A nata do beachwear brazuca invade a Côte D’Azur e prova que está entre os players internacionais e em franca expansão


Louvável parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), levou 16 grifes para o verão europeu, provando que somos PhD no assunto

Dia desses, HT contou que nossos estilistas Patricia Bonaldi e Alexandre Herchcovitch estavam fazendo as malas para Nova York com o intuito de promover a moda na exposição Global Fashion Capitals, que busca mostrar até novembro a ascensão de outras cidades fora do eixo NY-Paris-Milão nessa indústria. A iniciativa depõe a favor daquela ideia de que a cena fashion, globalizada que só, precisa se integrar cada vez mais e mostrar a cara em outras bandas. E nada melhor do que a moda brasileira, plural que só – outra tecla na qual batemos constantemente aqui – para servir de bom exemplo nessa caminhada de valorização da imagem perante grandes celeiros. Pensando exatamente nessa necessidade que 16 marcas brasileiras de moda praia estão participando de uma pop up na Riviera Francesa durante esses dias calientes na Europa.

Juan-Les-Pins, na Côte D’Azur (Foto: Divulgação)

Juan-Les-Pins, na Côte D’Azur (Foto: Divulgação)

Nós explicamos tudo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) deram as mãos e, juntas, abriram uma loja temporária na cidade de Juan-Les-Pins, na Côte D’Azur, point hypado da Riviera Francesa durante o verão europeu. O motivo de ser lá? É um perímetro quente que reúne formadores de opinião, jornalistas e um público consumidor (muito!) qualificado. Armada desde o dia 10 de junho – indo até 10 de setembro – a loja expõe as nossas Blue Man, Cyann, Despi, Kiminis, La Playa, Limonada, Lua Morena, Maryssil, Mar Rio e Sauipe Swimwear (participantes do Programa Texbrasil), Água de Coco, Cecília Prado Mare, Lenny Niemeyer, Salinas, Triya e Vix Swimwear (integrantes do Programa Fashion Label Brasil).

Já que a loja foi montada pertinho da praia, e a data e o local foram escolhidos de maneira certeira, a expectativa é a melhor possível: fechar o caixa com cerca de  R$ 4,1 milhões nele. Nada mal, né? Mas para todo esse projeto atravessar o nosso Atlântico rumo ao Velho Continente, foram necessárias ações estratégicas que usam a moda como mote. Ações essas que, é sempre bom citar, acontecem há um bom tempo. Uma delas é a Fashion Label Brasil, que funciona como um programa de exportação da nossa moda e existe desde 2003 pela ABEST, em parceria com a Apex-Brasil. A proposta é exatamente o que está sendo colocado em prática na Riviera Francesa: posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando um Brasil inovador e contemporâneo.

Ok, mas e por que escolher a moda praia neste 2015? Ninguém melhor que Christiano Braga, gerente de Exportações da Apex-Brasil, para explicar. “A moda praia feita no Brasil destaca-se entre os players internacionais pelo corte inovador, acabamento criativo, materiais sofisticados e produção em alta tecnologia. A nossa estratégia para 2015 é fortalecer a presença das marcas brasileiras de beachwear no continente europeu, já que hoje ela é muito concentrada nos Estados Unidos”, justifica, cheio da visão de mercado. E quem nos traduz esse conceito estratégico em números e relaciona com a roda da economia é Roberto Davidowicz, presidente da ABEST. “Essa é mais uma aposta que fazemos no mercado internacional para fomentar a expansão da moda autoral brasileira. O beachwear é, sem dúvida, um segmento em franca expansão. Só no ano passado, as exportações entre os nossos associados obteve um crescimento de 17,5% em relação a 2013, fechando em US$ 5,6 milhões”, lembra.

Roberto Davidowic, presidente da ABEST, está por trás da iniciativa (Foto: Facebook)

Roberto Davidowicz, presidente da ABEST, está por trás da iniciativa (Foto: Facebook)

Ah, e o pop up na Riviera Francesa está sendo realizado em parceria com o e-commerce Brazilian Bikini Shop, conhecido por comercializar cerca de 50 marcas brasileiras com foco nos mercados europeu e norte-americano; e que está dando uma senhora ajuda na operação da loja. Isso sem contar com o apoio imprescindível do programa Texbrasil, de internacionalização da indústria da moda brasileira, que há 15 anos dá suporte e prepara as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Ou seja: parceria perfeita. Que o resto de verão na Côte D’Azur continue sendo de mar calmo e águas claras. E que os termômetros subam no giro de caixa das brands tupiniquins.