Top Ten de dislikes: ‘Baby’, de Justin Bieber ocupa o topo da lista


O site Heloisa Tolipan listou os dez hit com maior rejeição no YouTube, que apesar de ocuparem o topo das paradas de sucesso nas rádios e nas pistas de dança, não agradou muitos fãs. Esse ranking conta ainda com Luis Fonsi, PSY, Nicki Minaj e Miley Cyrus, entre outros. Vem saber!

O clipe Baby, de Justin Bieber é a faixa recordista de dislikes no Youtube

*Por Rafael Moura

Recorde é o ato de superar limites, e muitos deles foram feito para serem quebrados. E quando eles têm um lado negativo? Pois é, o site Heloisa Tolipan listou os dez clipes com o maior números de dislikes no YouTube, apesar de muitas dessas faixas terem sido altamente premiadas e dominado as paradas de sucesso e as pistas de dança, em seus anos de lançamento. A faixa campeã é o hit ‘Baby’, de Justin Bieber. Vem saber quem também está nesta lista.

01) “Baby” – Justin Bieber feat. Ludacris

A faixa de 2009, com 11,19 milhões de dislikes, que projetou o astro canadense para o mundo, explodiu nas pistas de dança de todo o mundo conquistando uma legião de beliebers, fãs do cantor. Entre elas estão as cantoras Billie Eilish e Camila Cabello, a estilista Victoria Beckham, a modelo Ruby Rose, a família Kardashians e as brasileiras Larissa Manoela e Camila Coutinho. Ah, vale ressaltar que a atriz Drew Barrymore trocou elogios com o ídolo em um live pelo Instagram. A ‘Pantera’, Dylan Sanders, confessa que gosta muito das roupas da linha Drew House, fundada por Bieber. “Eu amo a sua linha, ela é tão boa. Ela é legal e otimista, e me sinto honrada de fazer parte dela”, comentou a atriz, cujo rosto aparece em alguma das peças. “Eu também amo ver você e sua mulher, como vocês se amam e se apoiam”.

02) “It’s Everyday Bro” – Jake Paul feat. Team 10

O ator americano e youtuber, Jake Joseph Paul, ocupa o segundo posto dessa lista com 4,6 milhões de dislikes, na faixa ‘It’s Everyday Bro’, de 2017. A personalidade alcançou a fama no extinto aplicativo de vídeo Vine. Paul ficou conhecido por interpretar o papel de Dirk na série do Disney Channel, em 2016. Recentemente o platinado causa polêmica no twitter ao postar “a ansiedade é você quem cria”, sendo que o distúrbio é um ‘mal’ reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma extensão da depressão, que aflige milhares de pessoas no mundo inteiro. E, é claro, que a internet não perdoou!

Essa não foi a primeira controvérsia online protagonizada por Jake Paul, que no passado publicou mensagens com tons racistas ou homofóbicos. Entretanto, “arreliar” seus milhões de seguidores parece ser algo inerente ao sobrenome: Jake Paul é irmão caçula de Logan Paul, ator e também influenciador digital.

03) “Despacito” – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee

Campeã de todas as paradas de sucesso em 2017, o hit ‘Despacito’, do porto-riquenho Luis Fonsi  Daddy Yankee tem a marca de 4,4 milhões de dislikes, no Youtube. O reggaeton-pop faz parte do álbum ‘Vida’, de 2018 do artista, que arrematou as paradas de 47 países e alcançou o top ten de dez outros, se tornando o single mais bem sucedido de sua carreira, até o momento. Em agosto de 2017, o videoclipe se tornou o mais visto do YouTube com 3 bilhões de views. Hoje tem 6,6 bilhões de visualizações, cerca de 75% de toda a População da Terra.

A faixa recebeu críticas positivas que elogiaram a fusão entre os ritmos latinos e urbanos e uma infinidade de prêmios –  Quatro Grammys Latinos, em 2017: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Fusão Urbana/ Performance, e Melhor Curta metragem. Foi classificada como a quinta melhor música latina de todos os tempos pela Billboard, além do top ten do ano pela Time, Billboard e Rolling Stone. A versão remix recebeu três indicações ao Grammy Awards como Gravação do ano, Canção do ano e Melhor desempenho de pop em duo ou grupo na edição de 2018. A canção também foi nomeada para três Latin American Music Awards e um MTV Video Music Awards de 2017. O Hall of Fame dos compositores latinos reconheceu ‘Despacito’ como a Canção do Ano em seu 5º Prêmios La Musa. A música também ganhou dois Teen Choice Awards, dois Prêmios da Juventude e um NRJ Music Award.

