‘Menos 1 Lixo’ reforça o posicionamento sustentável do seu copinho retrátil, que ganha nomes


Movimento lança hoje campanha de nova identidade, e
reforça o posicionamento sustentável do seu copinho retrátil, que ganha diferentes nomes e personalidades, de acordo com as cores e inspirados em frutas, flores, valores e propósitos da marca

*Por Brunna Condini

A pandemia do coronavírus e a necessidade do distanciamento social, trouxeram mudanças repentinas, e muitas vezes bruscas, pra o cotidiano de muitas pessoas. Tem medo, incerteza e ansiedade no ar, é um fato. Mas também pode ser uma oportunidade de pausar e repensar: planos, objetivos, escolhas, hábitos. Se o mundo nos impõe a “parada”, o incontrolável, podemos ao menos, fazer algo por nós e pelos outros neste momento. Refletir, repensar, reconsiderar formas de viver e lidar com o mundo, começando por nós. É dentro desse pensamento, que desde 2016 – ano em que foi lançado o copo retrátil oficial do movimento – a ativista ambiental Fê Cortez criou a plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo, como um desafio pessoal de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável. “Adotamos o desafio de desenvolver e propagar por aí novos hábitos de consumo, na verdade, consumir menos e de forma consciente. E justamente conscientes do nosso poder e dever como indivíduos, o movimento nasceu, cresceu, e segue crescendo – isso, graças a todos que seguem conosco, claro”.

“Adotamos o desafio de desenvolver e propagar por aí novos hábitos de consumo, na verdade, consumir menos e de forma consciente” (Divulgação)

Já são quase quatro anos de sucesso e eficiência, participando da rotina de um número cada vez maior de brasileiros. Gente que entende e apoia a proposta do produto: fazer o indivíduo repensar o seu papel no mundo e diminuir o volume de plástico consumido, minimizando seu impacto negativo no meio ambiente. Bastando para isso ter ao seu lado o copinho retrátil do Movimento Menos 1 lixo, pioneiro em lançar o modelo no país, abrindo o mercado de produtos sustentáveis e criando o que hoje tornou-se um dos principais ícones das escolhas de consumo responsáveis no Brasil. Ao se aproximar da marca de meio milhão de unidades comercializadas, o copinho ganha agora, mais identidade. E não poderiam ser nomes quaisquer, claro, pois além de eficiência sustentável, o copinho retrátil do Menos 1 lixo nasceu com a vocação dos bons propósitos e da elegância. O amarelo, por exemplo, passa a ser chamado de “girassol”, trazendo referências e inspirações como os quadros de Van Gogh, a música do Milton Nascimento e simbolismos de sorte e felicidade, presentes em muitas culturas. O preto agora é “jabuticaba”, já o verde virou “kiwi”, o lilás é representado pela leveza e calma da lavanda, entre outros.

“A ideia foi evidenciar o conceito de autenticidade que o copinho já tem, criar identidade própria às diferentes cores, valorizar sua versatilidade, mas também associar esses nomes a valores e propósitos que defendemos e acreditamos”, diz Fe Cortez.

O projeto de nova identidade ficou a cargo de Wagner Andrade, CEO do “Menos 1 Lixo”, e a campanha publicitária, que convidou os próprios clientes para contracenarem com o copinho, foi co-criada com toda a equipe da empresa – do estagiário ao administrativo, passando pelos atendimentos e criação de conteúdo -, com direção de criação de André Dessandes e direção de fotografia de Fred Borba.

