SENAI CETIQT: As tecnologias dos games em sinergia com interatividade e trabalho em grupo


Como a filosofia dos games de criatividade, saber lidar com as diferenças, união, perseverança em busca de um objetivo pode ser aplicada em sala de aula? Esse é o barato que a professora de Física do curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT, Claudia Gimenez, percebeu a potencialidade do RPG para transformar as práticas. “Adotamos um sistema base de RPG que foi customizado, nos permitindo avaliar as competências desenvolvidas na matéria “Cálculo e Física do Movimento”. O sucesso dessa avaliação e o engajamento dos alunos foi tão grande que outras turmas de períodos mais avançados vieram nos solicitar participação nessa metodologia”, afirma a professora

Os jogos de RPG (sigla de “Role Playing Game”), nos quais os jogadores interpretam personagens e mergulham em vários universos criando narrativas a partir de um enredo, ganharam tantos adeptos ao longo de décadas que, é claro, foram incluídos no mundo digital. Consolidaram-se como cultura em um mundo cada vez mais tecnológico. Quem nunca ouviu falar em Dungeons & Dragons, Tibia, Diablo ou Warcraft? Lá nos anos 70, o RPG surgiu com a criação de um jogo específico e que faz sucesso até hoje: Dungeons & Dragons (D&D). Durante a partida, os jogadores descrevem as ações de seu personagem, como conversar com outros personagens, lutar contra oponentes e o Dungeon Master descreve o resultado de suas ações. Percebem que um game tem uma filosofia que pode ser desenvolvida tanto como engajamento no mundo físico e no virtual? E mais com mil e uma oportunidades de inspirações?

Esse é o barato que a professora de Física do curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT, Claudia Gimenez, percebeu a potencialidade do RPG para transformar as práticas e assim produzir melhoria do aprendizado nas aulas e, desde 2019, utiliza a estratégia de gamificação com os alunos. Para isso, criou o aluno-monitor da turma, ou “narrador da aventura” (mestre).

“Adotamos um sistema base de RPG que foi customizado, nos permitindo avaliar as competências desenvolvidas na matéria “Cálculo e Física do Movimento”. O sucesso dessa avaliação e o engajamento dos alunos foi tão grande que outras turmas de períodos mais avançados vieram nos solicitar participação nessa metodologia”, afirma Claudia.

De acordo com a professora, a gamificação oferece um ambiente diferenciado aos alunos, deixando-os aptos para atuar em um universo profissional que requer a solução de problemas através de habilidades digitais e conhecimento crítico. “Essa geração entende e respeita os papéis de cada um, a mecânica e as regras dos jogos. O uso do RPG auxilia os alunos a assumir o controle de seu processo de aprendizagem, reforçando o trabalho em equipe e a colaboração, ao invés da competição”, avalia.

Para Mércia Rodrigues, Coordenadora de Ensino Superior da Faculdade SENAI CETIQT, “aqui na instituição buscamos fazer com que o aluno aprenda de forma prática e seja capacitado para o mercado de trabalho. Para isso, utilizamos kits didáticos, simulações e jogos”.

NOVAS TURMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA 

O curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT habilita o aluno a desenvolver produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos, além de conceber e coordenar projetos, processos e serviços de engenharia química. As inscrições para as turmas 2021.1 estão abertas até o dia 11/2/2021. As matrículas podem ser realizadas através do site www.senaicetiqt.com.