04) “Friday” – Rebecca Black

Lançada em 2011, a faixa de Rebecca Black, acaba de completar nove anos. ‘Friday’ tem a marca de 3,63 milhões de dislikes, no Youtube, quando a jovem tinha 13 anos de idade sendo sua primeira música que rapidamente viralizou na web, mas a reação foi negativa por parte dos internautas. Em seu Instagram a cantora relembrou que, aos 13 anos, sentia “vergonha de si” e medo das outras pessoas e que, aos 15 anos, enfrentou uma depressão. Ela também relata que sofria bullying no ambiente escolar quando tinha por volta de 17 anos e que sofreu rejeição de “todos os produtores” musicais aos 19 anos de idade. Recentemente, a artista lançou duas músicas que marcam uma nova fase de sua carreira: ‘Self Sabotage’ e a ‘Closer’, sendo seus primeiros lançamentos de 2020. Nos últimos anos, ela tentou quebrar a imagem daquela garotinha de ‘Friday’ e lançou várias canções com potencial para se tornarem hits, mas parece que o público ainda não esqueceu seu passado.

05) “How it is ( wap bap … )” – Bibi H

Aos 27 anos, a cantora Bianca Claßen, mais conhecida por seu nome de canal no YouTube BibisBeautyPalace, que tem mais com mais de 6 milhões de inscritos para ver e ouvir seus conteúdos sobre moda e beleza alemã. Em 2017, a influencer apostou no universo da música ao lançar o hit ‘How it is ( wap bap … )’, que rapidamente alcançou a marca de 3,1 milhões de dislikes na plataforma. Parece que o público não ficou muito feliz.

06) “Gangnam Style” – PSY

Em 2012, a cultura oriental invadiu o ocidente quando o rapper sul-coreano Psy explodiu com o hit ‘Gangnam Style’, um misto de K-pop, Electro house, Dance-pop. Apesar do extremo sucesso, que ultrapassou a marca de um bilhão de visualizações, tornando-se o primeiro a alcançar tal marca no Youtube. O fato ocorreu em 2012 e modificou o modo das empresas e artistas enxergarem a plataforma. Com o fenômeno mundial, o artista se tornou o primeiro artista de K-pop a chegar ao resultado estabelecido pela indústria musical ocidental. Tanto que o cantor recebeu a medalha Ordem Okgwan do mérito cultural, uma das premiações mais conceituadas da Coreia do Sul. A faixa acumula a marca de 2,3 milhões de dislikes.

07) “Dame Tu Cosita” – El Chombo feat. Cutty Ranks

O produtor panamenho El Chombo é o autor do hit ‘Dame Tu Cosita’, a faixa lançada em outubro de 2017, viralizou quando o francês ArtNoux, animador de vídeos de jogos, resolveu fazer um vídeo do “Alien Popoy possuído pela vibração do reggaeton”. ‘Popoy – Dame Tu Cosita’, postado no Dailymotion, só precisou de 46 segundos e muita originalidade para bombar na rede.  ‘Dame’, nome original da trilha sonora, era uma canção das mixtape ‘Los Cuentos de la Cripta 2’, de 1997, de El Chombo. Na época, a música, feita em parceria com o cantor jamaicano de dancehall, Cutty Ranks, não pegou. Em 2018, após o engraçado vídeo da dança do alienígena tomar conta da internet, a canção ficou imortalizada.

A Ultra Records, dona dos direitos autorais da faixa, convocou dois nomes de peso na música latina para um remix, que bombou tanto quando a versão original, Pitbull e Karol G. A nova versão ganhou também os vocais originais de Cutty Ranks e foi produzida por Afro Bros. A música já levou El Chombo ao Nº1 da Billboard’s Hot Latin Songs e Nº 36 na Billboard Hot 100. Apesar de todo o sucesso, a faixa tem 2,5 milhões de dislikes.

08) “Sweatshirt” – Jacob Sartorius

O cantor americano e celebridade da internet  Rolf Jacob Sartorius ascendeu à fama através das mídias sociais com vídeos de lip-sync (dublagem) no app Musical.ly. Em 2016, ele lançou seu primeiro single ‘Sweatshirt’, que entrou na tabela Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e no Canadá. O clipe que a acompanha a faixa tem a participação da atriz americana Luna Blaise. Uma produção que contou com a ajuda de sua família e amigos, o vídeo foi gravado e enviado para o YouTube, se tornando o oitavo mais ‘odiado’ na plataforma, com 2,2 milhões de dislikes.

