assim como criação de pautas para o tema”.

Alan já está planejando o próximo Carnaval para o Camarote Rio Praia, na Sapucaí, com muitas novidades. “Se tudo permitir, será um Carnaval único e inesquecível. Toda a equipe está trabalhando muito para isso, já estamos vendo novo layout, meeting point, atrações, marcas parceiras, gastronomia e muito mais para garantir o melhor do entretenimento em frente ao segundo recuo da bateria na Avenida”.

Para vocês terem uma ideia do que é empreender na pandemia, Alan afirma que “inovação é criar oportunidades através da dificuldade. Sempre existem formas de inovar ou apenas fazer o que já existe de forma diferente, colocando a sua identidade, fazendo aquilo parecer algo novo! A pandemia veio e através dela fortaleci meu trabalho, nadei contra a maré e posso dizer que venci. Atualmente conto com 16 clientes fixos e trabalhos pontuais de assessoria e RP, quando a pandemia começou eu tinha apenas 5”.

Alan já está planejando o próximo Carnaval para o Camarote Rio Praia, na Sapucaí, com muitas novidades (Foto: Divulgação)

Uma curiosidade: nosso RP foi técnico em contabilidade e pretende terminar a faculdade de Administração no ano que vem. “ Hoje eu vivo um sonho! Eu sempre fui uma pessoa muito comunicativa, mas nunca me vi trabalhado nessa área. Eu fui me descobrindo aos poucos, comecei muito novo. Lembro quando eu tinha 17 anos e resolvi empreender, apesar de não ter condições. Achei uma empresa que produzia sacos de pães e neles vinham diversas propagandas, ali achei uma oportunidade bacana e trabalhei com isso por um ano. Na primeira etapa eu tinha que cadastrar padarias e mercados da região para receber os saquinhos sem custos, depois eu corria atrás de loja em loja para vender os espaços publicitários. Saia da escola e fica até tarde fazendo isso, foi ótimo para mim, por ser novo e ser uma ideia diferente, muitos empresários de Araruama faziam questão de ter um espaço no saquinho. Sendo assim, acabei conhecendo a maioria dos proprietários de lojas de Araruama”.

Em seguida, ele fez o Projeto Praia Limpa. O objetivo era reunir as pessoas para limpar as praias da Região dos Lagos. Lembro que reuni muita gente e consegui comunicar a ideia da conscientização para os veículos de imprensa da região e empresários locais. Eu tinha 18 anos”, conta.

E ainda teve oportunidade de começar a trabalhar em um Projeto de mitigação socioambiental da Petrobras, o NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos). “Lá pude criar cartilhas, jogos, peças de comunicação, produzir notícias, organizar eventos acadêmicos e comunitários como Fóruns, Seminários, Encontros Regionais e Reuniões Públicas”.

Sua atuação como RP e assessor combina intuição e uma visão acurada para entender o que é atraente para o consumidor e para seus clientes. “Nunca me vi trabalhando nessa área. Quando o ‘Rio Fácil’ se tornou mais conhecido e começou a ganhar seguidores, passei a ser convidado para eventos, jantares…”, diz Alan. “Um dia, recebi um convite para jantar em algum restaurante em Ipanema. Peguei um dinheiro razoável, achando que íamos ‘rachar’ a conta! Eu era convidado, mas não tinha a menor noção de como se fazia uma degustação para a imprensa, para apresentar o menu de um restaurante. Naquele momento, eu também era imprensa”. Pano rápido!

Os planos para o ano que vem incluem a mudança para o Rio de Janeiro, cidade pela qual o RP, que ama dar longas caminhadas, é apaixonado. Perguntamos se o trabalho com Comunicação já permite se dar ao prazer de se divertir com viagens e uns jantares bacanas aqui e ali, vez por outra: “Sim, permite com moderação”, diverte-se. “Vou fazer tudo com calma, bem pensado. Quero ir para o Rio, mas não quero alugar, quero comprar. Aí, já é outra história, não é?”.

É sim. Alguém duvida?