Quotes

Ô abre-alas que a comidinha da estação quer passar: dois novos endereços especializados em empanadas viram hit no Rio de Janeiro!

Depois das temakerias e dos sorvetes de iogurte, prato argentino é o novo queridinho do verão na capital carioca

Publicado em 23/12/2014 | Por Heloisa Tolipan

*Por Júnior de Paula

A moda gastronômica no Rio passa por fases. Só para pensar nos últimos 10 anos, já foram as temakerias, os sorvetes de iogurte e, agora, parece que são as empanadas. Para o verão 2015, portanto, podem esperar: terá empanadas para todos. A iguaria argentina atravessou a fronteira e desembarcou mais precisamente em dois novos empreendimentos na Zona Sul da cidade.

O primeiro fica na Gávea, na Marquês de São Vicente 188: é a Che Boludo. Obra de três argentinos supercools que moram na cidade e atendem pelo nome de Santiago Bebiano, Gustavo Rinkevich e Daniel Di Salvo. A cozinha fica a cargo de Gustavo, que já é sócio de Santiago em outro empreendimento: o Rocka, em Búzios, de onde chegam as empanadas, também conhecidas como as grandes estrelas da casa.

Os sabores vão desde os clássicos, como carne, carne picante, milho, presunto com queijo, frango com catupiry; a outras menos comuns que atendem aos paladares mais exóticos, como caprese, aipo com ameixa e gorgonzola; além das gourmets, que incluem misturas de sabores do tipo: espinafre com bechamel, polvo com calabresa e camarão com couve e catupiry. Ah, e ainda tem as doces de maçã, canela e nozes, e nutella com frutas vermelhas. Os preços, detalhe importante, variam de R$5,60 A R$7,90, o que dá uma valorizada ainda maior ao gosto.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já na Dias Ferreira 605, no Leblon, a novidade fica por conta da El Bodegon, que também tem como sócio um argentino, Luis Selva, ao lado de outros três cariocas, Marcos Seixas, Carla Thompson e Daniela Piacesi. O espaço é pequeno, mas descolado, com caixas de vinho servindo de apoio para o balcão e mesas e cadeiras de madeira.

As empanadas aqui são um pouco menos saborosas que as da rival da Gávea, mas também funcionam muito bem para forrar o estômago entre o pós-praia e a noitada. São 12 sabores, como calabresa, carne,  frango com requeijão e camarão com catupiry,  as doces de banana com Nutella e goiabada com queijo, e até uma linha light, com massa integral.

Este slideshow necessita de JavaScript.

*Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura

Pesquisas relacionadas