Xamã: Depois de abordar pecados capitais, um mergulho na Era de Aquário contra autoritarismo


A nova Era vai cobrar a todos que olhem para dentro e entendam quem realmente são e o que fazem pelo próximo. A inspiração para ‘Zodíaco’ surgiu durante a quarentena e teve seu lançamento neste período de transição para a Era de Aquário. O cantor nesse novo álbum mergulhou nos 12 signos do zodíaco e o trabalho já é considerado um considerado um fenômeno na indústria musical. O disco conta com as participações de Luísa Sonza, Agnes Nunes, Gloria Groove, Marília Mendonça. Anitta foi convidada para a faixa ‘Áries’, mas não conseguiu conciliar sua agenda com a do cantor

Xamã: Depois de abordar pecados capitais, um mergulho na Era de Aquário contra autoritarismo

*Por Rafael Moura

Estamos vivendo um momento de transição para a Era de Aquário. Basta notar como esta época está marcada por aspectos próprios desse signo, como a comunicação rápida (via web e satélites), a busca pelo futuro (que causou o avanço da tecnologia) e a oposição ao autoritarismo (defesa da liberdade individual). Lá em 1969 foi lançada a música “Age of Aquarius” e os hippies pregavam uma conexão individual e direta com seu poder pessoal e espiritual, a fraternidade e o amor incondicional. Havia uma crença de que novas eras traziam novas fases para humanidade. Agora, no Brasil, o cantor Xamã, acaba de lançar ‘Zodíaco’, via gravadora Bagua Records e distribuição ONErpm, um álbum com 12 faixas, inspiradas em cada signo, trazendo um olhar inovador e vanguardista como preconiza a nova Era.

“Esse é o álbum mais importante da minha carreira. Tive a ideia de falar sobre signos, porque tratam de algo muito singular. Já na infância, as pessoas decoram os seus e levam para o resto da vida. Sendo assim, quis fazer músicas bem particulares para que cada pessoa se identificasse. Precisei estudar bastante para que os beats, harmonias e flows encaixassem perfeitamente com seu respectivo signo”, comentou.

Lembrando que, em 2018, o rapper transformou em música os sete pecados capitais e seus filmes preferidos no CD de 2019. A nova proposta surgiu em meio à quarentena do novo coronavírus, quando o artista começou uma busca pelo autoconhecimento. “Por causa do isolamento social, você olha mais para dentro de si. Pensei ‘vou fazer sobre signo’, porque é algo que você sabe quando nasce, assim como seu aniversário. Então, o signo faz parte de nossas memórias afetivas”, observou.

Agnes Nunes e Xamã gravaram juntos a faixa ‘Escorpião’ para o álbum ‘Zodíaco’ (Foto: reprodução)

Para desenvolver as 12 canções que abordassem Escorpião, Gêmeos, Touro, Leão, Sagitário, Libra, Capricórnio, Áries, Virgem, Peixes, Câncer e Aquário, o músico contou com ajuda de especialistas e também com amigos com signos diferentes. “Como sou um escorpiano e queria falar sobre outros signos, eu busquei astrólogos”, revelou. O álbum “Zodíaco” tem quatro convidadas estreladas, cada uma delas em canções sobre os signos que as regem: Agnes Nunes, em ‘Escorpião’, Luísa Sonza, aparece em ‘Câncer’, Gloria Groove, em ‘Capricórnio’, e Marília Mendonça, em ‘Leão’. “Pude contar com participações incríveis. O disco também é delas”, agradece.

Luísa Sonza e Xamã se uniram para gravar a faixa ‘Câncer’, do álbum ‘Zodíaco’

Anitta que foi convidada para gravar a faixa e o clipe ‘Áries’, não conseguiu conciliar sua agenda com de Xamã. “Anitta não estará mais presente na música ‘Áries’ devido a muitos lançamentos da cantora. Foi decidido que não haveria possibilidade continuar com projeto e atrapalhar os lançamentos da agenda dela. A música segue comigo cantando sozinho a parte que eu tinha escrito para ela cantar… Espero que gostem”, informou o rapper em sua conta no Twitter.

O cantor já divulgou que três das quatro faixas gravadas em parcerias tiveram os clipes lançados. “A ideia é gravar agora com Gloria Groove e quem sabe lançar ainda sob o período de capricórnio, entre dezembro e janeiro. Estamos conversando e acho que vai rolar sim”, revela.

Para que o disco representasse bem cada signo, Xamã foi muito cuidadoso com as letras, harmonias e batidas para criar a atmosfera de cada uma das faixas, uma vez que cada uma contempla as principais características do seu respectivo signo. Em ‘Escorpião’, o primeiro single já lançado do álbum, ele mostrou a complexidade do trabalho no mistério das letras e beat sensual. Já em ‘Touro’, o rapper mostra que também sabe flertar com o rock’n roll para narrar um amor possessivo e teimoso.

Xamã e Marília Mendonça juntos na música ‘Leão’, no disco ‘Zodíaco’ (Foto: reprodução)

O álbum mostra que o artista atingiu sua maturidade musical, aos 27 anos, entrando para o hall dos grandes artistas brasileiros, pois consegue surfar, com muita facilidade, por diferentes ritmos com grande primazia, apresentando vários xamãs ora pop, ora roqueiro, funkeiro, sertanejo, sensual, e, até mesmo, o jovem que frequentava as batalhas de rimas.

Em 2021, os planos de Xamã serão diferentes: ele deve se dedicar à sétima arte.

Veja as posições do Spotify Brasil:
#81 Escorpião (com Agnes Nunes) – 151,480 streams
#108 Câncer (Com Luísa Sonza) – 127,912 streams
#115 Leão (Com Marília Mendonça) – 122,601 streams
#152 Sagitário – 101,164 streams
#155 Capricórnio (com Gloria Groove) – 98,231 streams
#170 Áries – 94,088 streams
#179 Gêmeos – 92,341 streams
#187 Touro – 90,408