Quotes

Wagner Moura, Caetano Veloso e outros artistas se unem para protestar contra obra de prédio luxuoso que gerou crise com Geddel

O empreendimento é alvo de uma polêmica envolvendo o baiano Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer

Publicado em 24/11/2016 | Por Leonardo Rocha

Artistas e intelectuais como Caetano Veloso, Tom Zé, Luís Fernando Veríssimo e Wagner Moura integraram um abaixo assinado que protesta contra a construção do edifício batizado de La Vue, em Salvador. De acordo com especialistas, as obras não respeitam os limites impostos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) de 13 pavimentos. O empreendimento é alvo de uma polêmica envolvendo o baiano Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer.

Wagner Moura e Caetano Veloso (Foto: Divulgação)

Wagner Moura e Caetano Veloso (Foto: Divulgação)

O projeto é se tronou ponto central da crise política no governo federal desde que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou o titular da secretaria de Governo, Vieira Lima, de pressioná-lo a aprovar o empreendimento com 30 andares. Geddel negou a pressão, mas confirmou a compra de um apartamento no edifício. Já o texto do abaixo-assinado, publicado nas redes sociais, pede que seja respeitado o parecer do Iphan. “O projeto terá um impacto brutal sobre a paisagem do sítio histórico do Porto da Barra, uma das mais belas praias urbanas do mundo e patrimônio precioso da primeira capital do Brasil”.

Em nota, os artistas, escritores, jornalistas, professores e produtores apoiam texto contra a construção do luxuoso arranha-céu. Um protesto organizado para está sexta-feira, chamado de Ocupa La Vue, está sendo organizado pelo coletivo Subverso, o mesmo que já realizou atos na capital baiana contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos.

Entre os que apoiam o documento estão: Caetano Veloso, Tom Zé, Dori Caymmi, Luis Fernando Verissimo, Sonia Braga, Wagner Moura, Emanoel Araujo (escultor e curador), Milton Hatoum, Nana Caymmi, Xico Sá, Anna Muylaert, Benjamin Moser (biógrafo e escritor), João José Reis (historiador), Luiz Carlos Maciel, Danilo Caymmi, Paula Lavigne, Guto Burgos (produtor), Sergio Machado (cineasta), Péricles Cavalcanti, Moreno Veloso, Jorge Salomão, Jerusa Pires Ferreira (ensaísta), José Walter Lima (cineasta), Regina Boni (figurinista e marchande), Renato Braz, Jussara Silveira, Lucas Santtana, Otto, Gerônimo, Paquito, Tiganá Santana, Leo Cavalcanti, Josélia Aguiar (jornalista e curadora da Flip), Cecilia Amado (cineasta), Carlos Rennó (letrista), Bob Fernandes (jornalista), Ronei Jorge, Felipe Cordeiro, Roberto Barreto (do BaianaSystem) e Teago Oliveira, entre outros.

Pesquisas relacionadas