Rohma mostra todo seu hibridismo em remix e clipe em animação digital e Unreal da música ‘Manda Nudes’


O novo trabalho do artista italiano radicado há 20 anos no Brasil, que acaba de chegar às plataformas digitais, faz parte de ‘@rroboboy’, o terceiro disco de sua carreira, e faz uma crítica à censura de artistas que trabalham com o corpo, e presta homenagem à Madonna, aos trinta anos do livro ‘SEX’ e o disco ‘Erótica’, a maior influência de seu trabalho. Vem saber!

*Por Rafah Moura

Itália com Brasil, punk com balada, rock com funk, universidade com boate. Todo esse hibridismo caracteriza a personalidade e a sonoridade de Rohma, um italiano radicado há 20 anos no Brasil, que lançou ‘@rroboboy’, o terceiro disco de sua carreira, em agosto deste ano. Somadas a algumas surpresas, o roteiro é o mesmo do disco, com as autorais ‘@rroboboy’, ‘Saudade’ e ‘Manda Nudes’, que acaba de ganhar um remix de três renomados produtores da cena eletrônica de Salvador, Bahia, cidade em que o artista morou por quase uma década: Telefunksoul, DJ Werson e Fall Clássico.

O remix e o clipe acabam de chegar às plataformas, o terceiro em animação digital e UNREAL, são dirigido por Francisco Salles. O filme traz a participação especial de Fairy Adams e faz uma crítica à censura de artistas que trabalham com o corpo, prestando uma homenagem à Madonna, aos trinta anos do livro SEX e do disco Erótica, a maior influência no trabalho do Rohma. “Madonna é uma entidade, uma presença muito importante na minha vida e carreira”, conta o artista.

O artista italiano Rohma traz o hibridismo ao longo de seus 20 anos de carreira (Foto: Ana Alexandrino)

A narrativa dá continuidade aos dois vídeos anteriores, de dois clássicos dos cancioneiros brasileiro e italiano versados um para a língua do outro, gravados por Rohma para este trabalho. O primeiro deles é ‘Kobra’, canção hit de Rettore, cantora ícone do pop-rock italiano nos anos 80, gravada em dueto com a cantora e compositora carioca, Leticia Novaes, a Letrux.

O segundo é ‘SOLO IO’, versão de ‘Esquinas’, inconfundível sucesso de Djavan, gravada por Loredana Berté, em 1985 e responsável por despertar no artista o seu interesse pelo Brasil. “É a canção que mais me emociona e que, neste disco, representa o meu momento atual e o meu amor por esse país”, revela o artista.