Quotes

Sabor frisante com gostinho de goiaba vindo do Nordeste: Ludovicus é criada por cervejaria artesanal de Natal em homenagem ao mestre Câmara Cascudo

De cor rosada, a Ludovicus tem adicionada goiaba ao malte. A fruta faz parte de relatos literário e consta como favorita do folclorista, jornalista, antropólogo e advogado Câmara Cascudo (1898-1986). A história em torno da bebida revela o DNA potiguar da cervejaria em ressaltar a cultura do Rio Grande do Norte.

Publicado em 06/11/2019 | Por Heloisa Tolipan

As fashion weeks tiveram um inesperado sabor frisante vindo do Nordeste: a cerveja Ludovicus, criada pela cervejaria artesanal Raffe em homenagem ao mestre Câmara Cascudo, conquistou fashionistas e foi taste da celebração da edição 25ª do Minas Trend. Fashionistas, influencers e jornalistas da  imprensa especializada em moda brindaram a moda brasileira com a cerveja frutada de origem potiguar. De cor rosada, a Ludovicus tem adicionada goiaba ao malte. A fruta faz parte de relatos literário e consta como favorita do folclorista, jornalista, antropólogo e advogado Câmara Cascudo (1898-1986).
A história em torno da bebida revela o DNA potiguar da cervejaria em ressaltar a cultura do Rio Grande do Norte. Assim nasceram os maltes da Galega Alecrim (personagem emblemático de Natal), 084 (prefixo de chamada de longa distância do RN), Nísia (em homenagem à icônica feminista) e Ponta Negra (cartão postal de Natal). Os rótulos de cada cerveja citada se converteram em T-shirt da collab entre a Cervejaria Raffe e a grife Sem Etiqueta – marca que desponta com o mais genuíno do lifestyle do potiguar.
O caminho entre a Raffe e a moda começou, porém, no lançamento do verão da grife Arezzo. “A gente pensou em algo novo, além dos coquetéis e espumante. O efeito frisante e o sabor da Ludovius logo se fizeram perfeitos para o leve e colorido verão e, principalmente, da coleção Pantone e Colore”, conta Patrícia Porto, franqueada da Arezzo. Começa, então, a trajetória fashionista da bebida. O primeiro capítulo, além da tonéis, foi o lançamento da coleção de camisetas durante a festa de dois anos da cervejaria, realizada no Covil – QG da marca no bairro de Candelária em Natal. A edição limitada, toda em malha branca, esgotou.
Com a chegada o verão, os prints dos rótulos devem ganhar novos modelos em variadas cores. A contagem regressiva começou. E não será surpresa quando ganharem o selo “testado e aprovado”. O efeito borbulhante da bebida rosada também se espalha pelo Brasil e deve virar hit do verão. A Raffe tem distribuidores, por enquanto, no Nordeste. Mas não se espantem se, por acaso, com a possível chegada da Raffe no verão carioca.
O fundador do site Finíssimo, Thiago Malva, compôs look com a camiseta Ponta Negra e amou o sabor da frutado da Ludovicus. Silvana Holzmeister – escritora e jornalista de moda – foi vista com uma garrafinha da cerveja fashionista. Baiana e antenada na moda potiguar, Ju Ferraz amou a experiência do malte da Ponta Negra. O print da cerveja 084 ganhou atenção e o corpo de Gabriel Pita – modelo baiano e um dos nomes mais tops das últimas temporadas. O site Heloisa Tolipan brindou o sucesso de visualizações no Minas Trend ao leve e sabor frisante da cerveja de goiaba. Cerveja ou frisante? “A sensação é leve de frisante, mesmo”. diz Eduardo Viveiros – fundador do site Calma.

Thiago Malva

O jornalista potiguar Augusto Bezerril diz que, para entender o sucesso, é preciso saber mais sobre o “potiguês”. A grife Sem Etiqueta em coleção com gírias locais como “resenha”, que significa diversão. O símbolo da marca é um caju, fruta que muito diz da terra do maior Cajueiro do Mundo. Já a Raffe Cervejaria coleciona prêmios pelo mundo do malte e não arreda o pé do criar mais novidades de sabor frutado.
Adriano Miranda, Fernando Nóbrega e Raul de Souza não param de  criar sabores e, para quem vai passar por Natal, vale conhecer o Covil – anexo da fábrica, localizada no bairro de Candelária. O espaço abre às sextas e sábados e reúne gente bonita e descolada na capital potiguar. Para quem deseja fazer o look, a Sem Etiqueta tem loja no badalado bairro de Petrópolis, localizada bem próximo à emblemática Biblioteca Câmara Cascudo.

Pesquisas relacionadas