Os copinhos “Jabuticaba”, são os de cor preta do movimento: afinal, todo mundo tem um borogodó só seu, como a jabuticaba e o copo do Menos 1 Lixo, né? (foto: Fred Borba)

Uma história que não pode ser descartada

O “Menos 1 Lixo” surgiu em 2015, fruto do desejo e da atitude diária da idealizadora do movimento, que durante 1 ano reduziu o uso de plástico em sua vida. Foram 1.618 copos plásticos que Fe Cortez deixou de descartar no lixo, e que, assim, não foram parar em nossos oceanos, matas, florestas. O exemplo inspirou uma legião de seguidores a fazerem o mesmo. Nascia o “Menos 1 Lixo”, um negócio de impacto e ativista, cuja principal plataforma hoje é o Instagram, que já passa da marca dos 600 mil seguidores. Estima-se que o conteúdo produzido nessa plataforma e em outras redes como as séries do Youtube e as matérias do site alcancem mais de 1,5 milhões de pessoas todo mês.

O Futuro do Menos 1 Lixo  

O “Menos 1 Lixo” orienta os seus esforços para ampliar o debate e chamar atenção para a necessidade urgente de mudanças estruturais e de comportamento individuais, que irão impactar a vida em comunidade, as relações nas empresas, e, consequentemente, a sociedade. Para isso, a ativista, pensadora da Nova Era, palestrante e Defensora da ONU Meio Ambiente na Campanha Mares Limpos, Fe Cortez está escrevendo seu primeiro livro, que traz uma nova visão de mundo e uma proposta possível para regeneração do planeta, a ser lançado em breve pela editora Leya. Novas narrativas nesse momento do mundo são mais que necessárias.

A empresa segue inovando. Já está em planejamento um novo modelo de educação para a sustentabilidade voltado para as pessoas e também empresas, em um modelo de jornada de aprendizagem multiplataforma com geração de receita recorrente, através de experiências online participativas

Um copinho para chamar de seu 

Girassol (copinho amarelo) – Não existe nenhuma flor como o girassol e nenhum copinho como o do Menos 1 Lixo. Eles inspiram regeneração e são originais, cada um com seu jeitinho. E todo mundo tem um lugar ao sol e é capaz de despertar a sua autenticidade como um girassol, iluminando a vida e estimulando sorrisos por onde passa. Tipo o copo do movimento, sabe?

Jabuticaba (copinho preto) – Os copinhos pretos do movimento vão receber o nome dessas frutinhas mágicas e autênticas que só elas. Afinal, todo mundo tem um borogodó só seu, como a jabuticaba e o copo do Menos 1 Lixo, né?

Laranja (copinho laranja) – O laranja não passa despercebido e tem uma mistura de cores pra chamar de sua. É original e inspira refrescância, coragem e alegria. É companheira pra alma e pro corpo. Tipo os copos do Menos 1 Lixo, sabe?

Lavanda (copinho lilás) – A lavanda inspira beleza e disponibilidade amorosa, como os copos do Menos 1 Lixo. São únicas e têm um perfume que a gente sente de longe, nos conduzindo pra lugares afetivos. E afeto é regenerativo, tipo os copinhos do Menos 1 Lixo 🙂

Goiaba (copinho rosa) – Ela é 1001 utilidades sem perder a originalidade. É presença garantida na cultura e culinária brasileira, assumindo versatilidade da entrada à sobremesa. Tipo os copos do Menos 1 Lixo, sabe? Que recebem do suco de goiaba à goiabada com doce de leite.

Melancia (copinho vermelho) – A melancia é autêntica que só ela: não dá pra passar por uma fatia em um dia ensolarado sem dar água na boca. Por aqui, a gente nem sabe quem veio primeiro: o copinho do Menos 1 Lixo melancia ou a fruta! 🙂 Os dois carregam a força e a delicadeza no seu propósito, distribuindo autenticidade por onde passa.

Chia (copinho cinza) – A chia é símbolo de força e versatilidade e é por isso que inspira o nome do copo cinza do Menos 1 Lixo: são autênticos, originais e 1001 utilidades 🙂

Kiwi (copinho verde) – Seja como for, o kiwi inspira o que é único e singular. É autêntico até na sonoridade da palavra e carrega a natureza do equilíbrio, como os copos do Menos 1 Lixo.