Quotes

Criolo lança “Convoque Seu Buda”, novo disco de trabalho disponibilizado para download gratuito no site do rapper

Álbum com participação de Tulipa Ruiz é o sucessor do elogiado e bem recebido "Nó Na Orelha", lançado em 2011

Publicado em 05/11/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por Júnior de Paula

Tem coisa melhor do que começar a semana – e o mês! – com lançamento do disco novo do Criolo, Convoque seu Buda”? Tem sim: o produto está disponibilizado gratuitamente para download no site oficial do rapper e, mais do que isso, ele pode ser ainda melhor do que o anterior, “Nó na Orelha” (2011). Sim, foi exatamente desse jeito que chegou ao mundo o terceiro álbum de estúdio do enigmático e messiânico paulista, nesta segunda-feira (03/11), sem estardalhaços ou grandes anúncios, mas fazendo um barulho tão bom que faz a gente querer ouvi-lo para sempre.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Mais que consagrado, com shows lotados mundo afora e elogios de quem faz a roda da música girar, Criolo entrega uma iguaria das mais saborosas em “Convoque seu Buda”. Tem rap da melhor qualidade, claro, como na faixa homônima ao disco e em “Esquiva da Esgrima”, “Plano de Voo” e “Duas de Cinco”, nas quais ele versa sobre questões sociais contemporâneas, como as desocupações violentas paulistanas e os moradores de rua, por exemplo. Em “Cartão de Visita”, parceria linda com Tulipa Ruiz, o foco é a sociedade de consumo, e sobra crítica até para a blogueira Thássia Naves. Entre as dez faixas, também há espaço para outros ritmos, outros gêneros e outros universos, como o sambinha – com direito a partido alto – “Fermento Pra Massa”, e o reggae “Pé de Breque”. Ah, sem contar o flerte com o jazz, forró e uma latinidade que já se fazia presente no seu disco anterior.

Criolo, que disponibilizou o disco para download gratuito em seu site, o que deixa tudo ainda mais saboroso, também é responsável por uma das melhores capas de discos dos últimos tempos. Criada por Denis Cisma em colaboração com Lucas Rampazzo, a arte que dá cara ao álbum foi criada a partir de obras do museu holandês Rijskmuseum, que disponibilizou recentemente mais de 125 mil peças em licença Creative Commons. Ah, detalhe: um dia depois do lançamento, o site já contabiliza mais de 50 mil downloads de “Convoque seu Buda”.

Capa de "Convoque Seu  Buda" (Foto: Divulgação)

Capa de “Convoque Seu Buda” (Foto: Divulgação)

 

Capa de "Convoque Seu  Buda" (Foto: Divulgação)

Capa de “Convoque Seu Buda” (Foto: Divulgação)

 

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura

 

Pesquisas relacionadas