Quotes

SENAI CETIQT: Oficinas, minicursos e palestras integram programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e é realizada em centenas de instituições pelo Brasil, como o SENAI CETIQT, simultaneamente nas unidades Riachuelo e Barra da Tijuca, entre os dias 22 e 25 de outubro. Este ano o tema é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". “Os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são resultantes do trabalho colaborativo que contou com a participação de alunos, professores, coordenadores e gerentes da instituição, todos focados na inovação e desenvolvimento sustentável integrados à indústria Química, Têxtil e da Moda”, explica o professor Luciano Roberto Padilha de Andrade, da Coordenação Acadêmica do Curso de Engenharia Química

Publicado em 20/10/2019 | Por Heloisa Tolipan

SENAI CETIQT está com uma programação especial para a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2019, que acontece de 22 a 25 de outubro, nas unidades Barra da Tijuca e Riachuelo com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Na programação, palestras, oficinas, minicursos de Engenharia e Design de Moda, além de apresentações em formato de pôster.

“A educação é o princípio do desenvolvimento, então a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de levar aos alunos e à comunidade informação sobre a importância da ciência e tecnologia na sociedade hoje e amanhã. Nós precisamos despertar essa vontade de pensar na ciência como o início desse caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir desigualdades e discriminações”, como frisa sempre o gerente de Educação do SENAI CETIQT, Robson Wanka

“Os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são resultantes do trabalho colaborativo que contou com a participação de alunos, professores, coordenadores e gerentes da instituição, todos focados na inovação e desenvolvimento sustentável integrados à indústria Química, Têxtil e da Moda”, explica o professor Luciano Roberto Padilha de Andrade, da Coordenação Acadêmica do Curso de Engenharia Química.

O SENAI CETIQT corrobora que a Bioeconomia é um dos principais temas quando pensamos na diversidade natural do Brasil. Uma economia sustentável, que reúne todos os setores que utilizam recursos biológicos. Com a quantidade de biomas que temos, somos um grande gerador de recursos e desenvolvimento. Esse e outros temas importantes para a evolução do Brasil estarão sendo debatidos na Semana da Ciência e Tecnologia.

Na Unidade Barra da Tijuca, o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 25 de outubro, será com o evento denominado Africanidades: moda, cultura e representatividade, com duas palestras sobre Apropriação Cultural e Moda/Representatividade: a primeira, com Suzana Mattos (Sebrae/RJ) e Ligia Pereira (Projeto Afrocriadores); e, a segunda, com Eliete Cássia (Mestre em Artes/UERJ) e Heloisa Helena (Doutora IFRJ/Belford Roxo). O espaço contará também com as oficinas Rainhas Negras do Vestuário: processo criativo em bonecas”, com Marilene Rocha (Professora do SENAI/CETIQT); e Turbantes e suas Amarrações Estéticas, com Adriana Santos (empreendedora de Acessórios Afros).

“Este evento está em conformidade com a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Vamos abordar neste dia, questões relacionadas com a consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e a discriminações”, explicou a professora Cristiane Santos de Carvalho.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia congrega centenas de instituições em todo o Brasil com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e propõe o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.

Mais informações e a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no SENAI CETIQT podem ser acessadas no site senaicetiqt.com .

Serviço:

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do SENAI CETIQT

Data: de 22 a 25 de outubro

Local: Unidades Riachuelo e Barra da Tijuca

Pesquisas relacionadas