Quotes

Dentista especializada em atendimento infantil lança livro para acabar com fobia de crianças a tratamentos bucais

A saga As Aventuras de Dentix: Dentix vai ao dentista. E agora? tenta aproximar os pequenos pacientes do profissional para uma saúde bucal de qualidade

Publicado em 21/12/2018 | Por Bárbara Tenório

Sabe aquele medo de criança ao ficar sabendo que vai ao dentista? Foi a partir dessa famosa fobia que a dentista Maria Fernanda Braga teve a ideia de escrever um livro com a história do dente Dentix. Especializada em odontopediatria, ela foi além da prática no consultório para tornar a relação das crianças com os tratamentos odontológicos uma experiência divertida. A doutora acaba de lançar As Aventuras de Dentix: Dentix vai ao dentista. E agora?, um livro ilustrado para ajudar os pequenos a lidarem com o medo na hora de tratar da saúde bucal.

Dentista especializada em odontopediatria lança livro sobre saúde bucal (Crédito: Divulgação)

A história criada pela especialista em atendimento infantil, conta a saga do menino José e o seu dente, o Dentix, na visita ao dentista. E de maneira pedagógica Maria Fernanda desmistifica o processo de limpeza, os instrumentos clínicos e os tratamentos dentários tão temidos. De acordo com ela, o medo de dentista é uma história repassada de geração em geração. “A lenda que vem desde a época da nossa avó, porém essa lenda esqueceu de acompanhar os avanços que tivemos tanto em área técnica quanto científica. A odontologia moderna é baseada na prevenção. Nós cuidamos para não tratar. E isso é possível”, afirmou Maria Fernanda ao site HT.

A história contada por Maria Fernanda ensina de forma divertida sobre a ida ao dentista (Crédito: Divulgação)

O segredo, segundo a odontopediatra, é entender a linguagem das crianças e conquistá-las antes de qualquer trabalho odontológico. “A saúde começa pela boca e se reflete no corpo inteiro. Além disso o cuidado tem que ser de toda a família. Eu passo sete dicas direcionadas aos pais sobre cuidados essenciais como a idade com que se deve começar a levar os pequenos ao dentista, a importância de evitar açúcar até os dois anos de idade, falo sobre os alimentos que ajudam na manutenção da limpeza bucal, o hábito de beber água, a escovação da língua”, completou Maria Fernanda.

A saga divertida está disponível para a compra online e em livrarias físicas.

Pesquisas relacionadas