Quotes

“O natural é tendência mundial”, diz a hair stylist e embaixadora L’Oréal Professionel no Brasil, Vivi Siqueira

Ela comenta as tendências e dicas de cuidados para os cabelos durante o inverno em 2019 e enfatiza a onda natural hair, que vem ganhando cada vez mais adeptas e os olhares do mercado da beleza e da moda capilar

Publicado em 15/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Fernanda Quevedo

“O mundo está voltado para a naturalidade. O babyliss, as ondas, os movimentos e os cabelos cada vez mais soltos e saudáveis estão entre os mais desejados pelas mulheres. Existem muitas alisadas convictas, mas em geral, ninguém mais quer algo tão liso e esticado”, pontuou Vivi Siqueira ao Site Heloisa Tolipan. A afirmação vai ao encontro do anúncio feito pelo Google, recentemente, e que registrou pela primeira vez na história do site de buscas, o aumento das procuras por cabelos cacheados superando as pesquisas por cabelos lisos. É uma forte tendência de uma beleza natural e também fruto de diversas campanhas que motivam as mulheres assumirem cabelos independente do estilo, corte ou textura. 

Vivi Siqueira revela que o cabelo natural é tendência no mundo (Foto: Vinicius Rodrigues)

O natural hair é uma inclinação que já havia sido anunciada pela WGSN, empresa especializada em previsões e insights. “Estou super antenada com os prognósticos e esta naturalização dos fio já haviam sido apresentadas a nós profissionais beauty, a cerca de dois anos. De acordo com o que temos visto, esta movimentação não deve ir embora tão cedo”, ressaltou a hair beauty. “As mulheres em todo o mundo estão permeadas por profundas transformações sociais e pela busca do autoconhecimento. A apropriação da liberdade está cada vez mais sólida.  Acredito que esse conceito reflete bem as clientes que tenho atendido”. 

No que se refere ao cuidado, o outono e o inverno são as estações mais queridas das mulheres, pois permitem mais cuidados. “Neste momento do ano, todas estão buscando descansar o cabelo do verão. A reconstrução e a nutrição dos fios são campeãs no salão, especialmente para as loiras. Elas não abrem mão da cor, mas optam por tons menos claros, iluminadores e também por técnicas como sombreamento de raízes”, explica a hair stylist, que é especializada em fios loiros e já assinou os cabelos de celebridades como Suzana Vieira, Viviane Araújo, Fabiana Karla, Valesca Popozuda, entre outras. 

Na onda da coloração Vivi confidenciou ao HT, que a L’Oréal – onde ela é uma das embaixadoras e a única mulher negra com o título – vai apresentar em breve uma nova coloração. O que será que vem por aí, hein? Ela afirma que não pode dar detalhes, mas que estudos e pesquisas apontam para uma nova febre em tinturas, nas próximas temporadas. Enquanto que, para as platinadas e adeptas da descoloração, a onda é de leveza, especialmente no inverno, para as morenas, as dicas são iluminações quentes e amendoadas. Mechas e luzes loiras, ruivos avermelhados, e cores que tenham uma paleta mais suave também estão em alta. “Este é o período em que mais fazemos escurecimento dos fios” e também tratamentos que preparam o cabelo para a primavera e outono”, enfatiza a embaixadora. 

Especializada em fios, ela já cuidou do cabelo de diversas personalidades brasileiras (Foto: Vinicius Rodrigues)

Para quem tem o cabelo estilizado, a dica são os anti frizz e os leav-in. “Eles evitam aqueles fios arrepiados e ajudam manter a beleza do cabelo por mais tempo. Além disso, funcionam, a depender do produto, como umidificadores, evitando o ressecamento característico dos dias mais frios”. Aqui, Vivi pede atenção na escolha dos produtos: “Cada cabelo tem sua particularidade e as marcas estão mais atentas a isso também. Então, é essencial que cada pessoa busque um produto mais adequado ao seu tipo de cabelo, evitando prejuízos”. Para todos os tipos de cabelo, Vivi tem duas recomendações: a reconstituição da fibra dos fios e a nutrição. “Aproveitem o inverno (pouco sol e mar, e portanto menos lavagens) para fazer alimentar a fibra dos cabelos. Elas as responsáveis não só pela saúde capilar, mas por toda beleza e movimento que o cabelo naturalmente tem”, adverte a hair stylist.

E os cortes? Não é a toa que esta é a época mais elegante do ano e nesta temporada, curtinhos estão em evidência. O corte bob, ou chanel com franja e todo desfiado é uma aposta que vale a pena fazer. O bob long, um pouco mais comprido ressalta as pontas lisas, sem perder as ondas e o movimento que a estação pede. Ele é perfeito para quem quer dar aquela reviravolta no visual e combina com cabelos lisos e cacheados, além de ser todo sofisticado. Para os fios longos, o clássico corte em camadas, são perfeitos para dar movimento e elegância ao estilo no inverno. 

Outra novidade é a mudança de referencial do padrão estético. “Antes a cliente chegava e pedia o cabelo da Deborah Secco, da Juliana Paes e outras. Agora, elas buscam o nome do corte e mostram a foto. Isso é uma nova forma de consumir moda e beleza conectada com a internet”. As mulheres estão mais independentes em relação aos padrões de beleza. Não à toa, todas as marcas hoje possuem linha especializadas para cabelos cacheados e ondulados. “O mercado já entendeu que não pode padronizar as nossas cabeças. Os cachos por exemplo, possuem uma variação bastante extensa, e cada um precisa ser cuidado de uma forma”, explica a hair stylist. 

A especialista revelou que há uma busca pela beleza natural, e não mais a vontade de atingir um padrão (Foto: Vinicius Rodrigues)

Pesquisas relacionadas