No Circuito Sonoro de Bogotá, Icona Pop apresenta show cru e despreparado em festival para público jovem


Evento ainda traz shows do The Lumineers, Tame Impala e Metronomy, grupos que mais tarde desembarcam no Brasil e se apresentam no Rio

*Por Júnior de Paula

Pura coincidência! Por acaso, HT estava em Bogotá, capital da Colômbia, bem na época em que rolava o festival SOMA – Circuito Sonoro de Bogotá, que está levando um monte de bandas indies para os lugares mais descolados da cidade. O evento já rola há alguns anos e, na edição que começou nesta quarta-feira (19/11), nomes como Icona Pop, The Lumineers, Tame Impala e Metronomy, entre outros, fazem parte do line-up. O primeiro show assistido na capital colombiana foi o da dupla sueca formada por Caroline Hjelt e Aino Jawo, a Icona Pop, logo no primeiro dia de shows.

As duas subiram ao palco pontualmente às 22:50h, exatamente na hora em que a produção divulgou nas redes sociais (pontos para a Colômbia!) e foram precedidas por uma artista local chamada Lianna, que faz um hip hop bem caricato e sem muita relevância. Foram cinco minutos de um show que parecia não terminar nunca, com a cantora acompanhada por dois bailarinos que faziam as vezes de backing vocais e um DJ. Mas o assunto aqui é Icona Pop.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A expectativa para assistir a esta apresentação da dupla sueca é grande, já que seu último disco, This is… Icona Pop”, funcionava bem no iPod, com a sua mistura de indie, pop e electro house. No palco, entretanto, a coisa não funciona tão bem. As duas, vestidas com saias curtas e meiões à la colegial, não têm carisma e nem força para comandar uma plateia inteira. Se comportam como artistas infantilizadas, com coreografias bobas e movimentos de palco (mal) calculados.

Vez ou outra elas insinuam uma interação sexual, meio lesbian-out-of-date, enquanto dizem palavras desconexas para o público. A set list foi enxuta, com cerca de 14 músicas, que começou com All Night” e terminou com I Love It”, passando por “Ready For The Weekend”, “Nights Like This”, “Girlfriend” e Get Lost”, entre outras. O público, bem jovem e muito fã, delirou, mas as meninas precisam comer muito arroz com feijão – ou algo que dê mais sustância a ambas – para garantir seu lugarzinho ao sol.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ah, aliás, a dupla se apresenta no Rio dentro do festival Aüslander Musik Festival neste fim do mês.

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura