Thom Yorke, do Radiohead, quebra recorde mundial e lança a música mais longa da história, com 18 dias de duração


“Subterranea” foi composta como trilha da exposição “The Panic Office”, e só foi tocada uma vez, do dia 21 de maio a 6 de junho deste ano

Que o pessoal do Radiohead curte inovar a gente já sabe desde o lançamento de “In Rainbows”, quando a banda disponibilizou o disco inteiro para download gratuito, muito antes de isso virar modinha por aí. Agora, Thom Yorke volta a surpreender os fãs, graças a uma canção que compôs para a exposição do amigo Stanley Donwood. O motivo? A música dura 432 horas e é a mais longa já composta na história!

Stanley e a banda têm colaborado há anos e o artista é o cara responsável por grande parte das capas de álbum do grupo.  Para sua exposição “The Panic Office”, o líder do Radiohead compôs “Subterranea”,uma faixa que tocou de 21 de maio a 6 de junho, enquanto as obras do artista estiveram expostas. De acordo com a Billboard, a música era “atmosférica, experimental e com sons de ambiente gravados especificamente para a ocasião”. Era, porque a música não será lançada e só ficou disponível durante os dias citados acima.

Thom Yorke: líder do Radiohead criou a música mais longa da história, com 18 dias de duração (foto: Divulgação)

Thom Yorke: líder do Radiohead criou a música mais longa da história, com 18 dias de duração (foto: Divulgação)

Se você ainda não conseguiu entender direito a grandiosidade da faixa, HT explica: o recorde anterior era de uma música que durava 1 hora, 43 minutos e 40 segundos. Com “Subterranea”, Thom Yorke conseguiu criar um som com duração de 18 dias. Ou 25.930 minutos. Mesmo se for lançada, será que alguém teria espaço em disco suficiente – ou paciência – para ouvir isso tudo?