Camila Queiroz sobre ‘Verdades Secretas’: ‘Colocamos o dedo em feridas, como hipocrisia e falta de ética’


‘Verdades Secretas’ alcançou altos índices de audiência quando estava no ar, abordando temas como prostituição de luxo de modelos (com a existência de um book rosa na agência), conflitos familiares e uso de drogas. “Seis anos se passaram. Parece tão pouco, mas sinto que evoluímos muito de lá pra cá. Talvez algumas coisas não sejam mais aceitas ou vistas da mesma maneira que foram, que bom. Serão novos pontos de vistas da história e eu estou doida pra acompanhar tudo isso”, frisa a atriz

Camila Queiroz e Rodrigo Lombardi em ‘Verdades Secretas’ (Foto: Divulgação/TV Globo)

Enquanto grava cenas de sexo para a segunda temporada de ‘Verdades Secretas’, Camila Queiroz lembra de seu primeiro grande papel como Angel na novela de 2015, que desde ontem está sendo reprisada na Globo, e o impacto que provocou no público. “Acho que ‘Verdades‘ foi inovadora. Tudo era muito encaixado e afinado. Texto, direção, fotografia. Sua ousadia. Trouxemos questões para serem discutidas pela sociedade. Falamos sobre a hipocrisia, falta de ética…. Colocamos o dedo em algumas feridas que provocaram discussões e ainda provocam. E essa é uma das funções da arte: gerar debates, opiniões, críticas, discussões, enfim, trazer os mais diferentes temas. Seis anos depois parece tão pouco, mas sinto que evoluímos muito de lá pra cá. Talvez algumas coisas não sejam mais aceitas ou vistas da mesma maneira que foram, que bom. Serão novos pontos de vistas da história e eu estou doida pra acompanhar tudo isso”.

Rainer Cadete, Marieta Severo e Camila Queiroz (Foto: Divulgação/TV Globo)

A trama de Walcyr Carrasco conquistou o Emmy 2016 de Melhor Novela e Camila viveu a jovem tímida e romântica que se envolve com o submundo do glamour e da moda. “No começo da história temos uma menina de 16 anos que vive no interior de São Paulo com os pais e sonha em ser modelo. Quando chega em São Paulo em busca dos seus sonhos depois de uma dura separação dos pais, ela percebe que as coisas não são tão simples assim e as pessoas são bem mais cruéis do que poderia supor. Acho que a partir daí ela descobre um novo mundo e passa a ter de fazer escolhas, mas escolhas sempre geram consequências. Paralelamente, vemos a personagem amadurecendo e se descobrindo também como mulher e sobre sua própria sexualidade”.

Camila como Angel em ‘Verdades Secretas’ (Foto: Divulgação/TV Globo)

E fala como se sentiu ao protagonizar a história: “Eu sou apaixonada por esse projeto e será a primeira vez que verei depois de 2015. Dessa vez pretendo conseguir assistir tudo. Eu sempre fui muito autocrítica, mas tenho tentado cada vez mais ter empatia e compaixão por mim mesma e entender que eu fiz o melhor que podia ser feito naquele momento. A Angel é uma personagem desafiadora. Ela tem muitas nuances e camadas. Eu acredito que todo ator sonhe com personagens complexos, que exijam mais de nós. Eu amo desafios, eles tornam o trabalho mais estimulante para mim”.

Angel na passarela (Foto: Divulgação/TV Globo)

Camila lembra que o sucesso foi tão grande que o público a abordava muito nas ruas. “Muito mesmo. E eu ao mesmo tempo que amava toda essa reação e carinho com o meu trabalho, me assustava, porque nunca imaginei que um dia isso pudesse acontecer e que de repente tantas pessoas fossem se interessar em saber sobre mim ou meu trabalho. Mas isso só mostra o quanto o público recebeu bem a história e a personagem e eu tenho muita gratidão por isso”.

Foto: Divulgação/TV Globo

O trabalho de estreia trouxe também a oportunidade de contracenar com atores consagrados, como Marieta Severo, Drica Moraes, Reynaldo Gianecchini, Agatha Moreira, Ana Lucia Torre e Rodrigo Lombardi. Camila conta que estava sempre atenta a todos os ensinamentos e situações em que poderia se desenvolver cada vez mais. “Eu me lembro de tudo, de cada detalhe do período de preparação e gravação. Por ter sido o meu primeiro trabalho como atriz, quis absorver tudo e curtir muito cada momento que vivi. Eu tive a sorte e o privilégio de tê-los ao meu lado. Foram meu apoio, escola. Aprendi tanto. Tenho muita gratidão por cada um e por tudo o que me ensinaram”, revela. Em entrevista, Camila relembra mais sobre o trabalho na trama, os bastidores, e a repercussão com o público.

Foto: Divulgação/TV Globo