Quotes

Miss Espanha é a primeira transgênero a participar do Miss Universo

Com apenas 26 anos, Ángela Ponce foi eleita a mulher mais linda da Espanha nesta sexta-feira, 29.

Publicado em 03/07/2018 | Por Thaissa Barzellai

A diversidade é realmente o futuro. Pela primeira vez no Miss Universo, uma candidata transgênero irá participar na maior competição de beleza do mundo. A pioneira é Ángela Ponce, representante da Espanha eleita como a mulher mais linda do seu país nesta sexta-feira, 29, durante o Miss Espanha.

Ángela Ponce durante coroação no Miss Espanha 2018. (Foto: Divulgação)

Em post publicado em sua conta do instagram, a espanhola comemorou não só a sua conquista na competição como também o que ela significa para a comunidade LGBT como um todo. ‘’Meu objetivo: ser porta-voz de uma mensagem de inclusão, respeito e diversidade não só para a comunidade LGBTQ+, mas para o mundo inteiro’’, escreveu.  Com apenas 26 anos, Ponce, que sempre sonhou em participar do Miss Universo, marca o pioneirismo não só no evento mundial como também no do seu próprio país – que é visto como um exemplo para o resto do mundo com relação aos direitos desta comunidade.

Coroada pela última vencedora, Sophia Del Prado, 22 anos, Ángela Ponce disputou pela coroa com 20 misses, cujas idades variam entre 17 e 26 anos. Realizado na província espanhola de Tarrangona, o evento carregou o slogan ‘’Somos mais do que vês’’.

Embora só agora uma participante trans tenha conseguido ingressar na competição, o Miss Universo, que está na 67ª edição, aceita candidatas transexuais desde 2012. Logo depois do anúncio, a modelo Jenna Talackova, também transgênero, virou notícia ao ser considerada a candidata favorita ao título de Miss Canadá, no qual ficou entre as doze melhores da competição.

Este ano, além de Ángela Ponce, terão mais 39 eleitas, entre elas a amazonense Mayra Dias, coroada Miss Brasil em maio deste ano, competindo pelo título.  Ainda não há data e local anunciados para o Miss Universo 2018, mas uma coisa já podemos dizer: viva a diversidade!

 

Pesquisas relacionadas