Fabio Assunção apoia o movimento estudantil que luta contra PEC 241 e vai ao Colégio Pedro II, no Rio: “Não é momento de cortar investimentos em educação”


Ator marcou presença ao lado da namorada, Pally Siqueira, em escola ocupada: “A gente vive um momento muito complexo, de transformação, por isso venho prestar solidariedade e oferecer meu apoio a essa causa. A expressão do cidadão brasileiro é legitima e não pode ser coibi da forma que se tem feito”

Indignado com os rumos da política brasileira, Fabio Assunção ofereceu apoio às ocupações estudantis que têm ganhando cada vez mais força em território nacional. O movimento, que surgiu em resposta à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 – que prevê teto de gastos na educação e saúde, reformas trabalhista e previdenciárias -, e ao descaso com a situação das escolas no país, levou o ator e a namorada, Pally Siqueira, ao colégio Pedro II, Zona Norte do Rio, para um bate-papo com integrantes das manifestações. Além de visitar o espaço, ele ainda comentou sobre a importância da liberdade nos conteúdos didáticos.

Fabio Assunção (Foto: Divulgação)

Fabio Assunção (Foto: Divulgação)

“Esse é um movimento legítimo e importante. Nós somos estudantes, estudar é uma coisa que a gente faz a vida toda. A gente merece ter estrutura e liberdade para alimentar o nosso conteúdo com as coisas que a gente acredita”, declarou o ator, que segue escalado para viver pai de um personagem trans na novela “À Flor da Pele”.

A situação chamou a atenção do ator, que acredita nos movimentos sociais para uma verdadeira mudança nos rumos de uma sociedade. “Esse não é momento de se cortar investimentos em educação e cultura, que são tão importantes e fundamentais para a construção do ser-humano. É muito difícil a gente observar isso tudo e ficar calado, esperando que alguma coisa aconteça”, declarou ele, ressaltando o diálogo como a melhor solução para amenizar os embates entre políticos e estudantes. “Não se pode resolver essa situação sem que haja uma conversa. A gente precisa ouvir e entender quais são as necessidades de cada estado. A gente vive um momento muito complexo, de transformação, por isso venho prestar solidariedade e oferecer meu apoio a essa causa. A expressão do cidadão brasileiro é legitima e não pode ser coibir da forma que se tem feito”, declarou.

O ator foi com a namorada, Pally Siqueira, no Colégio Pedro II (Foto: Instagram)

O ator foi com a namorada, Pally Siqueira, no Colégio Pedro II (Foto: Instagram)

Em suas redes sociais, Fabio ainda compartilhou um vídeo e falou sobre a ação. “A ocupação é pacífica e nosso encontro rendeu três horas de boas trocas. São estudantes que reivindicam seus direitos em desenvolver suas faculdades intelectuais, artísticas e filosóficas”, publicou o ator. Já Pally reiterou o apoio aos alunos e comentou sobre os problemas futuros que a PEC 241 pode trazer para a educação do país. “Ver a galera unida em uma organização horizontal, sem hierarquia, é maravilhoso. Ocupar e resistir. Não é um semestre que está em jogo, são 20 anos de investimentos congelados, são perdas na grade escolar de disciplinas que formam o nosso senso crítico, como sociologia, filosofia, artes, educação física… Portanto, Antes de falarem qualquer coisa, ouçam o que nossos jovens têm a dizer. Nós somos o futuro e não vamos engolir esse retrocesso”, declarou.