Pantone aposta em cores com mensagem de força e esperança duradoura para 2021


Depois de muita pesquisa sobre o momento que estamos vivendo, o destaque foi para uma dupla de cores: o Illuminating, tom de amarelo-vivo e solar, e o Ultimate Gray, cinza sólido e robusto

*Por Rafael Moura

Se, em 2020, a Pantone apostou no Classic Blue, que traduz ‘o poder de uma cor que proporciona paz e tranquilidade, evocando um porto seguro onde se refugiar’, visto que o coronavírus se espalhou pelo mundo e fomos obrigados a nos isolar socialmente, em 2021, a aposta será em dois tons:  Pantone 17-5104 Ultimate Gray e 13-0647 Illuminating, uma dupla que transmite uma mensagem de união, força e esperança duradoura. Tudo o que precisamos neste ano já que, pela Astrologia, por exemplo, Júpiter, Saturno e Plutão permaneceram no signo de Capricórnio até dezembro. Plutão ainda permanecerá nesta posição por mais dois anos. Isto indica que situações como a questão da própria Covid-19 ainda terão este efeito ioiô, ou seja, flexibiliza, aumenta contágio, fecha tudo. Perto do fim de 2021, quando Júpiter e Saturno, planetas que trazem reflexo para as relações internacionais, saem de Capricórnio e entram em Aquário, signo progressista, começamos a ter melhora. Vale lembrar que as ações do coletivo e do compartilhamento continuam infinitamente sendo fundamentais e continuamos na Era da Empatia.

Entrando nesse clima, vem o Illuminating que é um amarelo brilhante e alegre, “cintilando com a sua vivacidade, uma tonalidade amarela quente embebida em energia solar”, como diz o report da empresa. E o cinza Ultimate Grey é “emblemático dos elementos sólidos e confiáveis que são atemporais e fornecem uma base sólida. As cores dos seixos na praia e os elementos naturais cuja aparência envelhecida realça a capacidade de resistir ao teste do tempo, Ultimate Gray tranquilamente estimula sentimentos de moderação, estabilidade e resistência”. A escolha dessas duas cores se destaca como diferentes elementos se unindo para um apoio mútuo, expressando melhor o clima paro 2021, com uma mensagem otimista.

A combinação tem o objetivo de ser prática e sólida como uma rocha, mas ao mesmo tempo quente e otimista, trazendo uma sensação de força e positividade. É uma história de cores que encapsula sentimentos mais profundos de reflexão com a promessa de algo ensolarado e amigável.

Leia Mais – Inspiramais 2021_II: Preview do Couro antecipa referências e o tema “Antídoto” refletirá novo fazer moda.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, “a união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo-vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista. Essa é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados. “Isso é essencial para o espírito humano”. E completa: “As pessoas estão à procura de formas para se fortalecerem com energia, clareza e esperança para superarem a incerteza contínua, o que significa que tons vivos e ousados satisfazem a nossa busca por vitalidade”.

A Pantone é a principal empresa de cores do mundo, tanto que seu sistema atualmente é utilizado como padrão na indústria gráfica e têxtil, para a especificação e controle das cores escolhidas.

Ter dupla de tons do ano não é algo comum para a Pantone. A última vez que isso ocorreu foi em 2016, quando a empresa apontou o Rose Quartz e o azul Serenity como as cores para 2017. Aposta que se mostrou certeira. Na época, a dupla de tons foi tendência máxima e o rosa-claro se tornou a cor principal associada à geração dos Millennials. Agora, o duo de amarelo e cinza chega para 2021 como representação dos desejos de um mundo fragilizado pela pandemia, que anseia por resiliência e positividade.