Vida real ou fantasia? Astros de “Zoolander”, Ben Stiller e Owen Wilson desfilam na Valentino e causam furor. Entenda o processo!


Cena de filme gravada na Semana de Moda? Teasing do pretenso futuro sucesso de Hollywood? Moda e cinema de mãos dadas? Ação do Peta? Saiba tudo!

A história funciona mais ou menos assim: as artes audiovisuais – leia-se sobretudo o cinema – servem como o manancial de referências que inunda o imaginário das outras formas de expressão, com a moda pontificando o suprassumo dessa esponja e rebatendo de volta, com todo o seu potencial enquanto ambiente formador de mitos, aquilo que depreende da Sétima Arte. Foi mais ou mesmo assim o desfile da Valentino, nesta manhã de terça-feira (10/3), na Semana de Moda de Paris: emoldurando a coleção, as presenças divertidíssimas de Ben Stiller e Owen Wilson, astros que compõem tanto o hall of fame daqueles que são cult em Hollywood quanto dos que rendem boas bilheterias, repetiram no catwalk os papeis dos top models afetados imortalizados por ambos em “Zoolander” (idem, Paramount Pictures e outros, 2001), um dos primeiros longas dirigidos por Stiller, no qual ele avacalha com o mundinho da moda.

Com modelitos esdrúxulos que brincam com a excentricidade do mundo da moda, Stiller e Wilson dão aquela paradinha típica diante do pit de fotógrafos envergando de ponchos a palazzo pijamas (Foto: Reprodução)

Com modelitos esdrúxulos que brincam com a excentricidade do mundo da moda, Stiller e Wilson dão aquela paradinha típica diante do pit de fotógrafos envergando sobretudos com rocambolescos terninho e palazzo pijama (Foto: Reprodução)

Amigos de longa data e parceiros de produções como “Os Excêntricos Tenenbaums” (The Royal Tenenbaums, Buena Vista Pictures, 2001, a produção que pôs para valer no mapa o diretor Wes Anderson – na ribalta atualmente por conta de “O Grande Hotel Budapeste”) – e da trilogia “Uma noite no museu” (Night at the Museum, de Shawn Levy, Twentieth Century Fox, 2006-2014), Stiller e Wilson estão atualmente por conta da sequência de “Zoolander” programada para estrear em fevereiro de 2016, pertinho do próximo Oscar, quando provavelmente uma penca de celebridades vestirá Valentino no red carpet.

Nada mais propício, portanto, do que já fazer um teasing esperto do novo filme no ambiente que eles ironizam, justo na semana de moda mais importante do mundo. E logo no desfile de uma marca icônica como Valentino. Ótimo também para a grife capitalizar uma mídia extra à custa de mais essa propaganda gratuita, que já pipoca desde hoje nas mídias sociais, além de toda a visibilidade que já teria normalmente com a exposição da coleção outono inverno 15/16. Tempos modernos, como diria Charlie Chaplin.

Já havia rumores de que a equipe do filme e os dois atores, que dão vida à respectivamente Derek Zoolander e Hansel – rivais nas passarelas que encontram semelhanças na vida –, andavam dando as caras no quartel general da marca em Roma e isso também pode indicar alguns possíveis figurinos criados pela Valentino para o filme. Quem sabe?

E, como estamos falando de a vida imitando a arte em uma patamar onde  já não se sabe mais o que é fantasia e quando se trata de realidade, o próprio site da Vogue noticiou o fato hoje, usando como mote “Are you ready for your close up?”, que significa “Você está pronto para o seu close up?” – a famosa frase imortalizada por Billy Wilder em “O crepúsculo dos deuses” (Sunset Boulevard, Paramount, 1950), petardo lançado pelo fictício diretor da película para convencer a estrela (louca por mídia e louca de carteirinha) vivida por Gloria Swanson, em transe após cometer um assassinato, a se entregar à polícia diante dos paparazzi e colunistas sociais atônitos. Sim, essa é a vida como ela é!