SENAI CETIQT: vem saber sobre o evento ‘Africanidades: Moda, Cultura e Representatividade’


A cultura afro será a protagonista na realização de palestras, oficinas e rodas de conversa. O evento, que será transmitido pelo Youtube da instituição, dia 23, contará com a presença de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre temas como “Experiências no Campo da Moda sob uma Perspectiva Negra”, “Motivações e perspectivas para a criação de uma plataforma de conexão entre empregos na área de moda e indivíduos negros”, além de uma exposição digital com trabalhos de empreendedores negros

Uma sinergia entre moda, estética, comportamento e representatividade. Os aspectos sociais da africanidade quebrando barreiras, estereótipos e a valorização na identidade da cultura como base para construir, entender e decodificar as narrativas e ações que surgem em alta potência em movimentos sociais. O SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil de confecção e química e permeado pela tríade tecnologia, inovação e educação para o hoje e o futuro, realizará, dia 23, o evento 100% em plataforma digital “Africanidades: Moda, Cultura e Representatividade“.

A cultura afro será a protagonista na realização de palestras, oficinas e rodas de conversa. O evento, que será transmitido pelo YouTube da instituição e contará com a presença de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre o tema.

A professora Marilene Rocha abre os trabalhos, às 13h30, com uma oficina criativa em macramê. Entendendo o “Movimento Vidas Negras Importam” será o tema da palestra de Heloisa Helena de Oliveira Santos, professora do IFFRJ, com mediação da professora do SENAI CETIQT Cristiane Santos. Em seguida, teremos a roda de conversas “Desengasga: Experiências no Campo da Moda sob uma Perspectiva Negra” com o professor do SENAI CETIQT Marcelo Souza Silva falando sobre a experiência pessoal e trajetória profissional; Adriane Santos Brito, aluna do Bacharelado em Design de Moda abordando as Motivações e perspectivas para a criação de uma plataforma de conexão entre empregos na área de moda e indivíduos negros; Larissa Oliveira, também aluna do Bacharelado em Design de Moda, apresentando suas considerações sobre Estética e Autoestima e Matheus Guardiano de Jesus Pereira com seus Relatos de experiência de um jovem empreendedor.

Vamos mergulhar também em uma exposição online com trabalhos de empreendedores negros e atividades que aprofundarão a discussão sobre o desenvolvimento de negócios, oportunizando a conexão entre diversos protagonistas. “Essa é uma boa ocasião para que os participantes possam ampliar suas redes de contato e também abre espaço para prospecção de oportunidades e incentivo a geração de negócios”, comenta Bernardo Queiroz, Coordenador de Empregabilidade Discente do SENAI CETIQT.