Com sucesso na Netflix, Vicente Valle comenta sua jornada no audiovisual e em projetos educacionais inclusivos


Jovem ator em ascensão, destacou-se recentemente na série “Pedaço de Mim”, da Netflix, onde interpretou Robson, papel que o colocou em evidência em diversos países. Além da carreira artística, Valle atua como professor voluntário em um curso pré-vestibular comunitário, motivado pela busca de oportunidades iguais para todos. Ele também reflete sobre o impacto das novelas no streaming, ressaltando o potencial comunicativo do gênero em novos formatos. Apaixonado por literatura, Vicente compartilha a importância da leitura em sua vida e em seu processo criativo, que inclui projetos teatrais e literários que pretende desenvolver no futuro

Um versátil e jovem ator, Vicente Valle, esteve recentemente dando vida ao personagem Robson, um dos destaques de “Pedaço de Mim“, sucesso na plataforma Netflix. A produção, descrita como uma série dramática/mini novela, rapidamente se destacou e alcançou o topo das classificações em diversos países. Além da carreira artística, Vicente Valle também encontra realização na educação. Professor voluntário em um curso pré-vestibular comunitário, ele fala com entusiasmo sobre o projeto, por acreditar que nem todos têm as mesmas oportunidades para fazer faculdade/concursos. “Foi justamente isso que me motivou a participar de um projeto como esse. Eu tenho muitos privilégios, e pude ter acesso a muitas coisas e compartilhar disso para ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos. Para muitos dos alunos, eles serão os primeiros de suas famílias a entrar na universidade, a fim de buscar melhor qualidade de vida”.

Vicente Valle se destacou em “Pedaço de Mim” e é professor de um pré-vestibular comunitário (Foto: Be Railey)

Vicente também compartilhou sua visão sobre o impacto de “Pedaço de Mim“, destacando a flexibilidade narrativa do gênero novela quando adaptado ao formato streaming. “A gente vê confirmações constantes de que a novela, no sentido amplo, tem um poder colossal de comunicação. Acho difícil dizer se o futuro é uma coisa ou outra, mas o que acho que será cada vez mais comum vai ser ver produtos novelísticos em diferentes formatos. Acho que a novela tende a se expandir para além do formato único. Embora, eu ainda acredite na força das obras longas e abertas, ‘Pedaço de Mim’ mostrou outra força, a ‘maratonabilidade’ em produtos desse tipo”.

Vicente Valle acredita que literatura pode ter um poder transformador na vida de um jovem (Foto: Be Railey)

Quanto ao papel da literatura na formação cultural dos jovens, Valle reflete sobre sua própria trajetória. “Outro dia fui ao teatro ver o Pedro Cardoso e ele disse que hoje ir ao teatro é ‘um ato político contra a dominância da telinha sobre nossas vidas’. Não sei se dizer que as coisas são um ‘ato político’ incentiva algo além, mas historicamente, a literatura é extremamente intelectualizada no Brasil, e é justamente nesse momento de dominância da telinha que eu a vejo se tornando mais relevante. Por estimular o foco e a imaginação, duas coisas que estão à beira da extinção.” Com uma visão clara sobre a importância da leitura, o ator compartilha sua própria experiência de transformação. “Um dia, com 16 anos – e até então, eu não lia NADA – eu finalmente li um livro até o final, “O Lobo da Estepe”’, de Hermann Hesse, e me apaixonei. Ou seja, basta um. Apenas um bom livro que você dê aquela fé e vá até o fim.”

Recém-chegado de um intercâmbio cultural, Valle reflete sobre as novas inspirações que trouxe na bagagem. “Acabei de voltar de um período de intercâmbio, onde aprendi e criei muito. Escrevi uma peça que quero trazer para os palcos, e realizar mais esse sonho. Também estou organizando meus textos, contos, prosa, ensaios, e ver no que dá essa brincadeira aí. Além de traduzir e formatar os projetos que desenvolvi lá. Com calma, entendo um momento de retorno, voltar a movimentar e semear, e logo logo muitas outras coisas vão surgir também”, revela o ator, demonstrando que o processo criativo é contínuo e nutrido por suas experiências em diversos meios.

“a literatura é extremamente intelectualizada no Brasil” (Foto: Be Railey)

Com uma carreira em ascensão, seja no teatro, na televisão ou no campo educacional, Vicente Valle prova ser um artista multifacetado e comprometido com a transformação cultural e social. Sua jornada está apenas começando e, ao que tudo indica, ele continuará a surpreender com novas criações e iniciativas nos próximos anos.