Depois de servir gente como Barack Obama, o chef Christian Garcia assume a cozinha do recém-reinaugurado Quitéria


Restaurante localizado no térreo do Hotel Ipanema Inn, na charmosa Rua Maria Quitéria, reabre com projeto de arquitetura assinado por Bel Lobo e móveis de Sérgio Rodrigues no melhor clima de sofisticação e qualidade

O chef Christian Garcia agora assume a cozinha do Restaurante Quitéria, no térreo do Hotel Ipanema Inn (Foto: Rodrigo Azevedo | Divulgação)

O chef Christian Garcia agora assume a cozinha do Restaurante Quitéria, no térreo do Hotel Ipanema Inn (Foto: Rodrigo Azevedo | Divulgação)

Chegando às mãos da terceira geração da família Strosberg, o hotel Ipanema Inn, parte do Grupo Arpoador, acaba de reinaugurar o restaurante Quitéria. Localizado no térreo do prédio que ocupa o número 27 da Rua Maria Quitéria, a nova decoração do espaço une o requinte e a sofisticação inerentes ao local e ao lifestyle de quem se hospeda ali, com uma cozinha também completamente renovada, sob o comando do chef italiano Christian Garcia.

Colecionando passagens pela Argentina, Espanha e pelo Oriente Médio, Christian já serviu gente como Barack Obama e até foi eleito como o melhor chef da Arábia Saudita pela “Chaine des Rotisseurs”, publicação especializada em gastronomia e respeitadíssima no meio. Toda essa expertise transparece no novo menu da casa, que une clássicos ingredientes brasileiros, como jiló, feijão, beterraba e chuchu, preparados de uma maneira inusitada e popular entre culturas distintas. O ambiente, também totalmente redecorado, é um projeto assinado por Bel Lobo, com mobília do icônico Sérgio Rodrigues,(1927-2014), que imprimiu sua chancela unindo conforto a um design arrojado.

Mas, falando do cardápio, o paladar já começa com uma surpresa no jiló escabeche, que dá um sabor a mais aos pães caseiros feitos no próprio restaurante. Mais ainda, a pipoca de sagu – uma surpresa que veio do acaso e foi muito bem vinda, diga-se de passagem – também dá uma ideia da criatividade de Christian nas panelas. O amuse bouche traz o contraste entre a pamonha grelhada e o mousse de bacalhau, com o plus – e que plus! – dos chips de camarão. Sim, chips, e de camarão: o melhor de dois mundos.

A entrada continua com o equilíbrio perfeito entre ingredientes nacionais e pratos de outras culturas: o salmão curado em cachaça e beterraba, acompanhado por vinagrete de iogurte, é leve, saboroso e de gosto extremamente delicado. Em seguida, a sopa fria com pato confitado, papaia, castanha de caju e leite de coco adocica as papilas gustativas de maneira suave e balanceada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Christian criou ainda dois pratos batizados “Mar” e “Terra”. No primeiro, aspargos grelhados com um cremoso risoto de coco acompanham o pescado do dia – na ocasião, um ótimo namorado ao ponto – e molho de tangerina, que adiciona uma pitada cítrica e ajuda a quebrar um pouco o doce do risoto. O vinho Rosé D’Anjou Domaine Guy Saget 2010 é o toque final que você nem sabia que precisava, mas quando chega à mesa faz completamente sentido. Já o segundo, por sua vez, traz um filé de Angus Prime macio, acompanhado por um bolinho de feijão amigo crocante por fora e macio por dentro, e couve divinamente cremosa. Para encerrar o banquete com chave de ouro (literalmente), a sobremesa vem em forma de abacaxi confit com cachaça ouro e creme de ambrosia, muito bem acompanhados por um macaronzinho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem quiser conferir o novo espaço e saborear as criações de Christian Garcia (que também toca a cozinha do Temporada, no Arpoador Inn), o Quitéria terá um menu especial para o Dia dos Namorados: de entrada, carpaccio de atum temperado com shoyu, maracujá, mel infusionado com gengibre e cebolinha; para o prato principal, magrê de pato com baunilha, purê de pequi e physalis; e, na sobremesa, um raviolo de morango e chocolate com calda branca. E, se você estiver solteiro na data, mais um motivo para seu autopresentear com um banquete desses.

Este slideshow necessita de JavaScript.