Quotes

“Nem todos os garotos são intolerantes’, diz post viral de jovem hetero do interior conservador dos EUA que apoia Orgulho LGBTQ+

No estado de Oklahoma, em pleno Corredor da Bíblia, Cody Barlow, de 28 anos, desfila com uma bandeira do arco-íris na traseira de sua caminhonete. Desde que a foto da picape foi publicada na rede social, em 6 de junho passado, já recebeu centenas de milhares de comentários e mais de 70 mil compartilhamentos

Publicado em 14/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Jeff Lessa

Volta e meia o mundo nos surpreende com histórias que nos fazem acreditar que sim, dias melhores virão. O americano Cody Barlow nos conta uma história dessas. Típico garoto do interiorzão dos Estados Unidos, Barlow nasceu em Hulbert, uma pequena cidade do estado de Oklahoma com apenas 590 habitantes. E ainda mora lá. Pois bem, recentemente, o rapaz recorreu ao facebook para exibir o novo painel traseiro de sua caminhonete, decorado com as cores do arco-íris para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+.

O arco-íris da caminhonete de Cody Barlow foi feito com fitas adesivas de diversas cores

Para que essa história tenha alguma relevância, porém, é necessário deixar algumas coisas bem claras. Para começar, Cody Barlow, de 28 anos, não é gay, nem bi, nem queer, nem trans. Ele é hetero e não tem qualquer dúvida sobre sua orientação sexual. Só queria demonstrar seu apoio aos manos e manas que fazem parte da comunidade LGBTQ+. Sua mensagem no facebook começa com a frase “Encontrei um jeito de homenagear o Mês do Orgulho”.

Cody Barlow vive em uma zona rural no estado de Oklahoma e apoia o Mês do Orgulho LGBTQ+

Ainda na traseira da caminhonete, Barlow mandou o recado escrito acima e abaixo de seu arco-íris feito com fitas adesivas de diversas cores: “Nem todos os garotos do interior são intolerantes. Feliz Mês do Orgulho”

Outro ponto que é preciso contextualizar para se compreender o alcance e a grandeza do gesto do rapaz é o fato de sua minúscula cidade estar localizada em um estado que faz parte do chamado Bible Belt, o Cinturão da Bíblia, composto por estados conservadores onde o protestantismo evangélico tem imensa influência sobre os costumes e a política. Sexualidades fora do padrão normativo não costumam ser toleradas nesses lugares, e as punições geralmente são bastante severas.

Barlow conta: “Vivo numa área rural de Oklahoma cercada por cidades pequenas para todos os lados. Sei que a minha mensagem não é bem-vinda por aqui, mas ela será exibida no meu carro ao longo de todo o mês de junho, em apoio ao Orgulho LGBTQ+”. Desde que a foto da picape foi publicada na rede social, em 6 de junho passado, já recebeu centenas de milhares de comentários e mais de 70 mil compartilhamentos.

Difundir essa declaração de amor e apoio é importante para ele “não só porque tenho amigos e familiares LGBTQ+, mas também porque inúmeras pessoas já sofreram por tempo demais com julgamentos e ódios apenas por serem quem são ou amarem quem amam”. E acrescenta: “Obviamente, isso não vai mudar a cabeça dos intolerantes, mas espero que ajude a sobrepor o amor ao ódio”.

O jovem na época em que servia na Marinha dos EUA

Vivendo em uma região famosa pela intolerância, onde até assassinatos são cometidos em nome da tradição, da moral e dos bons costumes, o rapaz garante que não teme por sua integridade física: “Não me importo com a negatividade que vou angariar com esse meu apoio. Espero poder dar força, nem que seja só um pouquinho, a pelo menos uma pessoa que esteja precisando. Espero que todos encontrem sua força interior para levar a vida aberta e orgulhosamente, sem se importar com a negatividade de gente ignorante”.

A simples iniciativa de Cody Barlow já é um incentivo e tanto, não?

Quer dar uma espiada no facebook de Cody Barlow? Segue o link:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2414930115454448&set=p.2414930115454448&type=3

 

Pesquisas relacionadas