Quotes

Moreno, filho de Caetano Veloso, abre a boca sobre Assis Valente, o homem das marchinhas de Carmen Miranda!

Bafos do passado! Em palestra no Rio, o músico conta tudo sobre o cara que cortou os pulsos pela vedete Elvira Pagã. Confira!

Publicado em 14/04/2014 | Por Alexandre Schnabl

Moreno Veloso faz palestra sobre o compositor Assis Valente nesta segunda-feira (14/4) às 20h no Espaço Tom Jobim, dentro do ciclo de palestras “Viagens Filosóficas”, comandado por Helio Eichbauer. O músico percorre a curiosa e enigmática trajetória do baiano, nascido em 1911 em Santo Amaro, mesma terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia – pai e tia do palestrante – até sua morte no Rio de Janeiro, em 1958, quando se suicidou por dívidas ingerindo formicida. O homem, aliás, já havia tentado o suicídio antes, porque também devia grana à Elvira Pagã, a vedete-cantora que lhe cantara alguns sucessos. Ou seja, o cara se apertava, tentava ir dessa para melhor da maneira mais dramática, mas era um gênio das composições.

Considerando a riqueza da obra de Valente, o assunto dá pano para manga. Afinal, em se tratando de música popular brasileira, ele é o cara dos clássicos – entre sambas, marchas, chorinhos e até baião. Fez parceria com gente graúda, como Herivelto Martins, Ataulfo Alves e Lamartine Babo, e compôs clássicos para as vozes de Marlene e Carmen Miranda. São dele hits eternos como “Camisa Listrada”, “Cai, Cai, Balão”, “Acorda, São João”, “Tem Francesa no Morro” e “Boneca de Pano”. E, também, “Brasil Pandeiro”, que foi recusada pela Pequena Notável, mas se tornou mega sucesso na voz dos Novos Baianos e Betty Faria, nos anos 1970. Sua história rende um filme e, por isso, o encontro de hoje é imperdível para quem curte MPB.

Moreno Veloso sabe tudo sobre Assis Valente, o compositor que nasceu na terra do seu pai e que teve vida conturbada (Foto: Reprodução)

Moreno Veloso sabe tudo sobre Assis Valente, o compositor que nasceu na terra do seu pai e que teve vida conturbada (Foto: Reprodução)

Serviço

Data: 14 de abril | Moreno Veloso | “Assis Valente e seus Mistérios“
De 10 de fevereiro a 5 de maio de 2014 | 11 palestras | 2af (exceto na semana do Carnaval)
Horário: 20h às 22h
Local: Espaço Tom Jobim
Valor de cada palestra: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00  (meia entrada para estudantes e idosos a partir de 60 anos)
Forma de pagamento: Dinheiro ou Cartão de crédito. Vendas online através de www.ingresso.com http://www.ingresso.com
Vendas: Bilheteria do Espaço Tom Jobim. 3af a 6af, das 14h às 18h
End: Rua Jardim Botânico, nº 1008 | Jardim Botânico – 22460-000 | Rio de Janeiro
Mais informações: comunicacao@espacotomjobim.com.br
Tel: (21) 2274-7012 | 3874-0594
Com certificado de presença

Pesquisas relacionadas