Quotes

Para aplaudir de pé: Circuito Inovação Bandes de Teatro abre as cortinas com pré-estreia de Mateus Solano em Vitória

O evento, que começa em outubro, coloca a capital capixaba dentre os principais roteiros culturais do país

Publicado em 23/09/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por Leo Fávaro

Olhar com atenção, perceber, contemplar. Essas são as origens da palavra ‘teatro’, que tem sua raiz na Grécia Antiga. A arte evoluiu com o passar dos anos, mas continua com sua essência fundamental: chamar a atenção do espectador para alguma discussão, análise ou mesmo para se distrair em torno de algum tema, nem que seja a simples moda dos autorretratos – os famosos selfies. E é esse mesmo o mote da peça teatral “Selfie”, protagonizada pelos astros Mateus Solano e Miguel Thiré.  O espetáculo marca o lançamento do Circuito Inovação Bandes de Teatro, que tem pré-estreia marcada para os dias 25 e 26 de outubro, em Vitória (ES) e foi anunciada por meio de… um selfie!

Mateus Solano e Miguel Thiré fazem "Selfie"  (Foto: Divulgação)

Mateus Solano e Miguel Thiré fazem “Selfie” (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (17), Solano, que também assina o texto da comédia, fez uma breve participação no programa “Na Moral”, de Pedro Bial, e comentou que estava escrevendo a peça sobre a febre dos autorretratos. “Quando a gente teve a ideia de fazer um projeto sobre selfies, vimos que essa era uma das palavras mais procuradas do momento na web. A internet e a exposição nas redes sociais são um fenômeno interessante. Por que as pessoas têm essa necessidade de se expor tanto?”, comentou o ator.

Em relação a temas mais complexos para se abordar no teatro, Otávio Müller questiona os padrões de beleza na peça “A Vida Sexual da Mulher Feia”, a qual já passou pelo Rio e nós contamos tudo aqui. O ator dá vida a uma mulher “esteticamente menos favorecida” que possui uma autocrítica preciosa e não perde a chance de se indispor à ditadura da beleza padrão, com comentários espirituosos. A obra, baseada no best-seller homônimo de Claudia Tajes, está marcada para  os dias 22 e 23 de novembro e é a segunda a entrar em cartaz pelo Circuito.

Ambas marcam o importante lançamento do Circuito Inovação Bandes de Teatro, destacando a importância da responsabilidade sociocultural e fomentando a arte no Espírito Santo. Vitória, aliás, vem ganhando destaque como uma das principais cidades no meio teatral, tanto por receber peças de alto nível quanto por ter um público bem caloroso. E é a partir dessa relação com o público que se faz teatro, como era na Grécia Antiga e como espera-se que seja atualmente.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas