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Todos os holofotes para a 40 Graus, em Natal (RN): feira de calçados e acessórios da indústria do Sul faz a moda ser plural e ganha chancela de atender o Norte e Nordeste

De acordo com o diretor da Merkator Feiras e Eventos (empresa promotora da feira), Frederico Pletsch, a 40 Graus está consolidada como a grande fornecedora do varejo segmentado

Publicado em 16/03/2014 | Por Heloisa Tolipan

Deu certo! A indústria calçadista do Sul do país subiu o Trópico de Capricórnio pela segunda vez e realizou em  Natal (RN) a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios sob organização da Merkator Feiras e Eventos, responsável também pela Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios, em Gramado, no Rio Grande do Sul. E a gente conferiu in loco a importância de se deslocar o holofote para novos palcos na medida em que a feira se consolidou como um grande evento para o varejo do Norte e Nordeste do país. A frase  mais contundente de Frederico Pletsch, diretor da Merkator –  “as empresas calçadistas souberam trazer coleções específicas para o varejo local” – foi corroborada com as negociações entre expositores e lojistas, que foram até a capital do Rio Grande do Norte para abastecer o comércio, que deve bombar em datas como Dia das Mães, Festas Juninas e Dia dos Namorados. Com a inciativa dessa feira, a indústria calçadista conseguiu entender o desejo do consumidor local, considerando as condições climáticas das regiões Norte e Nordeste. E, abrindo mão da ditadura das semanas de moda lançadoras de tendências, foi capaz de produzir novas coleções para lugares onde o Verão é a tônica quase o ano inteiro.

O abastecimento destes mercados e o relacionamento estreito da indústria de acessórios do Sul do país com o varejo dessas regiões – que, por sua vez, atenderá o consumidor final com perfis de classes sociais de A a Z – mostra, mais uma vez, o que venho constatando e frisando em várias matérias: existe algo além do tal mundo da moda empírico, conceitual, hermético, vanguardista para poucos. Estamos às vésperas da São Paulo Fashion Week, do Minas Trend e do Fashion Rio. Vamos conferir as tendências para o Verão 2015. E a 40 Graus está alinhada e adequada às datas do line-up dos lançamentos. A moda hoje não está mais restrita a uma determinada classe social ou lugar. Ecoa para todos os públicos e pulsa nas mais diferentes regiões.

Nesta segunda edição da feira, ficou patente o que Frederico Pletsch havia dito quando contabilizou o resultado da primeira investida em Natal, no ano passado. Ele já havia garantido que as lideranças sindicais da indústria de acessórios do Sul do país souberam captar a necessidade do mercado. À época, ressaltou que, para a realização desta segunda edição, as empresas teriam um período maior para planejar e executar as coleções de acordo com as preferências locais.

Agora, Frederico Pletsch destacou o crescimento da feira com relação ao ano passado. “Este ano, a feira já cresceu 20% sobre o ano passado e estamos esperando uma expansão para 2015”.  E o empresário, que recebeu a visita da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, teve a palavra dela que de que haverá ampliação dos pavilhões do Centro de Convenções  de Natal, que poderá abrigar um número maior de expositores, oferecendo maior infraestrutura e conforto aos visitantes da terceira edição da 40 Graus, em 2015. Rosalba assegurou que já possui uma verba de R$ 30 milhões do Ministério do Turismo, para a ampliação do parque, que terá no total 11.200 metros quadrados de área. “Com esta nova realidade estamos projetando uma feira ainda mais potente para o setor no próximo ano”, sinaliza Pletsch.  A terceira edição da  40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios será realizada entre os dias  9 e  11 de março de 2015, no Centro de Convenções de Natal/RN.

Quem já está arregaçando as mangas é Roberta Pletsch, diretora de relacionamento da Merkator, com o objetivo de ampliar ainda mais a parceria e presença das indústrias de acessórios e a consolidação, em cada edição da 40 Graus, como forte plataforma geradora de negócios entre indústrias/marcas e lojistas. Presidente do Sindicato de Indústria de Calçados de Igrejinha, no Sul do país, Renato Klein, conjuga da mesma cartilha de quem investiu em uma feira com um direcionamento totalmente focado. “O lojista veio nos prestigiar e todo aquele expositor que trouxe uma coleção com o foco nos consumidores das regiões Norte e Nordeste está comemorando a retirada de pedidos. É importante pensar e direcionar as coleções para este mercado diferenciado”. 

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Os expositores entenderam bem a mensagem dos organizadores da feira, Vou dar um exemplo: Com o objetivo de ampliar ainda mais a parceria com o mercado do Norte e Nordeste do Brasil, a Calçados Bebecê desenvolveu uma coleção específica para a venda para o Norte e Nordeste. “Estivemos presentes para reforçar nossa parceria com o Norte e o Nordeste, oferecendo aos lojistas a qualidade dos nossos calçados e coleções especiais para essas regiões do país”, contou o gerente de vendas da Regional Norte/Nordeste, Jarles Ellwanger.

Jarles ressalta que o consumo do Norte e Nordeste é realizado em maiores proporções, comparado às demais regiões. Isso acontece devido à ampla oferta de crédito recebida. “A concentração das famílias de baixa renda, junto com a ascensão das classes C e D, facilita as melhores ofertas de crédito, ajudando na entrada de mais produtos”, explica.

O desenvolvimento de coleções específicas para estas duas regiões é um reflexo das altas temperaturas que ocorrem o ano todo, e já é considerado um grande reconhecimento da indústria nacional ao potencial de consumo do Norte e do Nordeste do país. “Além disso, há as datas de festividades regionais, motivo de campanhas de marketing específicas e que permitem uma grande interação com o público-alvo, valorizando seus gostos, costumes e crenças”, disse. A Calçados Bebecê, de Três Coroas (RS), é uma das maiores fabricantes de calçados do Vale do Paranhana.

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É claro que precisamos ressaltar aqui, nesta matéria, também, o fator turismo de negócios. E a Merkator Feiras e Eventos vem apostando nesse filão. Apenas em 2013, esse tipo de viagem movimentou R$ 36,79 bilhões no país, um crescimento de 13,8% em relação a 2012, de acordo com dados da Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). “Esse é um conceito que está no DNA da Merkator desde a sua origem. As feiras que realizamos trazem isso consigo, e acreditamos que esse fator tem feito o sucesso de eventos como a 40 Graus”, o afirma o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.

E a capital do Rio Grande do Norte é cenário perfeito para a união business + turismo.

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40 GRAUS – A 40 Graus conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. A Merkator Feiras e Eventos e os sindicatos realizam anualmente também o Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, e a feira Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios, ambas em Gramado, nos meses de maio e novembro respectivamente.

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