Quotes

Inclusão digital acaba em samba! Susana Vieira, Paola Oliveira, Preta Gil e outras divas do pandeirão chamam público para a Avenida!

Grande Rio lança plataforma digital permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, participe do desfile da escola através do celular, tablet ou computador!.

Publicado em 04/02/2014 | Por Heloisa Tolipan

Quem fica aí assistindo as escolas de samba em casa só resmungando… que carnaval não é mais para todos, como aparece nos filmes de Cacá Diegues, que nas escolas de samba só tem globais sem samba no pé, que foi-se o tempo das mulatas do morro… enfim. A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio resolveu enxugar as lágrimas desse povo cheio de mágoa e propor um carnaval geral para todos. Não, a escola não vai pegar um megafone e gritar para a turma que fica do lado de fora, na Presidente Vargas: “Aí gente, chega mais! Camarote com bebida liberada sambando do lado da Paola Oliveira e lugar de destaque no carro alegórico para as 100 primeiras mulatas mais gostosas que chegarem!” Nananinaninha! Nada disso, meu bem! Trata-se de uma inovação, sim, mas não tão democrática assim.

A escola de samba lançou o site www.vaigranderio.com.br, plataforma digital que pretende popularizar o acesso à Marquês de Sapucaí, possibilitando que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, participe do desfile da escola através do celular, tablet ou computador.  Sacou, babe? A ideia é precursora na história do carnaval brasileiro: os arquivos enviados pelos usuários cadastrados no site e com a hashtag #VaiGrandeRio formarão as alegorias de dois carros interativos ao entrarem na avenida. Com isso, a escola aposta que quatro milhões de pessoas participem do desfile, somando participantes físicos e virtuais. É mole ou quer mais? Os vídeos deverão reproduzir cenas do mar e passeios na praia, já que o enredo deste ano é “Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em um vídeo promocional gravado pela escola (http://youtu.be/gkplWhEijLI), famosos como Susana Vieira, Preta Gil, Marina Ruy Barbosa, Paola Oliveira, Barbara Evans, Paloma Bernardi e Fernanda Machado convocam os usuários a interagirem com o site. E mais: a plataforma também cria uma comunidade nas redes, elegendo os maiores fãs que, por isso, recebem recados de algumas celebridades clássicas da escola agradecendo o tal apoio. Cool. “Vamos passar bonito também nas redes sociais com o povo compartilhando a #VaiGrandeRio para aparecer no desfile.”, conta David Brazil, promoter oficial da escola. Já Suzaninha La Vieira chama a turma para participar e estar, mesmo que virtualmente, do ladinho dela causando frisson no carnaval: “Eu vou estar na avenida fisicamente e quem não puder, que venha pela internet desfilar com a gente!”, convoca Susana Vieira, madrinha da escola.

Pesquisas relacionadas