Música & Badalo

“Sou obcecado com o novo, tem sempre uma sonoridade que quero explorar”, enfatiza Paulo Ricardo

Com direção de Ney Matogrosso, o cantor-muso do rock and roll estreia turnê Rádio Pirata ao vivo - 35 anos, no Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no dia 7 de setembro trazendo sucessos de sua carreira

Publicado em 06/09/2019 | Por Heloisa Tolipan

Paulo Ricardo estreia a turnê Rádio Pirata ao vivo - 35 anos com direção de Ney Matogrosso (Foto: Isabella Pinheiro)

*Por Rafael Moura

Com uma voz incrível e inconfundível o muso do rock brasileiro, Paulo Ricardo, estreia amanhã, dia 7, no Imperator, a turnê Rádio Pirata ao vivo – 35 anos. Trazendo sucesso como: ‘Radio Pirata’, ‘Revoluções por Minuto’, ‘Alvorada Voraz’, ‘A Cruz e a Espada’, ‘Naja’, ‘Olhar 43’, ‘Estação no Inferno’, ‘London London’ e ‘Flores Astrais’, para embalar a plateia em um espetáculo que foi um divisor de águas do show business brasileiro dos anos 80, ‘Rádio Pirata Ao Vivo’. Numa reedição deluxe, com direito à superprodução, originalmente, dirigida por Ney Matogrosso, o cantor resgata o repertório do álbum nos anos 80 e que é, até hoje, o mais vendido da história da música brasileira.

“Toda estreia tem uma euforia até mesmo uma participação num programa de TV, rádio, o friozinho na barriga está sempre presente, graças a Deus, e isso motiva, nos faz sentir vivos, mas curiosamente, nesta turnê, por ser uma  reedição da original de 85, é como andar de bicicleta. Afinal, foram inúmeros ensaios e mais de 250 shows em 15 meses. Então, aquele repertório, naquela sequência, está quase que pirografado na minha memória”, explica.

Paulo Ricardo e banda -Icaro Scagliusi (guitarra), Ruben Kavera (teclado), Paulo Ricardo (baixo e voz) e Badel Basso (bateria) (Foto: Isabella Pinheiro)

O Rio de Janeiro será a primeira parada dessa turnê que pretende rodar as capitais brasileiras, para celebrar os 35 anos do álbum histórico, mas com uma injeção de frescor que Paulo sempre busca. “Sou obcecado com o novo, tem sempre uma sonoridade que quero explorar, alguém novo com quem quero trabalhar. Tenho sempre dois ou três projetos na manga. Mas tudo decorre do enorme prazer que sinto ao fazer o que faço, e sempre com o maior respeito aos antigos sucessos e à vontade soberana do grande público. Aliás, essa turnê tem um pouco esse lado de ‘atendendo a pedidos'”, pontua.

O show “Rádio Pirata ao vivo” teve sua estreia logo após o cantor completar 24 anos, em São Paulo, com a presença e a bênção do ‘Velho Guerreiro’ e padrinho da banda RPM, Chacrinha, e o impacto foi imediato. “Tenho uma longa história com o Imperator. Fiz os primeiros shows da minha carreira solo na casa e, no ano passado, gravei lá o DVD ‘Sex On The Beach’, em parceria com o Canal Brasil. São grandes parceiros e um público caliente, que sempre me prestigiou. A casa perfeita para o lançamento da turnê”, ressalta. O disco foi gravado no Anhembi em Sampa, mixado em Los Angeles, que permanece até hoje como o álbum mais vendido da história do Brasil, assim como a turnê, que quebrou todos os recordes dos lugares por onde passou: foram 250 shows em 15 meses para mais de 2,5 milhões de pessoas.

Paulo Ricardo resgata sucessos de sua carreira do álbum 'Rádio Pirata ao vivo' lançado em 1985 (Foto: Isabella Pinheiro)

Paulo Ricardo resgata sucessos de sua carreira do álbum ‘Rádio Pirata ao vivo’ lançado em 1985 (Foto: Isabella Pinheiro)

Como um exímio cantor e performer, Ney Matogrosso mostra a verve diretor em uma superprodução. “Como essa turnê é uma reedição absolutamente respeitosa à original, o Ney dirigiu magistralmente, introduzindo elementos cênicos como o raio laser com o profundo bom gosto que caracteriza tudo que ele faz. E nessa homenagem, temos o seu aval, o que é maravilhoso”, elogia Paulo. Já o diretor conta sobre essa experiência: “Conheci o Paulo Ricardo bem antes, quando ele era jornalista e escrevia para uma revista de música. Durante uma entrevista, ele me contou que tinha uma banda e tudo mais. Um tempo depois, quando ‘Louras geladas’ começava a tocar timidamente no rádio, o empresário Manoel Poladian me disse que estava buscando uma banda de rock e eu sugeri que ele ouvisse os meninos. Depois de contratá-los, Poladian me perguntou se eu queria dirigir o show e a minha condição para aceitar foi que ele me desse carta branca e condições para fazer tudo que eu pedisse. Assim foi feito e o show teve uma produção escandalosa! A minha inspiração veio toda do filme Blade Runner: tinha raio laser e luz neon em toda a beirada do palco, que parecia uma nave espacial. Foi um fenômeno para a época”.

Atendendo a pedido dos fãs Paulo Ricardo traz ao Imperator a turnê 'Rádio Pirata ao vivo - 35 anos' (Foto: Isabella Pinheiro)

Atendendo a pedido dos fãs Paulo Ricardo traz ao Imperator a turnê ‘Rádio Pirata ao vivo – 35 anos’ (Foto: Isabella Pinheiro)

Paulo Ricardo, recentemente, fez uma aparição surpresa no ‘The Voice Brasil’ cantando ‘London, London’ deixando os jurados ‘encucados’, pela voz inconfundível do cantor, e fez as quatro cadeiras virarem, levando todos ao delírio. “Sem dúvida o Brasil é um país formado por muitas vozes e talentos. Os programas desse tipo e as plataformas digitais estão cada vez mais democratizando e dando a oportunidade de novos talentos mostrarem seus trabalhos. O The Voice é um fenômeno no mundo todo e no Brasil, é líder absoluto de audiência, e tem uma enorme responsabilidade. Mas é o dia a dia da árdua tarefa de conduzir uma carreira que vai determinar o sucesso de um novo artista. Não é mole, não…”, comenta Paulo, e completa dizendo que demorou um pouco a se acostumar com as redes sociais, mas que hoje se diverte com a proximidade com os fãs. “Gosto de ouvir a opinião deles, estamos sempre fazendo enquetes é muito bom”.

No show 'Rádio Pirata ao vivo - 35 anos' Paulo promete agitar fãs de todas as idades (Foto: Isabella Pinheiro)

No show ‘Rádio Pirata ao vivo – 35 anos’ Paulo promete agitar fãs de todas as idades (Foto: Isabella Pinheiro)

No fim dessa conversa maravilhosa e prazerosa, perguntamos ao muso o que merece o seu ‘olhar 43’, Paulo ri e responde: “Ah, a vida. Sou muito grato a tudo que está acontecendo, ao público que me permite fazer o que amo há tantos anos, e às pessoas que me cercam, família, amigos, colegas de trabalho. É um momento muito feliz da minha vida”.

Serviço:

Turnê Rádio Pirata ao vivo – 35 anos

Local: Imperator Centro Cultural João Nogueira – Rua Dias da Cruz – 170 – Méier

Data: 7 de Setembro

Horário: às 21h00

Pesquisas relacionadas