Música & Badalo

Unindo sertanejo à MPB, Paola Vegas inventa um jeitinho carioca de fazer aquele som mineiro

Jovem de 23 anos arrisca no DVD "MPBNejo", com o qual entra em turnê pelo Brasil a partir de abril

Publicado em 24/02/2015 | Por Heloisa Tolipan

*Com Bruno Bernardino

O mercado fonográfico brasileiro não é dos mais fáceis para quem tenta seguir esse caminho de maneira independente. Uma das maiores cobranças é para que o artista não soe como alguém que já está na mídia e nem se distancie muito do enlatado que vende fácil. Com essa premissa, é um manjar encontrar alguém que cante e encante com composições simples e cheias de sensibilidade. Assim são as composições de Paola Vegas. Com apenas 23 anos de idade, mas muitos de experiência na música, a cantora arrisca agora no segmento do sertanejo. Inspirada por uma viagem a Minas Gerais, ela decidiu acrescentar “um pão-de-queijo bem quentinho” às suas letras e incorporar um acordeão ao seu jeito de escrever MPB.

O DVD “MPBNejo”, o mais recente lançamento de Paola, pode ser facilmente encontrado no Youtube. Com produção independente, o trabalho é recheado de músicas autorais que cantam o amor, as festas e as situações cotidianas vivenciada por todos. Paola quer conquistar o público que originalmente pode até não gostar (declaradamente) de sertanejo, mas que vai encontrar em seu som uma maneira especial de compor e cantar nesse estilo.

Paola Vegas – “Amanhã o Tempo Traz”

“Há grande preconceitos no mundo da música”, diz a cantora. “Quem é louco por clássico, acha a MPB inferior; quem curte MPB, acha sertanejo inferior; e por aí vai. Mas, na verdade, isso não tem fundamento, na maioria das vezes. Por ser carioca, eu demorei a descobrir o sertanejo universitário, que foi essa surpresa positiva na minha vida ao transformar a maneira que eu compunha. Eu descobri um jeito de falar de amor, o mesmo amor que eu cantava na MPB, de uma forma menos densa. E animada, por quê não?”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Paola segue fugindo de estereótipos em voga e entregando ao público momentos de pura diversão. O repertório é amplo: além de músicas autorais, ela agrada ao cantar, com seu vozeirão potente, nomes  que vão de David Guetta a Jason Mraz e Red Hot Chilli Peppers. Se divertindo no palco – e divertindo quem a assiste -, a carioca mescla os ritmos ao vivo, tudo com aquele clima de cabaré fundido às luzes de Las Vegas, que ela carrega no nome artístico. A ideia principal é não deixar ninguém parado, embalando a plateia com sua sonoridade envolvente. “Eu descobri que o sertanejo universitário é uma nomenclatura que engloba diversos gêneros musicais de música popular brasileira, como arrocha, brega, romântico, o próprio sertanejo e a MPB. Esses gêneros nada mais são do que o pop brasileiro. Descobrir isso, possibilitou que eu me sentisse livre das comparações que me assombravam quando fazia apenas MPB, tanto vocalmente quanto fisicamente”, continua Paola.

Paola Vegas – “Maluco Pra Te Amar”

Em “MPBNejo”, Paola traz um sertanejo inusitado, saindo da fórmula batida, sem agredir o público fiel ao gênero. “Mantenho a autenticidade com que faço questão de rechear minhas letras e atitudes”, afirma a cantora. “Entro no palco com postura e voz fortes, figurino country que não é o de ‘Barbie’. Faço a menina-mulher forte, mas que pode ser sexy! A cara da mulher que não veste 36! Que sofre, vive, curte e dança. E enche a cara, por que não? A mulher contemporânea que se joga, mas é capaz de levar uma vida sóbria, com carreira, família e filhos.”

Paola Vegas – “Florificar”

Antes de lançar o DVD, Paola Vegas lançou em 2011 seu primeiro álbum homônimo, que levava composições de nomes poderosos como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Ana Carolina, Milton Nascimento, João Bosco, Erasmo Carlos, Maria Rita, entre outros artistas que já haviam participado de banda em algum momento da vida. Nele, é possível encontrar uma Paola mais jovem, a neta de seresteira e filha de poeta e compositor, com sua voz imensa, crua e límpida, cantando sobre amor com as mais belas palavras.

Com a turnê de “MPBNejo”, agendada para abril, Paola já tem as seguintes datas definidas:

Campinas, nos dias 10 e 11;

Londrina, nos dias 24 e 25;

Curitiba, dias 8 e 11 de maio;

Ribeirão Preto, dias 15 e 16;

Brasília, dias 29 e 30 de maio.

 

Ficou interessado? Mais informações e contato podem ser encontrados no site oficial de Paola Vegas.

 

 

Pesquisas relacionadas