Quotes

Pedro Almodóvar cancela eventos do filme “Julieta” após ter o nome envolvido em esquemas de lavagem de dinheiro

Ator e cineasta é um dos nomes referidos pelos escândalo dos Panamá Paper, especializado na criação de empresas offshore

Publicado em 06/04/2016 | Por Leonardo Rocha

CPI do cinema internacional! Com o nome envolvido em esquemas de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, o ator e cineasta Pedro Almodóvar teve que ficar de fora das ações promocionais do seu novo filme “Julieta”, que estreia nesta quarta-feira, em Madrid (Espanha). Além dele, seu irmão Agustín Almodóvar também aparece na lista de documentos conhecidos como “Panama Papers”. Tenso, né? Para preservar a imagem do diretor, a produtora de ambos, a El Deseo, divulgou uma nota onde explica o motivo do cancelamento de sua presença nos encontros com a imprensa.

Pedro-Almodovar-014-e1427724903404

Pedro Almodóvar é um dos nomes referidos pelos escândalo dos Panamá Papers (Foto: Divulgação)

“Perante a prioridade informativa de temas estranhos ao filme, decidimos desconvocar a sessão de fotografias e a conferência de imprensa desta quarta-feira”, diz o comunicado da produtora, citado por vários órgãos de comunicação social espanhóis.

Tanto Pedro como Agustín surgem citados na investigação criada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), ao lado de outros nomes conhecidos do mundo das artes e da cultura. Segundo o relatório divulgado neste domingo, os dois estiveram associados, entre março de 1991 e novembro de 1994, à sociedade Glen Valley Corporation, com sede num conhecido paraíso fiscal nas Ilhas Virgens Britânicas.

Ainda durante as investigações, o nome dos espanhóis foram detectados nos 11,5 milhões de documentos vazados do escritório Mossak Fonseca, especializado na criação de empresas offshore. Geralmente, essas empresas também podem ser absolutamente legais, no entanto, muitas vezes são utilizadas em esquemas de ocultação de patrimônio em paraísos fiscais e lavagem de dinheiro.

Com a confusão toda armada, o irmão menos famoso assumiu a responsabilidade pela parte administrativa do negócio. “Desde que fundamos a El Deseo, Pedro e eu dividimos as responsabilidades de forma clara. Eu controlo tudo que se refere à administração, e ele se dedica a todos os aspectos criativos. Lamento o dano causado à imagem pública de meu irmão causado exclusivamente à minha falta de experiência nos primeiros anos de nossa empresa familiar”, declarou Augustín. Porém, o cancelamento da presença de Pedro Almodóvar na sessão de fotografias e nas entrevistas não parou a promoção de seu vigésimo filme. O elenco de “Julieta” mantêm a programação anunciada, no Casino de Madrid.

Pesquisas relacionadas