09) “Anaconda” – Nicki Minaj

O ano era 2014 e o Nicki Minaj rebolava na cultura Jamaicana, dos anos 1970 do dancehall para trazer a sensualidade do twerk para o hit ‘Anaconda’, que fez muita gente sacudir a raba, inclusive esse repórter que vos ‘fala’. A música faz parte do terceiro álbum de estúdio da artista ‘The Pinkprint’ e alcançou a segunda posição da Billboard Hot 100, tornando-se assim a música mais alta de Minaj, nos Estados Unidos. Ela passou oito semanas consecutivas no top dez na lista Hot 100, atingindo o pico na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

O clipe, dirigido por Colin Tilley, quebrou o recorde de visualizações de 24 horas na Vevo, batendo o recorde de 19,3 milhões de 24 horas, que era de Miley Cyrus, com ‘Wrecking Ball’, em setembro de 2013. Em 30 de agosto de 2014, onze dias após o lançamento do vídeo da música, ‘Anaconda’ recebeu o Vevo Certificado por receber mais de 100 milhões de visualizações. Em maio de 2015, Taylor Swift superou o recorde de Minaj, com ‘Bad Blood’, que atingiu 20,1 milhões. Minaj lançou oficialmente a música, ao vivo, no Video Music Awards (VMA) de 2014, e também no Fashion Rocks e no Festival Musical iHeart Radio, além de ser considerado o clipe mais sexy de 2014, pela VH1. Anaconda foi nomeado para Melhor Canção de Rap no Grammy Awards. A canção também foi indicada para duas categorias no VMA de 2015: Melhor Clipe Feminino e Melhor Clipe de Hip-Hop (vencedora).

Nos Estados Unidos, a canção estreou como número três na Digital Songs vendendo 141.000 downloads na primeira semana. A rapper se tornou o primeira de ter duas músicas simultâneas (Anaconda e Bang Bang) entre as três primeiras posições no ranking, antes conquistado apelas por Taylor Swift, na lista em 22 de setembro de 2012. Na Billboard Hot 100, a canção estreou no número dezenove, marcando a 51 entrada na Hot 100 da Minaj e, posteriormente, sair de um empate com Michael Jackson para a carreira geral de entradas na Hot 100. O vídeo que arrecadou 32,1 milhões de downloads em sua primeira semana. Um clipe polêmico que dividiu opiniões, o que acabou acumulando uma alta taxa de rejeição no YouTube, o que fez o vídeo chegar aos 1,6 milhões de dislikes.

10) “Wrecking Ball” – Miley Cyrus

Encerrando esse top ten, temos Miley Cyrus com ‘Wrecking Ball’ que faz parte do quarto álbum da da cantora americana, o Bangerz (2013), um pop, que discute a deterioração de um relacionamento; houve grandes especulações de que a música foi inspirada pelo ex-noivo da artista, Liam Hemsworth. A canção foi originalmente escrita para Beyoncé, mas acabou sendo sucesso na voz da ídola platinada que teve uma crítica super positiva da mídia especializada. Contudo, alguns questionaram se a emoção da faixa era verdadeira, por ter gerado controvérsias sobre a sua imagem sexual crescente.

Lançada como uma faixa promocional na loja virtual iTunes Store, ‘Wrecking Ball’ estreou na 50.ª posição na Billboard Hot 100, tornando-se a primeira obra da artista a atingir a primeira posição, principalmente depois do polêmico clipe. Até janeiro de 2014, haviam sido vendidas mais de três milhões de cópias, nos Estados Unidos. Internacionalmente, o single obteve um sucesso forte: alcançou o topo no Canadá e Reino Unido, e conquistou as dez melhores posições em grande parte da Europa e na Oceania.

O vídeo dirigido por Terry Richardson e estreou em setembro de 2013, com cenas focadas no rosto de Cyrus cantando e chorando, inspiradas em ‘Nothing Compares 2 U’, de Sinéad O’Connor, com inserts da artista nua balançando em uma bola de demolição, em referência ao título da canção. além de vestir uma camiseta branca sem mangas e uma calcinha – assim como na capa do single; à medida que a história avança, ela aparece na bola apenas com botas da Dr. Martens.

Até agosto de 2014, o filme tinha o recorde de mais assistido na plataforma Vevo em 24 horas após o lançamento, mantendo o de ter sido o mais rápido a atingir a marca de 100 milhões de views, até o lançamento de ‘Hello’, de Adele. A produção também venceu a categoria de Video of the Year durante os MTV Video Music Awards de 2014. A artista interpretou a obra ao vivo diversas vezes, como no iHeartRadio Music Festival e um episódio do Saturday Night Live. Além disso, foi incluída na lista de canções da Bangerz Tour. O vídeo musical da faixa foi parodiado diversas vezes no YouTube, a música batendo o recorde de  versões, assim como 1,5 milhões de dislikes, na plataforma de streaming.