Stanley Clarke faz show recheado de clássicos e abre o festival Bossa & Jazz, na Lagoa


De volta ao Brasil, o baixista jazzy tocou grandes hits no primeiro show do Sesc Amplifica – Bossa & Jazz, no Rio

Um dos maiores nomes do jazz americano, Stanley Clarke fez bonito na Zona Sul carioca, na noite de quinta-feira (14). Pela primeira vez no Rio com seu trabalho solo, o baixista levou um  grande público ao Parque dos Patins, na Lagoa, dando início à primeira edição do festival Sesc Amplifica – Bossa & Jazz com clássicos de sua carreira, além de músicas inéditas.

Acompanhado por uma banda formada pelo saxofonista Kamasi Washington, o pianista e tecladista Phil Davis e pelo baterista Michael Mitchell, de apenas 18 anos que vem chamando a atenção no cenário internacional, Stanley e seus músicos trouxeram um repertório recheado de hits que estavam na ponta da língua do público, como ‘School days‘, ‘Sweet baby‘, ‘How deep in the ocean’ e ‘Light as a feather’, entre outros.

Durante os anos 1970, Clarke fez parte da banda Return to Forever, liderada pelo pianista e tecladista Chick Corea. A Return tornou-se uma das mais importantes bandas do gênero fusion – um mix entre jazz e rock – e seus vários discos foram sucesso absoluto com o público, garantindo destaque na mídia. Nesta mesma época, Clarke resolveu começar carreira solo. Sendo assim, lançou um álbum intitulado com o próprio nome. Os mais conhecidos do baixista são ‘Stanley Clarke‘ (1974), ‘Journey to love‘ (1975) e ‘School days‘ (1976).

Em tempo: O músico ainda toca no Sesc Barra Mansa, nesta sexta-feira (15).

Fotos: Vinícius Pereira